5 truques essenciais para evitar a curva de esquecimento nos estudos

Se você vai disputar um concurso público, precisa conhecer cinco dicas incríveis para evitar a curva de esquecimento nos estudos.

A nossa memória, para se manter sempre ativa e cumprir a sua função, precisa ser exercitada de forma constante. Não é à toa que milhares de concurseiros estão sempre procurando uma forma de memorizar todo o conteúdo das provas. Isso para evitar aquele branco na hora das provas.

Leia também

Por isso, selecionamos cinco dicas para evitar a curva de esquecimento nos estudos.

Mas o que é a curva do esquecimento?

O nosso cérebro tem a incrível capacidade de descartar toda e qualquer informação que não esteja sendo usada com frequência. Ou seja, a curva do esquecimento acontece porque os assuntos estudados não são reforçados na memória com a periodicidade necessária e acabam sendo descartados por ela.

Saiba agora como evitar a curva de esquecimento nos estudos.

1) Revisão frequente

Talvez essa seja a dica mais importante para evitar a curva de esquecimento nos estudos. É essencial que o concurseiro inclua as revisões em seu cronograma.

Mas elas precisam acontecer ao longo do tempo e não somente uma única vez. A revisão frequente de conteúdo faz com que todas as informações recém aprendidas se fixem com mais eficiência na mente.

Por isso, que tal fazer uma revisão de 10 minutos depois de uma hora completa de estudos? Revise com a máxima atenção todo o conteúdo que foi estudado, sempre anotando as partes que julgar mais importantes.

Tenha em mente que não adianta só estudar uma única vez e nunca mais ter contato com o assunto novamente, pois você vai esquecer. Isso é fato.

2) Faça resumos à mão

Para evitar a curva de esquecimento nos estudos, é preciso que concurseiro faça resumos à mão. Por mais que possa parecer algo antiquado, já que estamos rodeados de tanto aparato tecnológico, escrever à mão faz a nossa mente reter as informações com mais facilidade e eficiência. Pode acreditar.

Dessa forma, reserve um tempinho para fazer seus resumos e não abra mão do bom e velho caderno de anotações. Anote tudo de forma bem organizada, com suas próprias palavras e que faça sentido na hora da consulta ou revisão.

Por mais que seja trabalhoso e, por vezes, cansativo, não abra mão dos resumos, já que eles são inimigos da curva do esquecimento.

3) Exercícios são essenciais

Para você não ficar a ver navios na hora das provas do concurso, fazer exercícios é algo indispensável. Afinal, são eles que vão indicar como está o seu nível de conhecimento a respeito dos conteúdos estudados. Não adianta ficar só na teoria e não praticar, entendeu?

Os exercícios, além de estimularem a sua mente a raciocinar ainda mais, também a faz reter as informações com uma maior eficácia. Dessa forma, invista nos exercícios das apostilas, livros, simulados e até em questões de concursos anteriores.

A regra é clara: pratique, pratique e pratique. Somente dessa forma a curva do esquecimento não vai te pegar.

4) Revisões extras? Sim

Você pode estar pensando: “O que? Como assim?” Mas é isso mesmo que leu. As revisões extras são uma das melhores maneiras de se evitar a curva de esquecimento nos estudos.

Investir pesado nas revisões extras faz o seu cérebro ter mais contato com as mesmas informações e, por consequência, menos chances de descartá-las com o passar dos dias.

A boa notícia é que existem diversas técnicas de revisão que podem ser usadas: flashcards, mapas metais, fichamentos, esquemas, resumos, dentre outras. O concurseiro deve escolher aquela metodologia que achar mais eficiente e mandar bala nas revisões extras. Quanto mais, melhor.

5) Os tópicos de cada matéria devem ser revistos

Outra dica para evitar a curva de esquecimento nos estudos é revisar os tópicos de cada disciplina. Lembre-se de que a revisão não pode (e nem deve) ser superficial.

É preciso se aprofundar sempre mais, já que é muito assunto que precisa ser esmiuçado e aprendido. Por isso, reserve um tempinho em sua agenda para revisar cada tópico de todas as matérias.

Negligenciar isso pode fazer você não ter um aprendizado satisfatório, já que muita informação importante pode passar despercebida. Dessa forma, seja um concurseiro organizado na hora de estudar, separe todos os tópicos das disciplinas cobradas pelo edital e invista em uma boa revisão, fechado?

Agora que você está a par das nossas dicas sobre como evitar a curva de esquecimento nos estudos, é hora de colocar todas elas em prática e aumentar as chances de ser dar bem nas provas do concurso.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.