Confira 5 dicas valiosas para melhorar seu foco e concentração

Perder o foco durante as tarefas do dia a dia é normal, no entanto é preciso aprender a como recuperar a concentração.

Produtividade é uma palavra muito utilizada atualmente e fala muito sobre a forma de vida das pessoas. A capacidade de produzir bem no trabalho, na escola, na faculdade ou até mesmo estudando para um concurso depende muito de foco e concentração. Para conseguir atingir isso, é preciso desenvolver alguns hábitos diários.

Leia também

Isso porque a disposição para realizar as tarefas do dia-a-dia não se mede apenas pela quantidade de horas gastas. É necessário que o corpo e a mente tenham energia suficiente para conseguir trabalhar bem sem se exaurir. Veja algumas dicas para melhorar o foco e concentração durante suas tarefas:

Esteja sempre descansado

Com a agitação e instantaneidade do mundo atual, se torna necessário estar sempre ativo e ligado nas atualizações. No entanto, o momento do descanso é preciso para renovar as energias do corpo e fazer com que o cérebro consiga reter as informações recebidas.

Poucas horas de sono podem te deixar de mau humor, com reflexos lentos e até levar à exaustão. Uma pessoa deve dormir, em média, 8h seguidas por noite em ambiente escuro, especialmente se você trabalha em frente ao computador. Nesse período de descanso, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem.

Além disso, é importante também fazer pequenos intervalos durante o dia para melhorar o foco e a concentração. Tire 10 ou 15 minutos a cada duas horas de estudo/trabalho para se alongar, respirar fundo e estimular o corpo. Nesse espaço de tempo, o cérebro consegue relaxar e recuperar a atenção necessária para as atividades.

Se alimente bem

Uma alimentação balanceada é essencial para manter a energia do corpo regulada e dar disposição para o organismo realizar as tarefas do dia. Comidas muito gordurosas, por exemplo, podem demandar muito do corpo para fazer a digestão e, consequentemente, te deixar mais cansado.

Nas principais refeições diárias, opte por alimentos que estimulem as atividades cerebrais. Peixes e nozes/castanhas são ricos em ômega-3, nutriente que protege a massa cinzenta e ajuda a regular o humor. Folhas verdes escuras, por sua vez, combatem a ação dos radicais livres e estimulam a circulação do sangue.

Ou seja, o oxigênio presente na corrente sanguínea chega mais rapidamente e em maior quantidade no cérebro. Isso melhora o condicionamento do órgão para o raciocínio, auxiliando também no foco e na concentração.

Faça exercícios físicos

Aliado às horas de sono e à alimentação saudável, o exercício físico diário faz com que o organismo tenha mais disposição. Consequentemente, a sensação de preguiça vai embora e você consegue aumentar o nível de produtividade. O hábito de se movimentar serve para:

  • aliviar ansiedade e estresse;
  • auxilia no funcionamento dos órgãos como um todo;
  • ajuda a melhorar a postura, especialmente para quem trabalha/estuda na mesma posição por horas.

Além disso, ao fazer exercícios físicos, você aprende a respirar de forma correta e conhecer seus limites. Assim, é mais fácil perceber quando você começa a divagar. Ao treinar o corpo, você também treina foco e concentração e consegue fazer com que a mente volte ao propósito original mais rapidamente.

Fique longe dos eletrônicos

As redes sociais, as notícias e os chats de conversa podem ser grandes distrações na hora do estudo ou do trabalho. Por isso, é interessante que você deixe aparelhos eletrônicos fora do seu alcance. Quem precisa do celular para trabalhar, por exemplo, deve restringir as notificações apenas para receber o necessário.

Evite navegar na internet ou olhar as novidades durante esse período para não perder o foco e a concentração nas suas atividades. Cinco minutos lendo um site de notícias pode virar duas horas sem que você perceba. Ao se desconectar, você desenvolve autocontrole e disciplina.

Mantenha o ambiente organizado

Um ambiente bagunçado deixa a mente dispersa. Objetos fora do lugar ou cores muito chamativas podem causar desconforto para os olhos e, consequentemente, te distrair. Por exemplo, papeis espalhados na escrivaninha podem te confundir e fazer com que você perca um documento importante.

O local de trabalho ou estudo precisa estar sempre organizado para que a sua cabeça não se preocupe com nada além do que deve ser feito. Deixe apenas os materiais necessários próximos a você e alinhados para evitar deslocamentos que quebrem o seu ritmo.

Leia também


você pode gostar também

Turbine os seus estudos: confira 5 hábitos infalíveis que fazem bem ao cérebro

Quando mantemos a mente sempre ativa, conseguimos absorver as informações com mais facilidade. Confira boas práticas.

5 filmes da Netflix que ensinam lições de vida e te deixam motivado

Assistir filmes pode ser um momento de prazer e aprendizagem para a vida. A Netflix conta com diversos longas motivadores em seu catálogo.

5 filmes da Netflix que ensinam lições de vida e te deixam motivado

Assistir filmes pode ser um momento de prazer e aprendizagem para a vida. A Netflix conta com diversos longas motivadores em seu catálogo.

Confira 4 aplicativos para ajudar nos estudos para concursos públicos

Para te auxiliar nos estudos, existem algumas ferramentas interessantes disponíveis na internet. Confira 4 aplicativos úteis.

7 filmes da Netflix que todo concurseiro precisa assistir

Confira 7 inspiradores filmes que podem te dar a motivação necessária para ser aprovado nas provas de um concurso público.

5 filmes da Netflix que ensinam lições de vida e te deixam motivado

Assistir filmes pode ser um momento de prazer e aprendizagem para a vida. A Netflix conta com diversos longas motivadores em seu catálogo.