Squad Solar City Car: conheça o veículo que não precisa de habilitação

Veículo movido a energia solar tem autonomia de até 100 quilômetros com a carga cheia e já pode ser reservado em todos os países do mundo.

Um grupo de projetistas holandeses criou o Squad Solar City Car, um quadriciclo movido à energia solar que custará cerca de R$ 32.000,00. O projeto chega às ruas da Europa no início de 2023 e não será exigida a Carteira de Habilitação para conduzi-lo.

Seu formato corresponde a um carro de golfe elétrico e o veículo comporta até duas pessoas – planos futuros incluem a fabricação de um veículo para quatro ocupantes. Pensado para andar em grandes centros urbanos, o Squad Solar City Car pode ser estacionado em pequenos espaços, como se fosse uma moto.

A empresa responsável pela criação do Squad Solar City Car afirma que seu uso deve se restringir ao compartilhamento de veículos, podendo ser usado de maneira particular. Pelo seu tamanho compacto, seu uso será destinado principalmente ao segmento de comércio.

Squad Solar City Car: funcionamento do veículo

O Squad Solar possui dois motores elétricos alocados nas rodas traseiras, com 5cv de potência. A alimentação do veículo fica por conta de quatro baterias com 1,6 kWh cada. Elas podem ser trocadas ou recarregadas e a autonomia do Squad chega a 100 quilômetros quando totalmente carregado.

O modelo, que pode alcançar os 45 km/h, não exigirá a necessidade de habilitação. Nesse sentido, nos países da União Europeia, o Squad estará disponível para adolescentes a partir dos 14 anos. Considerado um modelo compacto, o Squad suporta até 68 litros de bagagens e seu interior promete algum conforto para o usuário.

A estrutura do Squad foi pensada para proteger os ocupantes e uma gaiola de proteção protege os passageiros por todos os lados. A estrutura suporta grandes impactos e o fabricante defende que o Squad City possui mais segurança que o exigido pelas leis europeias.

Fabricação e vendas

Após três anos de desenvolvimento, o Squad Solar City Car é uma realidade e pode entrar no mercado de compartilhamentos de carros já no início de 2023.

O modelo também poderá ser adquirido para uso particular, muito embora sua destinação principal seja o segmento de comércios. Assim, sua destinação principal seria para plataformas de compartilhamento, como também serviços de entregas, de reparos e manutenção, vigilância e serviços dentro do ambiente das cidades.

O modelo já pode ser encomendado em países da Europa como Holanda, Alemanha, Bélgica e França. Entretanto, planos futuros incluem uma expansão maior para outros países europeus, além do desembarque da marca nos Estados Unidos, principalmente em regiões da Califórnia e da Flórida.

Não residentes na Europa também podem fazer a encomenda do veículo, desde que estejam dispostos a desembolsar o valor total de 6.250 euros ou R$ 32.290,00. Entretanto, mesmo fazendo a pré-reserva no valor de 5 euros, o interessado não possui totais garantias de que irá receber a sua unidade, a depender da área de cobertura.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.