Calendário INSS: NOVO lote será pago em breve; veja todas as datas

O calendário INSS para o pagamento do novo lote, referente ao mês de setembro, começará no próximo dia 26 e deve se estender até outubro para atender os segurados.

De início, o novo lote do calendário INSS começa a partir do dia 26 de setembro para os segurados do instituto que recebem até um salário mínimo.

continua depois da publicidade

Sendo assim, atende tanto os benefícios assistenciais quanto os previdenciários, incluindo o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) e a Renda Mensal Vitalícia.

Os depósitos devem ser encerrados em outubro, quando o público que recebe acima de um salário mínimo será contemplado. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de 36 milhões de brasileiros estão aptos a receber as transferências, sendo que 60% dessa quantia recebem até um salário mínimo.

Como será o calendário INSS no novo lote?

Leia também
calendario inss 2022, calendário de pagamentos do inss em 2022, benefício inss

Foto: Divulgação INSS / montagem Concursos no Brasil

Em setembro, foram finalizadas as transferências dos beneficiários que recebem até um salário mínimo e mais que esse valor em referência ao mês-base de agosto. De acordo com o Governo Federal, as datas previstas para o mês-base de setembro são:

continua depois da publicidade

Número final do NIS

Para quem recebe um salário mínimo

Para quem recebe mais que um salário mínimo

1

26 de setembro

03 de outubro

2

27 de setembro

04 de outubro

3

28 de setembro

05 de outubro

4

29 de setembro

06 de outubro

5

30 de setembro

07 de outubro

6

03 de outubro

03 de outubro

7

04 de outubro

04 de outubro

8

05 de outubro

05 de outubro

9

06 de outubro

06 de outubro

0

07 de outubro

07 de outubro

Como consultar os pagamentos?

Os pagamentos do INSS são feitos em torno de 15 dias depois da data de concessão para os beneficiários que atenderem os critérios de elegibilidade de cada programa. As primeiras transferências são feitas num banco indicado pelo instituto, mas depois é depositado na instituição financeira de escolha do cidadão.

Os beneficiários e segurados do instituto podem consultar os pagamentos por meio dos canais oficiais do instituto. Sendo assim, é possível entrar em contato com os atendentes por meio de ligação gratuita ao telefone 135, mas o atendimento fica disponível entre segunda e sábado, das 7h às 22h.

continua depois da publicidade

Além disso, o INSS oferece consulta por meio do site do Meu INSS, e também pelo aplicativo. Disponível para Android e iOS, é necessário que o usuário possua informações cadastradas na plataforma Gov.br para realizar o login e consultar os valores a serem recebidos do instituto.

Quais são os benefícios garantidos pelo INSS?

O INSS atende os beneficiários com a cobertura do auxílio-doença, assim como auxílio-doença acidentário, aposentadoria por invalidez, mas também por tempo de contribuição, idade ou morte. Além disso, prevê o atendimento das profissionais que são protegidas pela licença-maternidade.

Os outros pagamentos são associados ao salário-família e auxílio reclusão, assim como a pensão por morte do segurado para o cônjuge ou dependentes. No entanto, cada um desses benefícios previdenciários possui um conjunto de regras de elegibilidade específicas, também exigindo documentos e procedimentos diferentes na solicitação.

continua depois da publicidade

Em relação aos benefícios assistenciais, o INSS também é responsável pelo pagamento do Benefício de Prestação Continuada, garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social, e pela Renda Mensal Vitalícia. Nestes casos, não há pagamento de 13º salário do INSS ou pensão por morte.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade