Se você se considera inteligente ou busca uma inteligência avançada e quer ter sucesso na sua carreira, precisa se desenvolver na mesma medida em que o mercado e acompanhar os avanços tecnológicos, porque é isso que as empresas têm feito e buscado, em praticamente todos os setores.
Hoje, tanto para atingir o sucesso pessoal, quanto profissional e financeiro, é preciso além do que habilidades técnicas, que são aquelas conquistadas com os estudos, é preciso apresentar boas soft skills. Estas são as habilidades do futuro ligadas à sua personalidade e desenvoltura, são as suas competências pessoais, emocionais e comportamentais.
Dentro desse nicho, existem diversos tipos de soft skills, e dominá-las ou desenvolvê-las pode te ajudar a atingir o sucesso e a realização profissional e pessoal. Separamos 5 delas que serão valorizadas no futuro para você conferir a seguir.
Conheça as principais habilidades do futuro
1. Mente criativa
A criatividade é uma das habilidades mais difíceis de se desenvolver. Pode parecer fácil ter boas ideias, mas colocá-las em prática nem sempre é. Ser criativo é ter esse “feeling”, encontrar saídas para situações diversas, de forma criativa, diferente do comum, e saber que elas vão funcionar, na prática.
O diferencial desta habilidade está justamente na concorrência que ela permite ter com a tecnologia. Enquanto as máquinas que dominam a era da informação desenvolvem ideais de forma exata, os criativos fazem isso de forma humana, com maior versatilidade e intuição.
2. Inteligência emocional
Essa é, talvez, uma das habilidades mais difíceis para todo ser humano. As adversidades do dia a dia e os conflitos pessoais e profissionais podem abalar facilmente o emocional. No caso das pessoas inteligentes, isso não acontece tão facilmente.
Para buscar a inteligência emocional é preciso ter autoconhecimento, entender aquilo que pode te afetar, reconhecer uma situação problema e saber a melhor forma de agir para não se comportar da forma errada e nem deixar aquilo te abalar por muito tempo.
Apostar em atividades relaxantes diárias, acompanhamento psicológico e o simples ato de pensar antes de agir, podem ser grandes aliados para conquistar essa habilidade.
3. Formação continuada
Pessoas inteligentes nunca param de estudar, já que têm a consciência de que o mundo está em constante transformação e que, da mesma forma, o conhecimento deve ser sempre renovado.
Isso serve não só para aqueles assuntos que você já domina, mas para todos, quando então você terá oportunidade de aprender coisas novas e se diferenciar profissionalmente.
4. Capacidade de resolver problemas
Essa é uma habilidade que só se desenvolve com a experiência. A premissa de que “o que importa é competir” nunca foi tão verdade quando o assunto é resolver problemas.
Passar por situações que te desafiam, ou que não te agradam, vai permitir que você sempre saia com algum aprendizado e lição diferente. Dessa forma, quando acontecer a mesma situação ou outra semelhante, sua capacidade de lidar será muito maior.
5. Liderança
Deixamos por último uma das habilidades mais problemáticas e que as pessoas facilmente confundem, isto porque ser chefe, ou estar no topo, é completamente diferente de ser um líder.
Possui liderança aquele que, além de ser responsável por uma equipe ou projeto, entende a importância de gerir o caminho para se chegar a um objetivo. Logo, um líder demonstra habilidade em lidar com pessoas de personalidades diferentes, capacidade de prever riscos e manter a estabilidade emocional para resolvê-los, e até mesmo parcimônia para comemorar os resultados.
O líder geralmente é aquele que une todas as habilidades aqui descritas, e várias outras, e que não possui medo de assumir grandes responsabilidades.