15 dicas para melhorar sua memória e manter o cérebro ativo

Descubra como turbinar a sua memória e aumente as chances de aprovação nas provas do concurso público.

Você se inscreveu para um disputado certame e procura uma forma de melhorar sua memória e manter o cérebro ativo? Vamos te dar 15 dicas de ouro sobre como fazer isso e aumentar as suas chances de começar uma carreira pública de sucesso. Basta seguir todas elas à risca para que a sua aprovação esteja mais perto. Confere aí, concurseiro.

1- Faça cálculos de cabeça

Você usa calculadora até para fazer as contas do troco que recebe na farmácia ou na padaria? A sua mente está ficando preguiçosa.

Uma boa forma de estimular o cérebro é fazer contas simples de cabeça. Além de trabalhar o raciocínio lógico constantemente, a comunicação entre os neurônios fica mais fortalecida.

2- Realize atividades estimulantes

Quebra-cabeça, caça-palavras, dominó, jogos de tabuleiro e tudo mais que possa melhorar a sua memória e manter o cérebro ativo, está valendo. Além de ser uma diversão prazerosa, a sua mente está sendo treinada de forma constante.

3- A hora das compras é perfeita para trabalhar a memória

Em vez de fazer aquela lista imensa antes de ir ao supermercado, experimente sair de casa sem ela. Procure mentalizar os produtos que precisa, pois isso vai incentivar o seu cérebro a ter mais concentração no dia a dia.

4- Relembre como foi o seu dia

Antes de dormir, procure relembrar tudo aquilo que aconteceu em seu dia. Por exemplo, o que você comeu no café da manhã e no almoço, qual era a cor da camisa do seu chefe, quantas tarefas tinham na sua agenda do trabalho, quais eram as suas prioridades, e por aí vai. Isso ajuda bastante a manter o cérebro ativo.

5- Esteja sempre atento

Estar mais atento a pequenos detalhes também auxilia a melhorar a memória. Preste atenção em pequenos objetos que estão no seu ambiente de trabalho ou na sua casa. Procure lembrar onde você tem o hábito de colocá-los ou guardá-los. A sua concentração agradece.

6- Exercícios físicos também ajudam

A prática constante de exercícios físicos aeróbicos também pode melhorar sua memória e manter o cérebro ativo. A mente de pessoas que não são sedentárias costuma reter informações com mais facilidade, já que o fluxo sanguíneo no cérebro é muito maior.

7- Dieta balanceada é fundamental

Se você come diariamente frutas, verduras, legumes, sementes oleaginosas, peixes e cereais integrais, a sua mente também está saindo no lucro. Uma dieta rica com esses alimentos pode turbinar o aprendizado e deixar o cérebro sempre ativo.

8- Tenha vida social

Você sabia que uma vida social ativa ajuda bastante a melhorar sua memória e manter o cérebro ativo? A interação com outras pessoas faz muito bem para a nossa saúde mental e estimula ainda mais as conexões emocionais. Por isso, é primordial cativar novas amizades no dia a dia.

9- Faca associações mentais

Uma outra maneira de turbinar a sua memória e o seu aprendizado é fazer pequenas associações mentais. Por exemplo, você pode associar algum objeto a uma palavra ou expressão. Isso te ajuda a lembrar das coisas com uma maior facilidade. A nossa mente tem uma melhor relação com imagens do que com informações abstratas.

10- Treine, treine, treine

Provavelmente você já deve ter se perguntado como algumas pessoas conseguem decorar a ordem das cartas do baralho ou fazer cálculos matemáticos complexos de cabeça, certo? O poder da nossa mente é altíssimo, principalmente quando ela é treinada de forma constante. Por isso, exercite o seu cérebro todos os dias.

11- Dormir bem ajuda bastante

Pessoas que têm um sono regular e reparador costumam ter uma memória mais eficiente do que aquelas que sofrem de insônia ou que dormem pouco.

É durante o sono que as informações novas são retidas pela nossa mente, o que é fundamental para uma memorização efetiva.

12- Leia bastante

Se você é um leitor ávido, provavelmente a sua memória está funcionando a todo vapor. Mas para manter o seu cérebro cada vez mais ativo, experimente ler um livro e contar toda a história para alguém depois. É um estímulo e tanto.

13- Faça coisas rotineiras de uma forma diferente

Tomar banho com a luz apagada ou de olhos fechados, escovar os dentes com a mão que não está acostumada e até trocar o mouse do seu computador de lado, são excelentes exercícios para melhorar sua memória e manter o cérebro ativo. Essa “quebra” de rotina estimula bastante a mente.

14- Realize atividades que exigem memorização

Que tal se aventurar em fazer aulas de teatro ou dança? Tudo aquilo que exige memorização faz um bem danado para o nosso cérebro, o que deixa a mente funcionando cada vez mais.

15- Mude o percurso diário

Você já experimentou mudar o percurso que faz da faculdade ou do trabalho para a casa? Pode até parecer besteira, mas alternar a sua rota de vez em quando, estimula o cérebro a pensar ainda mais.

Agora é seguir as nossas dicas para melhorar sua memória e manter o cérebro ativo para se dar bem nas provas do concurso.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.