Saiba como fazer a consulta da restituição do IR pelo seu CPF

As restituições consistem em devoluções realizadas pela Receita Federal em relação aos valores retidos quanto aos gastos realizados com saúde, educação, transporte e afins.

A restituição do Imposto de Renda (IR) consiste na devolução do valor pago a mais na declaração anual do tributo. No geral, essa restituição decorre das deduções do Imposto de Renda, de modo que o saldo a ser pago seja menor do que o imposto retido na fonte. Desse modo, acontece a partir do número de deduções realizadas sob os gastos passíveis de abatimento, como as despesas com saúde, educação e transporte, por exemplo.

Em 2022, os pagamentos começaram no último dia previsto para o preenchimento da declaração, em 31 de maio. Sobretudo, a restituição segue uma fila, de modo que os contribuintes que entregaram o Imposto de Renda primeiro recebam mais cedo. Entretanto, a Receita Federal estabelece como público prioritário os idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores que não seguem a fila.

Além disso, a instituição também prevê a alteração da data de restituição caso o contribuinte envie uma declaração retificadora, diante de problemas ou inconsistência nos dados. Confira as datas da restituição do IR e como consultar os lotes a seguir:

Calendário da restituição do Imposto de Renda

Número do loteData de pagamento
1º lote31 de maio
2º lote30 de junho
3º lote29 de julho
4º lote31 de agosto
5º lote30 de setembro

Como funciona a restituição do IR?

Apesar do calendário de restituição do Imposto de Renda 2022 divulgado pela Receita Federal, não é possível saber exatamente quando os valores serão devolvidos aos contribuintes, pois a instituição não divulga essa informação com antecedência. Desse modo, os cidadãos precisam verificar na véspera do pagamento de cada lote se está incluído ou não.

No geral, a consulta é liberada uma semana antes da data de pagamento. Para realizar essa pesquisa, os segurados podem acessar o site da Receita Federal e informar o número de CPF, assim como a data de nascimento, para saber se a restituição irá acontecer em breve.

Para consultar o andamento da declaração de Imposto de Renda e também o processo da restituição, os cidadãos podem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal, o portal e-CAC.

Ao informar o número de CPF, código de acesso e senha, ou as informações cadastradas no sistema do Gov.br, o contribuinte deve buscar pelo menu “Meu Imposto de Renda” e emitir o “Extrato de Processamento”.

Localizado no menu “Processamento” é importante ainda selecionar o ano da última declaração. Desse modo, é possível consultar se a declaração está em processamento, na fila da restituição ou com pendências. Neste último caso, é fundamental revisar as informações e enviar a declaração retificadora para não cair na malha fina da Receita.

Leia também

você pode gostar também