Calendário Auxílio-Doença de Abril: rodada começa na quarta (24)

Além do benefício do mês, também será paga a primeira parcela do 13º salário do INSS. Calendário é o mesmo. Saiba mais a seguir.

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começará a pagar a nova rodada do auxílio-doença nesta semana, especificamente a partir do dia 24/4 (quarta-feira). Com valores que variam entre R$ 1.412,00 e R$ 7.786,02, a parcela diz respeito ao mês-base de abril.

continua depois da publicidade

Existem dois cronogramas distintos: um para quem recebe o valor que corresponde ao salário mínimo e outro, por sua vez, destinado aos segurados que fazem jus a quantias acima do piso nacional. O escalonamento segue o padrão das datas do INSS.

Ou seja, os depósitos do auxílio-doença também são feitos ao considerar o penúltimo dígito do NB (Número de Benefício). A rodada terminará de ser paga no dia 8 de maio e, concomitantemente, também será liberada a primeira parcela do 13º salário.

O abono foi antecipado pelo Governo Federal, no sentido de aquecer a economia durante o primeiro semestre do ano. Por isso, a primeira parcela, que não tem incidência de desconto, será depositada junto ao benefício regular do mês-base de abril.

continua depois da publicidade
Leia também

Consulta já está disponível pela internet

Caso queira conferir o valor que será transferido na parcela de abril, basta acessar o site ou aplicativo "Meu INSS". Os usuários devem inserir os mesmos dados anteriormente cadastrados no portal GOV.BR. Feito isso, a página inicial do sistema será aberta.

Dentre as opções de funcionalidades, existe o "Extrato de Pagamento", o qual serve para conferir o valor do benefício. Outras informações também podem ser solicitadas junto à Central de Atendimento do Instituto, que funciona por meio do telefone 135.

continua depois da publicidade

Os serviços automáticos podem ser acessados durante 24 horas por dia, mas os atendentes somente atuam de segunda a sábado, das 7h às 22h. Vale salientar que a prorrogação automática do auxílio-doença perderá vigência no final deste mês de abril.

A medida, que foi autorizada em novembro do ano passado, teve o propósito de amenizar a fila de espera para atendimento, já que o pedido da extensão do benefício poderia ser feita em qualquer unidade da Previdência Social, de acordo com as regras.

Com a vigência terminando em 30 de abril, a prorrogação somente poderá ser solicitada em unidades com oferta de vaga para perícia. A regra anterior volta a valer também: será necessário realizar perícia médica para a terceira renovação do auxílio-doença.

continua depois da publicidade

Calendário do auxílio-doença de abril

A nova parcela do auxílio-doença será paga a partir desta quarta-feira, 24/4, a começar pelos segurados que têm penúltimo dígito 1 no documento NB (Número de Benefício). A concessão da primeira parcela do 13º também partirá do mesmo calendário.

Confira todas as datas que foram anunciadas pelo INSS:

Para quem recebe um salário mínimo

Penúltimo dígito do NBData de pagamento
124 de abril
225 de abril
326 de abril
429 de abril
530 de abril
62 de maio
73 de maio
86 de maio
97 de maio
08 de maio

Para quem recebe acima do salário mínimo

Penúltimo dígito do NBData de pagamento
1 ou 62 de maio
2 ou 73 de maio
3 ou 86 de maio
4 ou 97 de maio
5 ou 08 de maio

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade