9 alimentos que roubam a energia do corpo; confira o que evitar

Conheça quais são os principais alimentos que roubam a energia do corpo e atrapalham os estudos para as provas do concurso.

Ultimamente, você está se sentindo sem energia e ânimo para estudar para as provas do concurso? Calma. A sua alimentação pode ser a grande responsável. Vamos te mostrar nove alimentos que roubam a energia do corpo e que trazem uma baita indisposição no dia a dia. Se você precisa de todo pique para estudar, é melhor evita-los, pelo menos durante a semana. Confere aí.

1- Massas brancas

Pizzas, bolos, pães, biscoitos e outros alimentos que levam farinha branca na receita são os grandes vilões da nossa saúde e roubam a energia do corpo.

Pelo fato de terem um algo índice glicêmico, devido a rápida absorção do carboidrato pelo organismo, esses alimentos podem fazer o concurseiro se sentir cansado e sem ânimo para estudar, principalmente se forem consumidos com regularidade. Lembre-se de que você precisa ter energia para aprender todos os assuntos.

2- Doces em geral

Apesar de serem uma tentação, especialmente em festas de aniversário ou após o almoço, os doces também costumam roubar a energia do corpo.

Mesmo que tenham açúcar em sua composição (que é uma fonte de energia), se você consumir doces em excesso, terá mais chances de contrair diabetes e vai aumentar o seu apetite, te levando a comer mais. O resultado é uma tremenda indisposição para estudar para as provas do concurso, o que não é recomendado.

3- Alimentos fritos

Você tem o hábito de se empanturrar de salgadinhos fritos e guloseimas regadas a muito óleo? A sua energia vai sumir por completo.

Frituras em geral são fontes de gorduras saturadas, que dificultam a digestão e causam sonolência. Para se ter uma ideia, o processo de digestivo de alimentos fritos e a completa absorção pelo organismo, pode levar, em média, oito horas. Aí fica mesmo complicado estudar para as provas do concurso, já que você precisa ter energia para fazer isso.

4- Comida com alto teor de sódio

Se você não abre mão daquela comida bem temperada e de outros alimentos com alto teor de sódio, como os enlatados, por exemplo, é melhor rever esse hábito.

O sódio em excesso pode causar um verdadeiro estrago no organismo, além de elevar a pressão arterial. Abusar do sal na alimentação pode causar fadiga, cansaço, retenção de líquidos, dentre outros desagradáveis sintomas.

5- Alimentos que roubam a energia do corpo: bebidas alcoólicas

Fazer o uso de bebidas alcoólicas diariamente pode atrapalhar o seu desempenho nos estudos para as provas do concurso.

O álcool, se consumido em excesso, pode sobrecarregar o fígado e até o pâncreas, já que tem um alto índice glicêmico. Até a absorção das vitaminas do complexo B, responsáveis por gerar energia para o corpo, pode ser afetada. O resultado é aquela sensação de sonolência e cansaço físico.

6- Embutidos em geral

Quando o assunto é alimentos que roubam a energia do corpo, os embutidos não poderiam ficar de fora da nossa lista.

Presunto, linguiça, salsicha, mortadela, peito de peru, dentre outros, devido ao altíssimo teor de sódio e gordura de origem animal, podem causar aquele desânimo na hora de estudar para as provas, principalmente se forem consumidos em excesso e de forma constante. Toma cuidado, concurseiro.

7- Café em excesso

Mesmo que o café seja um excelente aliado para a memória e o aprendizado, se for consumido em excesso no dia a dia, pode gerar um desequilíbrio na produção de neurotransmissores, que são os responsáveis pelo nosso estado de alerta.

E isso se traduz em uma dependência cada vez maior dessa bebida para que o organismo tenha energia suficiente, o que está longe de ser saudável. Vício em café? Nem pensar.

8- Conservantes e corantes

Presentes em excesso em praticamente todos os alimentos industrializados, os corantes e conservantes acabam prejudicando o nosso organismo. Essas substâncias roubam a nossa disposição, já que prejudicam todo o sistema de funcionamento dos mecanismos de produção de energia.

Se você adora comida industrializada, como fast-food, macarrão instantâneo, sucos de caixinha e qualquer outro alimento cujo prazo de validade é extenso, provavelmente não vai ter energia para estudar para as provas.

9- Carne vermelha

Imagine aquele belo e suculento bife na hora do almoço. Por mais que seja irresistível, a carne vermelha também é outro dos alimentos que roubam a energia do corpo.

Por ter uma digestão mais lenta (seis horas ou mais), a carne, se for consumida desregradamente, pode ser a grande vilã do seu rendimento nos estudos. Pode acreditar, a sua disposição vai pelo ralo se exagerar na quantidade desse alimento.

Agora que você conheceu os nove alimentos que roubam a energia do corpo, é conveniente ressaltar que todas as informações desse artigo não substituem a consulta com um nutricionista, já que cada pessoa tem necessidades alimentares específicas.

Leia também

você pode gostar também

Cérebro jovem: veja 7 atitudes que ajudam a manter uma boa memória

Conforme envelhecemos, perdemos aos poucos a capacidade de adquirir e armazenar informações. A boa notícia é que há atitudes que ajudam a retardar esse processo e a manter uma boa memória.

9 profissões que exigem conhecimento de Excel

Tem familiaridade com planilhas, relatórios, gráficos e informações em tabelas? Então, fique por dentro de nove profissões que exigem conhecimento de Excel.

‘Acerca de’, ‘a cerca de’ e ‘há cerca de’: qual é a diferença e como usar essas expressões

As expressões 'acerca de', 'a cerca de' e 'há cerca de', embora muito parecidas, possuem algumas diferenças. Confira quais são.

Nem precisa de apelido: 30 nomes curtos para bebês que já são tendência em 2023

Os nomes curtos são grandes tendências nos últimos tempos entre os mais escolhidos pelos pais para seus bebês. Confira 30 opções para se inspirar.

Caixa Tem: esqueceu a senha? Aprenda como recuperar

Existem várias maneiras de recuperar a senha do aplicativo, muito usado por cidadãos que recebem benefícios do governo.

Por que os dias da semana têm “feira”? Saiba de onde vem esse termo

Os calendários gregorianos são organizados com 7 dias na semana, sendo divididos entre segunda-feira e domingo ao longo do mês. No entanto, nem todas as pessoas entendem porque os dias da semana têm feira no nome, e nem de onde surgiu esse…