5 motivos para desligar o Wi-Fi do celular na rua

Desligar o Wi-Fi do celular enquanto está na rua pode trazer benefícios significativos para a segurança, desempenho e privacidade do seu dispositivo.

Em um mundo onde a conectividade é quase uma extensão de nós mesmos, pode parecer estranho a ideia de desligar o Wi-Fi do celular enquanto caminhamos pela cidade.

continua depois da publicidade

No entanto, existem razões válidas e benefícios significativos em fazer exatamente isso. Continue lendo e veja os motivos pelos quais você deve considerar essa prática.

Por que você deve desativar o Wi-Fi ao sair de casa?

1. Segurança digital

Leia também

A segurança digital é uma preocupação crescente na era moderna. Com o Wi-Fi ativado, seu dispositivo está vulnerável a redes não seguras e potenciais ataques cibernéticos.

Redes Wi-Fi públicas, muitas vezes encontradas em cafés, lojas ou praças, podem ser convenientes, mas também são notoriamente inseguras. Hackers podem facilmente criar pontos de acesso falsos, ou "evil twins", que imitam redes legítimas para enganar os usuários e roubar dados sensíveis.

continua depois da publicidade

Ao desligar o Wi-Fi, você minimiza o risco de se conectar inadvertidamente a essas armadilhas digitais e protege suas informações pessoais de serem comprometidas.

2. Economia de bateria

A vida útil da bateria é um recurso precioso em nossos dispositivos móveis. Manter o Wi-Fi ligado consome energia extra, pois o telefone procura ativamente por sinais e tenta manter uma conexão estável.

Isso é especialmente verdadeiro em áreas urbanas densas, onde há muitas redes e o dispositivo pode ficar alternando entre elas. Portanto, desligar o Wi-Fi quando você está na rua pode economizar bateria, garantindo que seu telefone dure mais e esteja disponível quando você mais precisar dele.

continua depois da publicidade

3. Melhor desempenho do celular

Além de economizar bateria, desativar o Wi-Fi também ajuda a melhorar o desempenho do seu smartphone. Com menos processos executados em segundo plano, seu dispositivo pode operar com mais eficiência.

Isso é particularmente útil para aplicativos que dependem de uma conexão de dados móveis, que tendem a ser mais rápidos e confiáveis do que o Wi-Fi público quando você está fora de casa.

Além disso, ao evitar redes públicas, você também evita a largura de banda limitada e a possível lentidão associada a muitos usuários compartilhando a mesma conexão.

continua depois da publicidade

4. Redução de distrações

Nossa atenção é constantemente disputada por notificações e alertas. Ao desligar o Wi-Fi, você limita o número de interrupções, permitindo que você se concentre mais no mundo ao seu redor.

Esta prática é muito benéfica para sua saúde mental e bem-estar, pois reduz o estresse e a ansiedade associados à sobrecarga de informações. Além disso, estar menos distraído pode aumentar sua segurança pessoal, pois você estará mais atento ao ambiente e às pessoas ao seu redor.

5. Privacidade aumentada

Seu celular pode transmitir informações identificáveis, como o endereço MAC, quando o Wi-Fi está ligado. Isso pode ser usado para rastrear seus movimentos em lojas e outros locais públicos. Desligá-lo ajuda a proteger sua privacidade e impede o rastreamento indesejado.

Dicas para navegar com segurança fora de casa

Se você não tem escolha a não ser se conectar a uma rede Wi-Fi pública, tente levar em consideração estas dicas de segurança:

  • É sempre preferível acessar uma rede que possua segurança WPA ou WPA2 . Redes abertas com segurança WEP são totalmente inseguras;
  • Desative qualquer processo de sincronização em seu telefone se estiver usando uma rede pública;
  • Mantenha sempre seu celular atualizado, com antivírus instalado corretamente e, se possível, utilizando firewall;
  • Tenha cuidado ao navegar em páginas cujos dados não estão criptografados; isto é, cujo URL não começa com “https”;
  • Não faça login com seu nome de usuário e senha em nenhum serviço se estiver conectado a uma rede pública. Acima de tudo, se você estiver em uma rede Wi-Fi pública, evite transações bancárias, compras online ou qualquer outro tipo de tarefa que envolva troca de dados privados;
  • Após a conexão, exclua todos os dados de rede que seu smartphone possa ter armazenado;
  • Por fim, também é possível baixar aplicativos que permitem ocultar outros apps que possam conter informações confidenciais e assim proteger ainda mais os dados pessoais.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade