Vai estudar no feriado da Independência? Veja 5 truques para otimizar seu tempo

Se você pretende estudar no feriado, fique ligado em nossas cinco dicas para otimizar tempo e aumente as chances de aprovação.

Mais um feriado nacional em evidência e você procura uma maneira de otimizar tempo para conseguir avançar em seu cronograma de estudos? Essa é uma atitude inteligente, concurseiro. Afinal, todo esforço agora poderá ser recompensado no futuro.

Selecionamos cinco dicas sobre como otimizar tempo para quem vai estudar no feriado. Saiba como você pode aproveitar esse dia de descanso para aprender um pouco mais e turbinar as possibilidades de aprovação no concurso.

Truques para otimizar seu tempo

como melhorar estudos
Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

1) Planejamento é essencial

O concurseiro que deseja otimizar tempo estudando no feriado, precisa planejar como será esse dia de estudos com antecedência. No dia anterior, escolha as disciplinas que você vai estudar e deixe todo o material separado em cima da sua mesa.

Lembre-se de que a data das provas está chegando e você não pode perder tempo. Outro detalhe importante é planejar o seu horário de estudos. Dê preferência para os momentos em que você é mais produtivo, já que o seu aprendizado poderá ser mais eficiente.

Além disso, não se esqueça de planejar as suas pausas, que devem ser regulares. Estudar ininterruptamente, sem fazer intervalos frequentes, pode ser cansativo tanto para o corpo quanto para o seu cérebro. Por isso, concurseiro, ter planejamento é fundamental.

2) Manter o foco ajuda a otimizar tempo

Se você resolveu que vai colocar os estudos em dia no feriado e quer realmente otimizar tempo, precisa manter o foco naquilo que está fazendo. Mesmo que não seja tão fácil assim, o concurseiro precisa treinar o seu cérebro a fazer isso. A prática leva à perfeição, certo?

De nada adianta ter o dia inteiro livre para estudar se não conseguir manter o foco nos assuntos que precisam ser aprendidos. Por isso, a dica aqui é evitar todo e qualquer tipo de distração que possa desviar a sua atenção dos livros e apostilas. Você precisa manter o foco.

Deixe o seu celular desligado, retire da mesa tudo aquilo que não for necessário aos estudos, evite acessar suas redes sociais e estude em um ambiente silencioso. Afinal, é preciso que esse dia extra de aprendizagem tenha um rendimento satisfatório.

3) Não perca tempo com aquilo que não agrega valor

A maioria dos nossos hábitos diários se relacionam com o ambiente no qual estamos inseridos. Por isso, aquele concurseiro que quer otimizar tempo estudando no feriado, não deve se desgastar com o que não agrega valor em seu aprendizado, principalmente em relação ao seu local de estudos.

Se você perceber que algo não está agregando valor em seu dia de estudos (que precisa ser proveitoso, ao máximo), elimine. Se o seu quarto não está sendo um local propício para estudar, não hesite em procurar um outro espaço mais apropriado. O que não vale é perder tempo.

Lembre-se de que você poderia estar se divertindo, passeando ou descansando no feriado, mas resolveu estudar para o concurso. Então, nada mais sensato do que não perder tempo com algo que possa atrapalhar o seu aprendizado, não é? Pense nisso.

4) Aja mais, preocupe-se menos

Para o concurseiro otimizar tempo de estudos no feriado, ele não pode se descuidar das suas emoções durante esse dia. Se você deixar a ansiedade tomar conta da sua mente, o seu aprendizado será pífio. Aliás, a desmotivação pode tomar conta do pedaço e complicar tudo.

Mesmo que você tenha planejado estudar vários assuntos no feriado, é imprescindível deixar a ansiedade e o nervosismo de lado e colocar a mão na massa para valer. Agir mais e se preocupar menos com o futuro pode ser uma alternativa eficaz para se alcançar os objetivos.

As preocupações excessivas consomem um tempo precioso e uma grande quantidade de energia da nossa mente, que poderia estar sendo empregada em seu aprendizado. Por isso, procure agregar novos conhecimentos nesse dia e preocupe-se menos com que ainda está por vir.

Caso a ansiedade esteja se tornando um hábito no seu dia a dia, não hesite e procure atendimento psicológico.

5) Estabeleça metas para o dia de estudos no feriado

O concurseiro que deseja otimizar tempo de estudos no feriado precisa estipular pequenas metas para esse dia. Essa é uma excelente forma dele conseguir manter o foco, já que precisa cumpri-las. Sendo assim, que tal colocar as matérias que estão em atraso em dia?

Quando você estabelece metas diárias de estudo, a sua motivação pode ficar nas alturas e, por consequência, o seu aprendizado será o principal beneficiado em todo esse processo. As metas auxiliam o concurseiro a manter o foco nas disciplinas. E é isso o que mais importa para ele.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.

Este cargo de TI pode obter salário de R$ 17 MIL no país; veja qual é

Está pensando em se tornar um profissional da área da tecnologia? Confira o cargo de TI que pode ter salário de R$ 17 mil por mês.

7 profissões mais bem pagas para quem quer trabalhar no exterior

Sonha em uma carreira profissional fora do Brasil? Conheça sete profissões para quem quer trabalhar no exterior e que pagam altos salários.