A nossa memória, para se manter sempre ativa e cumprir a sua função, precisa ser exercitada de forma constante. Não é à toa que milhares de concurseiros estão sempre procurando uma forma de memorizar todo o conteúdo das provas. Isso para evitar aquele branco na hora das provas.
Por isso, selecionamos cinco dicas para evitar a curva de esquecimento nos estudos.
Mas o que é a curva do esquecimento?
O nosso cérebro tem a incrível capacidade de descartar toda e qualquer informação que não esteja sendo usada com frequência. Ou seja, a curva do esquecimento acontece porque os assuntos estudados não são reforçados na memória com a periodicidade necessária e acabam sendo descartados por ela.
Saiba agora como evitar a curva de esquecimento nos estudos.
1) Revisão frequente
Talvez essa seja a dica mais importante para evitar a curva de esquecimento nos estudos. É essencial que o concurseiro inclua as revisões em seu cronograma.
Mas elas precisam acontecer ao longo do tempo e não somente uma única vez. A revisão frequente de conteúdo faz com que todas as informações recém aprendidas se fixem com mais eficiência na mente.
Por isso, que tal fazer uma revisão de 10 minutos depois de uma hora completa de estudos? Revise com a máxima atenção todo o conteúdo que foi estudado, sempre anotando as partes que julgar mais importantes.
Tenha em mente que não adianta só estudar uma única vez e nunca mais ter contato com o assunto novamente, pois você vai esquecer. Isso é fato.
2) Faça resumos à mão
Para evitar a curva de esquecimento nos estudos, é preciso que concurseiro faça resumos à mão. Por mais que possa parecer algo antiquado, já que estamos rodeados de tanto aparato tecnológico, escrever à mão faz a nossa mente reter as informações com mais facilidade e eficiência. Pode acreditar.
Dessa forma, reserve um tempinho para fazer seus resumos e não abra mão do bom e velho caderno de anotações. Anote tudo de forma bem organizada, com suas próprias palavras e que faça sentido na hora da consulta ou revisão.
Por mais que seja trabalhoso e, por vezes, cansativo, não abra mão dos resumos, já que eles são inimigos da curva do esquecimento.
3) Exercícios são essenciais
Para você não ficar a ver navios na hora das provas do concurso, fazer exercícios é algo indispensável. Afinal, são eles que vão indicar como está o seu nível de conhecimento a respeito dos conteúdos estudados. Não adianta ficar só na teoria e não praticar, entendeu?
Os exercícios, além de estimularem a sua mente a raciocinar ainda mais, também a faz reter as informações com uma maior eficácia. Dessa forma, invista nos exercícios das apostilas, livros, simulados e até em questões de concursos anteriores.
A regra é clara: pratique, pratique e pratique. Somente dessa forma a curva do esquecimento não vai te pegar.
4) Revisões extras? Sim
Você pode estar pensando: “O que? Como assim?” Mas é isso mesmo que leu. As revisões extras são uma das melhores maneiras de se evitar a curva de esquecimento nos estudos.
Investir pesado nas revisões extras faz o seu cérebro ter mais contato com as mesmas informações e, por consequência, menos chances de descartá-las com o passar dos dias.
A boa notícia é que existem diversas técnicas de revisão que podem ser usadas: flashcards, mapas metais, fichamentos, esquemas, resumos, dentre outras. O concurseiro deve escolher aquela metodologia que achar mais eficiente e mandar bala nas revisões extras. Quanto mais, melhor.
5) Os tópicos de cada matéria devem ser revistos
Outra dica para evitar a curva de esquecimento nos estudos é revisar os tópicos de cada disciplina. Lembre-se de que a revisão não pode (e nem deve) ser superficial.
É preciso se aprofundar sempre mais, já que é muito assunto que precisa ser esmiuçado e aprendido. Por isso, reserve um tempinho em sua agenda para revisar cada tópico de todas as matérias.
Negligenciar isso pode fazer você não ter um aprendizado satisfatório, já que muita informação importante pode passar despercebida. Dessa forma, seja um concurseiro organizado na hora de estudar, separe todos os tópicos das disciplinas cobradas pelo edital e invista em uma boa revisão, fechado?
Agora que você está a par das nossas dicas sobre como evitar a curva de esquecimento nos estudos, é hora de colocar todas elas em prática e aumentar as chances de ser dar bem nas provas do concurso.