Muita gente ainda acredita que a inteligência tem origem genética e é totalmente imutável. Mas a boa nova é que existem algumas práticas que podem aumentar exponencialmente as nossas habilidades cognitivas e, por consequência, a eficiência no trabalho ou nos estudos. Selecionamos cinco dicas sobre como é possível ficar mais inteligente, para que você consiga aprender o que precisa e ser aprovado nas provas do concurso. Confere aí.
Conheça os truques para ficar mais inteligente
1) Seja um eterno questionador
Aceitar todo tipo de informação sem questioná-las antes, não é o mais recomendado a se fazer. Lembre-se de que o principal inimigo da sua inteligência, por incrível que pareça, não é a ignorância, mas sim a pura ilusão do conhecimento.
Por isso, ter curiosidade de questionar mais as coisas é um dos caminhos para ficar mais inteligente. Por exemplo, quando você se deparar com informações em um site de notícias ou um jornal impresso, questione o posicionamento (ou ponto de vista) usado por aquele veículo de comunicação.
Se for o caso, cheque em outras fontes que também sejam confiáveis. Ser um questionador nato pode aguçar o seu senso crítico e fazer o seu cérebro trabalhar com mais eficiência diante das informações nas quais ele está lidando. Dessa forma, questione mais, aceite menos.
2) Cerque-se de pessoas inteligentes
Pode até parecer meio clichê essa dica, mas ela faz todo sentido, quando o objetivo é ficar mais inteligente. Pessoas inteligentes, na maioria das vezes, conversam sobre assuntos interessantes e dão valiosos conselhos que podem agregar valor na vida de quem convive com elas.
Indivíduos com QI elevado têm a “receita mágica” para alimentar o seu cérebro com assuntos (ou informações) úteis. Além disso, eles conseguem expandir a sua mente por meio de abordagens que mostram determinados pontos de vista que podem aguçar o seu senso crítico ou te ensinar algo de bom.
Dessa forma, cerque-se de pessoas inteligentes. Além de ser gratificante, poderá ser extremamente benéfico em todos os âmbitos da sua vida. Sendo assim, que tal procurá-las no seu trabalho, em grandes organizações, eventos importantes ou até mesmo em seus momentos de diversão? Pode acreditar, concurseiro, faz uma baita diferença.
3) Faça anotações sobre o que aprendeu
Para você ficar mais inteligente, uma excelente forma é anotar aquilo que acabou de aprender. Esse hábito (que até parece meio arcaico) é um aliado e tanto da sua capacidade mental. Mas você não precisa escrever usando um vocabulário complexo ou até dar calo nos dedos.
Da mesma forma que a leitura, anotar as coisas reforça as informações novas em sua mente e, de quebra, aprimora a sua capacidade gramatical. Além disso, anotações constantes deixam a sua memória mais ágil e eficiente.
Se você fizer anotações regulares sobre os pontos mais importantes dos conteúdos estudados, as chances de passar nas provas do concurso serão bem maiores. Faça o teste e comprove, concurseiro.
4) Implemente pequenas mudanças em sua rotina
Uma outra dica valiosa sobre como ficar mais inteligente, é fazendo pequenas alterações em seu dia a dia. Você já experimentou mudar a sua rota do trabalho ou da faculdade para a casa (e vice-versa), estudar naquela nova cafeteira que acabou de inaugurar ou desenvolver uma nova habilidade técnica? Tudo isso pode deixar o seu cérebro muito mais ativo.
Quando implementamos mudanças em nossa rotina, a mente se sente mais desafiada (por causa das novidades) e precisa se adequar a elas. Além disso, superar esses pequenos desafios acaba forçando o cérebro a ser mais criativo, para que o mesmo consiga atingir os objetivos propostos. Lembre-se: tudo o que desafia a mente faz um bem danado para ela.
5) Busque por conhecimento de forma constante
Aprender, aprender, aprender. Essa é a nossa última dica sobre como ficar mais inteligente. A busca constante pelo conhecimento é um dos investimentos mais sensatos de energia, dinheiro e, sobretudo, tempo, que o concurseiro pode fazer.
O melhor de tudo é que não importa a sua idade. Nunca é tarde e sempre existe espaço para aprender mais. Por isso, jamais pare de estudar e não subestime a sua capacidade de aprender novas habilidades e conceitos. A inteligência é aprimorada por meio do aprendizado constante.
Ou seja, quanto maior for a sua capacidade cognitiva, melhor será para o seu cérebro, que vai funcionar a todo vapor. Ser uma pessoa ávida por conhecimento cria mais conexões neurais e te aproxima de outras pessoas que também estão em busca do saudável saber sempre mais.
Agora é colocar todas as nossas dicas sobre como ficar mais inteligente em prática e deixar a sua aprovação no concurso bem mais perto. Boa sorte.