África do Sul tem 11 línguas oficiais; confira quais são

A África do Sul é um país que chama atenção por sua variedade linguística. Descubra quais são os 11 idiomas oficiais e, dentre eles, os mais falados.

A África do Sul é um país que chama atenção por sua variedade de línguas. Ao todo, foram estabelecidos, historicamente, 34 idiomas, sendo 30 deles ainda vivos e quatro, extintos. 

continua depois da publicidade

Atualmente, o país reconhece 11 línguas oficiais. Até 1996, os idiomas europeus ocupavam esse lugar, mas as regras começaram a mudar e os dialetos africanos foram reconhecidos no território, sendo marcas da cultura e história do país. 

Neste artigo, você vai descobrir quais são as 11 línguas oficiais da África do Sul e, dentre elas, quais são as mais faladas. Confira: 

Quais são as 11 línguas oficiais da África do Sul? 

Leia também

1. Zulu 

Zulu, também chamada de isiZulu, é uma das línguas mais faladas do país e é majoritariamente falada pelo povo Zulu. O idioma faz parte do Nguni de línguas Bantu e tem mais de 12 milhões de falantes. 

continua depois da publicidade

2. Sotho Norte 

Sotho Norte também é conhecida como Sesotho sa Leboa ou Sepedi e é uma língua falada pelo povo Sotho. O idioma faz parte do grupo Bantu e é celebrado pela literatura, tradições orais e festividades. 

3. Afrikaans 

A Afrikaans é uma língua germânica ocidental que deriva do holandês, tendo se desenvolvido durante a colonização neerlandesa no país. 

Com o tempo, ela evoluiu para uma língua distinta das dos colonos, trazendo marcas próprias do povo africano. 

4. Xhosa 

A Xhosa, ou isiXhosa, também é uma das línguas mais faladas na África do Sul, sendo falada pelo povo Xhosa. O idioma ganhou reconhecimento internacional por meio de figuras como Nelson Mandela. 

continua depois da publicidade

Outra curiosidade é que a língua esteve presente em uma frase no filme Pantera Negra (2018), apesar do longa ter sido desenvolvido em inglês. 

5. Inglês 

O inglês também é uma das línguas oficiais da África do Sul, isso devido ao período do colonialismo britânico no local. 

Geralmente, o idioma é usado no mundo dos negócios, no governo, na educação e em outras áreas em que seja necessário facilitar a comunicação, principalmente levando em consideração que o país de falantes de várias línguas. 

continua depois da publicidade

6. Tswana 

Tswana também é uma das línguas Bantu faladas na África do Sul e é comum entre o povo Tswana. O idioma é escrito com alfabeto latino e é muito usado para contar histórias, poesias e preservar a identidade de sua comunidade. 

7. Venda 

Venda, também chamada de Tshivenda, é uma das línguas oficiais da África do Sul que é falada pelo povo Venda. 

É falada principalmente na região norte do país e chamada atenção por suas características tonais. 

8. Ndebele 

A Ndebele, também conhecida como isiNdebele, é uma língua falada, principalmente, nas províncias de Gauteng e Mpumalanga. O idioma é celebrado por meio dos bordados e da arte local. 

9. Swati 

Swati, ou siSwati, é um dialeto falado pelo povo suazi, predominantemente nas províncias de Mpumalanga e Limpopo. Também uma das línguas da família Bantu. 

10. Sotho

Sotho, também chamada de Sesotho ou Southern Sotho, é falado predominantemente pelo povo Basotho na África do Sul. Desempenha um papel importante nas músicas, danças e tradições orais. 

11. Tsonga 

Tsonga é um idioma muito falado na região nordeste da África do Sul e é conhecido por suas características musicais e rítmicas. 

Idiomas mais falados na África do Sul 

Entre essas 11 línguas oficiais, temos alguns idiomas que são mais falados que outros, são eles: 

  1. Zulu - 22,7%; 
  2. Xhosa - 16%;
  3. Afrikaans - 13,5%;
  4. Inglês - 9,6%; 
  5. Sotho Norte - 9,1%; 
  6. Tswana - 8%;
  7. Sotho - 7,6%. 

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade