Como aumentar QI do cérebro? Veja 5 dicas para melhorar performance

Conheça dicas valiosas sobre como aumentar QI do cérebro e dobre as chances de passar nas provas do concurso público.

Você sabia que determinados hábitos simples podem te deixar uma pessoa mais inteligente? Se você está se preparando paras as provas de um concurso, por exemplo, continue a leitura que vamos te dar cinco dicas de ouro sobre como aumentar QI do cérebro.

continua depois da publicidade

Afinal de contas, quanto mais preparado o seu cérebro estiver para aumentar a sua bagagem de conhecimento, melhor.

1) Procure explorar novos assuntos

Essa talvez seja a dica sobre como aumentar QI do cérebro mais importante. Para ficar mais inteligente no dia a dia, é preciso adquirir novos conhecimentos por meio de assuntos nos quais você não tenha familiaridade.

Leia também

Isso traz diversos benefícios para a sua mente, que fica mais elástica. Quando o concurseiro sempre explora algo novo, com uma certa frequência, todas as habilidades que foram desenvolvidas ficam gravadas em sua mente.

continua depois da publicidade

Por isso, deixe a preguiça de lado e jamais negligencie a oportunidade de sempre aprender algo novo. Lembre-se de que quanto mais informações você tiver a respeito de um assunto que não domina, maior será a capacidade do seu cérebro.

Não importa o tipo de conteúdo, desde que você esteja mentalmente disposto a sempre explorar algo novo, está valendo. Seja um curioso nato e não desista de encontrar respostas para os seus questionamentos.

2) Desafie a sua mente todos os dias

Essa dica para aumentar QI do cérebro também é fundamental. A nossa mente precisa ser desafiada todos os dias, para não ficar “preguiçosa”.

continua depois da publicidade

Se você faz tudo de maneira automática, que tal desafiar o seu cérebro para fazer atividades corriqueiras de uma forma diferente? Pode até não parecer, mas é um baita desafio para a sua mente.

Por exemplo, usar a mão não dominante para escovar os dentes, comer, acender a luz, se ensaboar ou beber água; tomar banho com as luzes apagadas ou de olhos fechados e procurar objetos no quarto escuro, são ótimas formas de desafiar a sua mente.

Além disso, você também pode alternar a rota do trabalho para a casa e vice-versa, aprender a consertar um aparelho eletrônico, a tocar um instrumento musical ou um novo idioma. Tudo aquilo que desafia a sua mente faz um bem danado para ela e pode te deixar ainda mais inteligente, já que cria mais conexões neurais.

continua depois da publicidade

3) Não abra mão de um sono de qualidade

Não é novidade para ninguém que o sono é fundamental para a saúde do corpo e da mente. Por isso, para aumentar QI do cérebro, você deve ter um sono relaxante, todas as noites.

É durante essa fase que todas as informações recém aprendidas se fixam na mente. Para ter um sono de qualidade, o ideal é que o seu quarto esteja bem escuro e com a temperatura ambiente adequada, para não interromper esse importante ciclo.

Se você sofre de insônia ou tem dificuldades para dormir, a sua mente está sendo prejudicada. Uma noite mal dormida acarreta em letargia, indisposição (física e intelectual) mau humor, falta de atenção, déficit de aprendizado e performance, dentre outros malefícios.

Procure dormir por, pelo menos, sete horas todas as noites e tenha horários regulares para ir para cama e acordar. Se for possível, acorde com a luz natural.

4) Lazer inteligente: deixe ele fazer parte da sua rotina

Para aumentar QI do cérebro, recomendamos que você deixe o lazer inteligente fazer parte da sua rotina. Existe uma enorme variedade de jogos/atividades que contribuem para o desenvolvimento da nossa inteligência.

Quer um bom exemplo? Sudoku, jogos como xadrez, dama, batalha naval, banco imobiliário e quebra-cabeça (acima de 500 peças), palavras-cruzadas, atividades com cartas de baralho e artes cênicas, são ótimas opções.

Tudo isso estimula a sua capacidade cognitiva e deixa a sua inteligência muito mais aguçada. Até na hora da diversão, é possível aprender ainda mais.

5) Alimentação balanceada e exercícios físicos

Quando o assunto é aumentar QI do cérebro, essa dupla nunca saiu de moda. Alimentos ricos em antioxidantes, ômega 3, vitaminas e minerais, são excelentes para o nosso cérebro e devem ser consumidos com frequência.

Uma dieta saudável com frutas, verduras, legumes, sementes oleaginosas, peixes (atum, sardinha e salmão, de preferência) e massas integrais faz muito bem para a saúde física e mental. No entanto, é indispensável marcar uma consulta com nutricionista para verificar quais alimentos você pode ou não comer, bem como elaborar a sua dieta.

Se você aliar um cardápio equilibrado aos exercícios físicos, vai colher os benefícios em dobro. Atividades aeróbicas promovem uma melhor oxigenação do cérebro, aumenta as sinapses, cria mais conexões entre os neurônios e auxilia na formação de células extras.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade