Aprovação a caminho: veja 5 práticas que ajudam a evoluir na escrita

Conheça cinco dicas valiosas sobre como evoluir na escrita e que podem deixar a sua aprovação a caminho.

Se você está procurando uma forma de evoluir na escrita para arrasar na prova de redação do concurso público, independentemente do tema, recomendamos continuar a leitura. Vamos te mostrar cinco práticas incríveis que podem ser de grande valia para deixar a sua aprovação a caminho. Confere aí, concurseiro.

Estimule a sua criatividade

Talvez essa seja uma das principais práticas que ajudam a evoluir na escrita. Para fazer um texto persuasivo, interessante e passível de entendimento, é preciso estimular a sua criatividade. Vale ressaltar que a criatividade tem uma função primordial na abordagem do tema principal da sua redação, que é decisiva em concursos públicos.

Existem diversas formas de estimular a sua criatividade: aguçar o seu senso crítico, se inspirar em algo, anotar aquela ideia repentina em um papel, e ter foco (no sentido de dominar uma coisa e não várias).

Se você estimular constantemente a sua criatividade, a sua evolução na escrita será notória. É um exercício que precisa ser frequente e que pode valer muito a pena.

Domine, pelo menos, a gramática básica

Mais uma tática que pode deixar a sua aprovação a caminho. Não existe nada mais desagradável do que se deparar com um texto cheio de erros gramaticais. Por isso, para você evoluir na escrita ainda mais, deve dominar a gramática básica da língua portuguesa ou do idioma que está escrevendo o texto.

Ficou em dúvida sobre como se escreve alguma palavra ou expressão? Dá uma pesquisada no internet ou tenha um dicionário sempre por perto. Caso a dúvida ainda persista, procure um sinônimo para essa palavra.

Quando o assunto é escrever, principalmente para concursos públicos, erros gramaticais ou de concordância não são bem-vistos e muito menos aceitos.

Adquirir o hábito da leitura ajuda a evoluir na escrita

Para evoluir na escrita de verdade e deixar a sua aprovação a caminho, o concurseiro precisa adquirir o saudável hábito da leitura. Segundos especialistas, a leitura aumenta consideravelmente a nossa bagagem de conhecimento e, por consequência, a capacidade de escrever bem, além de deixar o cérebro funcionando a todo vapor.

Não importa o assunto ou o gênero do livro, desde que você leia de forma constante e com um certo senso crítico, está de bom tamanho. Quando lemos criticamente, conseguimos analisar de uma forma mais profunda os motivos pelos quais aquele texto chamou a nossa atenção.

Aproveite também para observar a estrutura, gramática e como o autor fez a sua abordagem. Isso também serve de inspiração na hora de escrever.

Pratique, pratique, pratique

Para o concurseiro evoluir na escrita e deixar a sua aprovação a caminho, ele precisa praticar muito. Por isso, que tal deixar começar a treinar a sua escrita todos os dias?

Por mais que você não esteja tão inspirado vez ou outra e tenha dificuldade de passar as suas ideias para o papel, não desista. Lembre-se de que a prática leva à perfeição, sempre. Por isso, não tem escapatória, já que é impossível evoluir na escrita sem praticá-la de forma constante.

Mesmo que adquirir conhecimento através da leitura ou dos estudos seja algo essencial, vale dizer que nenhuma pessoa (por mais capacitada que seja) vai conseguir evoluir a sua escrita sem escrever. Isso é um fato inquestionável. Com o passar do tempo, você vai perceber o quanto evoluiu com as palavras.

Cuidado com as repetições

Podemos convir que não existe nada mais maçante do que ler um texto cheio de palavras repetidas, o que compromete a qualidade e deixa a leitura enfadonha. Para que a sua aprovação fique mais perto e você evolua na escrita, tome bastante cuidado com o excesso de palavras repetidas em seu texto, pois isso demonstra falta de comprometimento com o seu leitor.

Uma alternativa é recorrer aos sinônimos, já que eles não alteram o sentido da frase e deixam o texto mais rico, no que tange ao vocabulário.

Imagine qual será a impressão do membro da banca examinadora que se deparar com uma redação recheada de palavras repetidas que poderiam facilmente ser substituídas por outras? A pior possível. Repetições em excesso em qualquer texto nunca é bem-visto.

Agora que você conheceu as nossas dicas sobre como evoluir na escrita para deixar a sua aprovação a caminho e começar uma carreira pública de sucesso, o nosso último conselho é: coloque todas elas em prática, o mais depressa possível. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.