Mais foco nos estudos: 5 exercícios que melhoram a concentração

Fique por dentro de cinco exercícios que melhoram a concentração e fazem você ter mais foco nos estudos.

Para aumentar as chances de ser aprovado nas provas de qualquer concurso, o foco e a concentração no período de estudos devem estar nas alturas, já que o seu aprendizado depende desses dois fatores. Por isso, vamos te mostrar cinco exercícios que permitem ter mais foco nos estudos e melhoram a concentração. Pratique todos eles e aumente as chances de conquistar a tão sonhada carreira pública. Bora lá?

Leia também

Veja como manter o foco e melhorar a concentração

1) Elimine todas as distrações possíveis

Para ter mais foco nos estudos e melhorar a concentração, essa dica deve ser seguida à risca. Na hora em que estiver estudando, é preciso eliminar as distrações que possam te atrapalhar.

Isso inclui: desligar o seu celular (ou deixá-lo no modo avião), desativar as notificações das redes sociais e de e-mails, desligar a TV, evitar estudar em um ambiente bagunçado e tudo mais que possa desviar a sua atenção.

As distrações (principalmente as digitais) são as piores inimigas da nossa concentração e atrapalham bastante o foco nas tarefas. Por isso, evite-as. Mantenha 100% da sua atenção no conteúdo que está sendo estudado e evite “viajar” em seus pensamentos, pois isso te faz perder um tempo precioso. Lembre-se de que absolutamente nada pode atrapalhar o seu foco, por isso, elimine as fontes de distração.

2) Uma coisa de cada vez, sempre

Para ter mais foco nos estudos e melhorar a concentração, o concurseiro não pode ser multitarefa. Ou seja, ele deve fazer uma coisa de cada vez. Não dá para estudar Matemática e Direito Administrativo ao mesmo tempo, já que você não vai conseguir absorver as informações que precisa. Priorize o conteúdo de uma determinada disciplina e mantenha o foco somente nele.

Quando terminar tudo, reserve um tempo (uns 15 a 20 minutos) para que o seu cérebro consiga memorizar aquilo que aprendeu. Somente dessa forma é que você deve passar para a próxima matéria que precisa estudar.

Querer ganhar tempo estudando dois ou três assuntos simultaneamente só vai atrapalhar o seu foco e fazer você ficar completamente perdido em meio a tanta informação.

3) Tenha um ambiente de estudo favorável

Outra forma de ter mais foco e melhorar a concentração é contar com um local que seja propício ao aprendizado. E isso se traduz em um ambiente de estudo organizado, bem iluminado (com luz natural, de preferência), com a limpeza em dia, bem ventilado, silencioso, sem poluição visual (bagunça) e com móveis confortáveis que proporcionem uma boa ergonomia na hora de estudar.

Pode até não parecer, mas o seu foco e concentração nos estudos dependem diretamente dessas variáveis. Afinal, nenhum concurseiro vai conseguir ser produtivo se estiver em um local abafado, bagunçado, barulhento, sujo, mal iluminado, com um trânsito intenso de pessoas ou com móveis desconfortáveis que causam dores nas costas, certo?

Se o seu ambiente de estudo não estiver favorável ao aprendizado, você está perdendo tempo.

4) Exercícios de concentração podem ajudar a ter mais foco nos estudos

Para melhorar a sua concentração e conseguir aprender o que precisa para ser aprovado no certame, alguns exercícios estimulantes são de grande valia e podem ser realizados constantemente.

Por exemplo, podem ser incorporados em sua rotina diária: quebra-cabeças; jogos de tabuleiro como dama, xadrez, banco imobiliário, gamão, jogo da velha; atividades com cartas e até aprender algo novo.

Além disso, a prática de yoga e meditação também são excelentes formas de ter mais foco nos estudos e melhorar a concentração no dia a dia. Elas permitem o concurseiro ter mais postura e atenção plena diante das atividades, além de fortalecer a memória e dar mais elasticidade mental. Lembre-se de que o seu cérebro também precisa de malhação constante.

5) Dormir bem: esse é um dos segredos

Outra forma de ter mais foco nos estudos e melhorar a concentração é através de uma boa noite de sono. Estudos científicos comprovam que um sono de qualidade e reparador é fundamental para o aprendizado, já que consegue deixar o indivíduo mais focado e concentrado naquilo que está fazendo.

Dessa forma, procure ter horários regulares para ir para a cama e se levantar, além de dormir, pelo menos, sete horas por noite. É durante o sono que as informações aprendidas são sintetizadas pelo cérebro, além de promover o descanso necessário, já que ele precisa estar funcionando a todo vapor para aprender mais e manter o seu foco em dia. Não abra mão de dormir bem, combinado?

Coloque as nossas dicas sobre como ter mais foco nos estudos e melhorar a concentração em prática e deixe o seu sonho de passar nas provas do concurso bem mais perto.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.