7 hábitos que têm o potencial de atrapalhar os seus estudos

Conheça os sete hábitos que podem ser prejudiciais aos seus estudos e evite-os a qualquer custo.

Com a data das provas do concurso se aproximando, é preciso manter o foco e a disciplina durante a fase de preparação, para aprender o conteúdo necessário. Mas existem determinados hábitos que podem atrapalhar os estudos e que precisam ser evitados. Conheça os sete principais.

Confira quais hábitos prejudicam os seus estudos

1) Procrastinação

Leia também
continua depois da publicidade

Talvez esse seja um dos piores hábitos que podem atrapalhar os estudos. Se você é daqueles que vive adiando as coisas e tem por costume deixar tudo para amanhã, seguramente é um procrastinador nato.

A famigerada procrastinação pode levar o concurseiro a se enrolar nos dias que antecedem as provas, por causa da grande quantidade de assuntos que ainda falta estudar.

Quando você vive procrastinando, a matéria atrasada acaba se acumulando. E isso significa que será impossível estudar tudo o que precisa em poucos dias. Por isso, evite a procrastinação e comece hoje. Mande a preguiça embora e coloque a mão na massa já.

continua depois da publicidade

2) Deixar-se distrair com frequência

Outro dos hábitos que podem atrapalhar os estudos é a clássica distração. O concurseiro que se distrai com facilidade está fadado ao fracasso nas provas.

É preciso ter em mente que o tempo é o seu grande aliado na hora de estudar. Por isso, se você não consegue manter 100% o seu foco no que está estudando, vai ser complicado aprender tudo.

Por isso, evite aquilo que possa te distrair. Não leve o seu celular para a mesa de estudos, dê preferência para um local que seja silencioso e sem aquele vai e vem de pessoas. Em suma, toda e qualquer fonte de distração deve ser eliminada.

3) Estudar deitado

Mais um dos hábitos que podem atrapalhar os estudos e que não deve faltar em nossa lista. Se você tem o costume de estudar para as provas do concurso deitado, as chances de pegar no sono podem ser gigantescas. Quando deitamos, a tendência é de ficarmos relaxados, já que o cérebro associa a cama com o sono.

continua depois da publicidade

Dessa forma, mesmo que você esteja cansado após um exaustivo dia de trabalho, jamais estude deitado. Prefira estudar em uma posição que te faça não se sentir tão relaxado a ponto de bocejar. Não adianta insistir, a forma correta de você estudar é sentado à mesa. Simples assim.

4) Não dormir o suficiente

A correria do dia a dia e a agenda cheia de compromissos acabam tomando boa parte do tempo disponível do concurseiro que, muitas vezes, precisa entrar madrugada adentro estudando para as provas. Mas esse é um hábito que deve ser evitado, já que é necessário dormir a quantidade de horas suficiente para ser produtivo no trabalho e nos estudos.

Se você anda dormindo três ou quatro horas por noite por causa dos estudos, é melhor rever essa questão, pois o seu aprendizado pode estar sendo prejudicado.

continua depois da publicidade

Um sono de qualidade é primordial para a consolidação das informações em nossa mente, que precisa estar descansada para conseguir absorver tudo.

5) Evitar estudar o que não gosta

Outro dos hábitos que podem atrapalhar os estudos é quando o concurseiro evita (ao máximo) estudar a matéria que não gosta ou não tem muita familiaridade. Só tem um problema: a banca do concurso não quer saber se você gosta, ou não, dessa ou daquela disciplina.

Por isso, é melhor tomar as rédeas da situação e encarar de frente o desafio de estudar todas as matérias exigidas pelo edital do certame. Evitar estudar o que não gosta vai reduzir drasticamente as suas chances de ser aprovado.

6) Xô, bagunça!

Esse também é outro dos hábitos que podem atrapalhar os estudos. Muitos concurseiros têm o péssimo costume de estudar em meio à bagunça. O problema é que as chances de você conseguir aprender com eficiência, se estiver estudando em um quarto bagunçado, são praticamente nulas.

continua depois da publicidade

Dessa forma, antes de começar a estudar para as provas, mantenha o lugar organizado, colocando cada objeto em seu devido lugar (para evitar perder o foco). Lembre-se de que a poluição visual também atrapalha.

7) Achar que sabe tudo

O concurseiro que acha que é um sabichão nato e não precisa aprender mais nada, porque já estudou demais, simplesmente não vai muito longe. Lembre-se de que aprimorar os seus conhecimentos é algo sempre bem-vindo.

Pensar que já domina todo o conteúdo que será cobrado é um erro fatal. Por isso, evite adotar essa postura prejudicial, pois sempre existe algo novo que possa ser aprendido, combinado?

Viu como os hábitos que podem atrapalhar os estudos deixam a sua aprovação no concurso bem mais distante? Por isso, evite-os ao máximo e boa sorte.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade