1ª parcela do 13º do INSS começa a ser paga para quem recebe acima do piso

Hoje, serão beneficiados cidadãos que recebem benefícios de valores acima de um salário mínimo.

Os pagamentos da primeira parcela do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para beneficiários que recebem até um salário mínimo começaram na última quarta-feira (24/4).

continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (2/5), por sua vez, começarão os pagamentos para quem recebe valores acima do piso. Os valores são depositados com base em um escalonamento que leva em consideração o penúltimo dígito do Número de Benefício (NB).

Os interessados em consultar os valores já podem fazê-lo desde o início da semana, utilizando o site do Meu INSS ou o aplicativo. Saiba mais sobre os repasses abaixo.

1ª parcela do 13º para valores acima do piso

Leia também

Os pagamentos do 13º são divididos de forma que sejam realizados em dois momentos: na primeira etapa, os repasses correspondem a 50% do benefício do mês em questão, sem a incidência de descontos ou taxas adicionais.

continua depois da publicidade

A segunda parcela corresponde à diferença entre o valor total do abono e o valor antecipado. Nesse caso, há a incidência de alguns descontos, como o Imposto de Renda.

Além desses dois fatores, os beneficiários devem estar atentos ao fato de que os cronogramas são organizados para atender dois grupos de beneficiários: os que recebem até um salário mínimo e os que recebem acima disso.

Como mencionado anteriormente, os pagamentos para o primeiro grupo começaram no dia 24 de abril. Hoje, serão beneficiados os cidadãos que recebem acima do salário mínimo.

continua depois da publicidade

Quem pode receber?

O 13º do INSS é um benefício concedido aos segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença e auxílio-reclusão.

Além disso, cidadãos que recebem salário-maternidade também têm direito ao abono, mas a ordem de pagamento é diferente, e o valor extra é depositado junto com a última parcela do salário-maternidade.

Vale lembrar que há uma exceção para indivíduos que recebem benefícios assistenciais do INSS, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o auxílio-inclusão. O instituto não paga 13º para esses grupos.

continua depois da publicidade

Cronograma oficial

Como já explicado, o abono do INSS é pago em duas parcelas distintas.

No caso daqueles que recebem valores acima de um salário mínimo, os pagamentos da primeira parcela começam hoje (2/5) e vão até o dia 8/5. Hoje, recebem os segurados cujo penúltimo dígito do NB seja 1 ou 6.

Confira o calendário completo abaixo:

Para valores acima do piso

Penúltimo dígito do NBPrimeira parcelaSegunda parcela
1 ou 62 de maio (nesta quinta)3 de junho
2 ou 73 de maio4 de junho
3 ou 86 de maio5 de junho
4 ou 97 de maio6 de junho
5 ou 08 de maio7 de junho

Para até um salário mínimo

Penúltimo dígito do NBPrimeira parcelaSegunda parcela
124 de abril (pago)24 de maio
225 de abril (pago)27 de maio
326 de abril (pago)28 de maio
429 de abril (pago)29 de maio
530 de abril (pago)31 de maio
62 de maio (nesta quinta)3 de junho
73 de maio4 de junho
86 de maio5 de junho
97 de maio6 de junho
08 de maio7 de junho

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade