Estudar para um concurso público exige disciplina, foco e boas estratégias para alcançar o seu objetivo. Porém, ao longo do tempo é comum perder a motivação do começo desse processo, mas existem alguns hábitos de estudo para concurseiros que podem ajudar nessa jornada.
Sobretudo, são ferramentas para transformar aquilo que é desafiador em algo natural do seu dia, automatizando parte dos processos a longo prazo. Desse modo, se preparar para as provas deixa de ser tão desafiador. Confira-os a seguir e comece a implementá-los em sua rotina:
1) Estabelecer um cronograma de atividades
Mais do que estudar alguns minutos por dia, é necessário que o concurseiro aplique uma rotina de estudos. Nesse sentido, o cronograma pode ser construído a partir da pesquisa das provas anteriores, esquematizando quais são as disciplinas principais cobradas nos exames e também as principais dificuldades.
A partir disso, deve-se distribuir as disciplinas em diferentes horários e ao longo dos dias, focando tanto na parte teórica quanto na prática. Nesse caso, é possível encontrar listas de exercícios e utilizar as últimas provas como referência.
Para não perder a motivação ou se sobrecarregar em pouco tempo, estabeleça uma estratégia para estudar e se preparar. Nesse sentido, técnicas, como a Pomodoro, ou a utilização de ferramentas, como mapas mentais e autoexplicação, ajudam a estruturar o conhecimento sem exagero.
Sobretudo, é fundamental adicionar pausas, intervalos e momentos de descanso. Desse modo, o cérebro consegue processar as informações adquiridas durante o tempo de estudo e de realização de exercícios.
Vale lembrar que o cronograma de estudos ainda precisa incluir as horas de sono, a fim de não sobrecarregar a mente e nem o corpo sem necessidade. Com um relógio biológico balanceado, torna-se mais fácil se dedicar aos estudos, além de prevenir enfermidades ou problemas na imunidade.
2) Manter-se informado
No geral, os concursos públicos enfrentam alterações e mudanças ao longo do período do edital. Nesse sentido, cabe ao concurseiro manter-se atualizado do andamento da prova, desde a inscrição até os resultados e homologação dos aprovados.
Além de ficar na frente da concorrência, essa medida permite um melhor planejamento a longo prazo, com datas e metas bem estabelecidas. No geral, conhecer sobre a natureza do concurso também diminui o estresse e ansiedade, pois se tem todas as informações necessárias para fazer uma boa prova.
3) Manter uma alimentação saudável
Acima de tudo, a comida é combustível do corpo e da mente. No geral, alguns nutrientes, como a vitamina C, ajudam o cérebro a funcionar corretamente, pois é composta por antioxidantes, que evitam a degradação celular e melhoram o desempenho das funções mentais.
Além disso, uma alimentação saudável permite melhor gerenciamento da energia, algo fundamental para a realização das provas. Sobretudo, uma dieta balanceada permite manter a concentração por mais tempo.
4) Praticar exercícios físicos
Mais do que ficar horas na cadeira estudando, é preciso ter um corpo saudável para manter o organismo funcionando corretamente. Estudos na área da saúde mostram que a velocidade de processamento do cérebro melhora a aprendizagem, principalmente por diminuir os efeitos do envelhecimento precoce e estimular a memória.
Sendo assim, alguns minutos de caminhada, uma prática esportiva ou o treino habitual na academia podem impulsionar o desempenho nas provas. Dessa forma, além de obter uma distração dos estudos, é possível cuidar da saúde física e mental para se preparar para as provas.