5 dicas para montar o seu próprio ambiente de estudos

De nada adianta contar com um espaço tranquilo para estudar, mas sentindo dores nas costas ou qualquer outro tipo de desconforto físico.

Um dos grandes desafios de milhares de concurseiros é organizar o espaço ideal de estudos em casa para enfrentar as tão aguardadas provas. Por isso, vamos te dar 5 dicas simples sobre como montar o seu próprio ambiente de estudos.

continua depois da publicidade

1. Encontre um espaço adequado

Você deve encontrar um bom espaço na sua casa que será o seu cantinho de estudos. Pode ser em seu quarto, na sala ou em qualquer outro cômodo da residência.

Desde que o local escolhido seja silencioso, arejado, bem iluminado e, sobretudo, que não ofereça nenhum tipo de distração ou não tenha trânsito constante de pessoas. O que não vale é estudar no sofá de qualquer jeito ou sentado na cama, combinado?

Leia também

2. Tenha móveis confortáveis

Outra dica interessante sobre como montar o seu próprio ambiente de estudos. De nada adianta contar com um espaço tranquilo para estudar, mas sentindo dores nas costas ou qualquer outro tipo de desconforto físico. Por isso, os móveis precisam ser confortáveis e oferecer a ergonomia ideal para estudar e ter mais produtividade.

continua depois da publicidade

Não abra mão de uma mesa resistente e espaçosa, além de uma cadeira reclinável e confortável. Na hora dos estudos, nada pode tirar o seu foco.

3. Montar ambiente de estudos: iluminação é essencial

Você sabia que a iluminação do ambiente interfere positiva ou negativamente em nossa concentração? Para que você tenha um melhor rendimento nos estudos para as provas do concurso, certifique-se de que o local seja bem iluminado, preferencialmente por luz natural.

Estudar no escuro vai te fazer pegar no sono rapidinho, por isso, sem essa de estudar somente com a luz do computador ou daquela luminária de mesa.

continua depois da publicidade

4. Organização geral

Na hora de montar o ambiente de estudos ideal para enfrentar a maratona de provas do concurso público, a organização não pode ficar de fora. Livros, cadernos, folhas de rascunhos e outros materiais didáticos espalhados pelo ambiente podem tirar a sua concentração do que realmente importa.

Por isso, o ambiente escolhido para estudar deve estar sempre organizado e limpo. Ficar perdendo tempo procurando aquela anotação importante do dia anterior em meio a bagunça… Ninguém merece.

5. Distrações digitais nem pensar

Elas são as principais inimigas da nossa produtividade. Os meios digitais fazem parte do nosso dia a dia. Mas quando o assunto é estudar para as provas do concurso público, as distrações digitais podem tirar o nosso foco e toda a concentração dos assuntos que precisam ser aprendidos.

continua depois da publicidade

Por isso, quando for estudar, evite todas as distrações digitais, pois elas em nada vão ajudar. Agora, é colocar em prática todas as dicas dadas acima e montar o seu próprio ambiente de estudos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade