7 dicas infalíveis para aumentar a capacidade de seu cérebro e ativar a memória

Conheça truques infalíveis que podem deixar o seu cérebro muito mais receptivo para receber novas informações.

Você está estudando à beça para as provas de um disputado concurso e procura uma forma de aprender com mais eficiência? Veio ao lugar certo. Esse artigo vai te dar 7 dicas para aumentar a capacidade do seu cérebro e ativar a memória, para que o seu aprendizado seja ainda mais efetivo e duradouro. Preparado concurseiro? Então, bora lá.

1- Procure dormir bem

Em todos os aspectos, o sono é fundamental para o nosso cérebro. Dessa forma, procure dormir bem à noite, indo para a cama e levantando sempre nos mesmos horários, inclusive nos finais de semana.

Um sono de qualidade estimula a nossa memória e facilita a assimilação dos assuntos das provas do concurso. Dessa forma, não negligencie essa dica e procure dormir por, pelo menos, 7 horas, todas as noites. O seu corpo e a sua mente agradecem.

2- Mantenha uma dieta balanceada

Provavelmente você deve estar se perguntando “Mas o que uma dieta balanceada tem a ver com a minha memória?”. Tudo.

A ingestão diária de alguns alimentos saudáveis, como massas integrais, oleaginosas, frutas, peixes, verduras e legumes, pode aumentar a capacidade de seu cérebro e ativar a sua memória.

E isso se traduz em um aprendizado mais eficiente das disciplinas que serão cobradas nas provas do certame. Se você é daqueles que se empanturram de comida pouco saudável, todos os dias, o seu aprendizado será negativamente afetado. Pode acreditar.

3- Tenha momentos de relaxamento

Mesmo que o dia das provas esteja se aproximando, o concurseiro precisa ter momentos de relaxamento físico e mental. Lembre-se de que você não vai conseguir aprender aquilo que precisa se estiver com um alto nível de estresse mental ou fisicamente cansado.

Reserve um dia na semana para fazer aquilo que gosta, se divertir e descansar a sua mente. Para que a capacidade do seu cérebro fique cada vez maior e a sua memória sempre ativa, o descanso é necessário. Isso é indiscutível.

4- Procure aprender sempre

Essa é outra das nossas dicas para aumentar a capacidade de seu cérebro e ativar a memória. A nossa mente precisa e deve ser exercitada a todo momento. Assim como o nosso corpo, ela também precisa de exercícios. E uma das melhores maneiras de se fazer isso é aprendendo algo novo.

Não importa o que seja: uma nova habilidade técnica, um novo idioma, cozinhar, aprender a tocar algum instrumento musical e até mesmo estudar os assuntos das provas de um concurso. O que não vale é deixar a mente “parada”, fechado? Ela adora ser desafiada.

5- Saia do sedentarismo

Pode até parecer estranho essa dica, mas você sabia que praticar atividades físicas aeróbicas pode fazer um bem danado para o nosso cérebro? É verdade. Exercícios como nadar, correr ou andar de bicicleta, por exemplo, aumentam a oxigenação do cérebro e auxiliam na formação de células extras.

É cientificamente comprovado que o aprendizado tem uma estreita relação com a prática constante de atividades físicas. Escolha uma atividade que lhe dê prazer em praticá-la e comece a suar a camisa hoje mesmo.

6- Escolha novas formas de aprender

Se você quer realmente aumentar a capacidade de seu cérebro e ativar a memória, deve encontrar novas maneiras de aprender os assuntos das provas do concurso. Por exemplo, se você sempre aprendeu através da leitura, que tal inovar e apostar em um podcast ou em uma videoaula no YouTube?

Pode até não parecer, mas quando diversificamos as formas que as informações entram em nossa mente, podemos turbinar o nosso aprendizado. A mente precisa ser desafiada, pois, se a maneira de aprender for sempre a mesma, ela acaba se acostumando e fica preguiçosa.

7- Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo

Por mais que muitos concurseiros consigam fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, quando o assunto é aumentar a capacidade do cérebro e ativar a memória, esse hábito pode ser prejudicial. Quando estiver estudando para as provas do concurso, mantenha o seu foco exclusivamente no assunto que está sendo aprendido.

Mesmo que você seja uma pessoa multitarefa, fazer diversas coisas ao mesmo tempo na hora dos estudos pode prejudicar a sua atenção e aumentar as chances de esquecimento. E o principal: não ajuda em nada a sua memória, pelo contrário, o foco em coisas diferentes pode fazê-la entrar em colapso.

Agora que você conheceu as nossas dicas para aumentar a capacidade do seu cérebro e ativar a memória, que tal colocá-las em prática e dobrar as chances de ser aprovado nas provas do certame?

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.