7 coisas para prestar atenção ao comprar um carro seminovo

É preciso estar atento a alguns detalhes antes de comprar um carro seminovo, como a existência de multas e sinais de má conservação.

O sonho do carro próprio pode estar mais perto do que se imagina. Muitas pessoas quando vão comprar algum veículo optam por um carro seminovo. Os motivos são muitos e vão desde os preços altos de carros zero quilômetro ou mesmo o mercado de seminovos, que vem crescendo no país.

Entretanto, mesmo com essa abertura maior do mercado de seminovos, muita gente ainda fica um pouco mais receosa de comprar um carro seminovo, seja pela falta de informações sobre o dono e o funcionamento do veículo ou até mesmo sobre a sua procedência.

De fato, é importante prestar atenção em algumas coisas ao comprar um carro seminovo, e elas vão desde informações sobre o motorista anterior ou mesmo sobre o histórico de revisões ou alguma checagem na pintura, por exemplo. Por isso elaboramos uma lista com 7 coisas para se prestar atenção antes de comprar um carro seminovo.

Veja as dicas para comprar carro seminovo

1 – Procure pelos desgastes na pintura

Este é um dos principais aspectos a serem observados ao comprar um carro seminovo. Uma das coisas que mais se desgasta com o tempo é a pintura, portanto é essencial dar uma olhada um pouco mais apurada na pintura do veículo seminovo.

Para uma maior durabilidade da pintura, empresas automotivas recomendam aplicação de cera automotiva de seis em seis meses, além da cristalização do carro a cada 12 meses. Esses procedimentos garantem a recuperação da tonalidade original da pintura.

2 – Verifique os documentos do veículo

Um importante aspecto a ser analisado ao se comprar um carro seminovo é a documentação do veículo. Olhar se o carro possui alguma pendência e, por isso, está com a documentação atrasada, é muito importante para evitar problemas futuros com possíveis fiscalizações.

Ao comprar um seminovo, é possível fazer o levantamento sobre a real situação da documentação do carro. Basta ter o número do Renavam e consultar no endereço eletrônico do Detran de cada estado.

3 – Confira as últimas revisões

A manutenção do veículo deve estar sempre em dia, para evitar maiores problemas na mecânica do carro seminovo. Portanto, fique de olho se o dono anterior fez as revisões necessárias no tempo certo.

4 – Verifique o estado da embreagem e do freio

Uma das coisas para prestar atenção ao comprar um seminovo é o estado em que se encontra a embreagem e o freio, partes essenciais para um bom funcionamento do carro. Nesse sentido, é bom avaliar o estado da embreagem, bem como todo o sistema de transmissão e frenagem do carro.

5 – Examine o estado do motor

Uma coisa para prestar atenção ao comprar um seminovo é o motor do carro. Portanto, faça alguns testes como ligar o motor e perceber os ruídos que o carro faz durante o procedimento. Ao ligar o motor abra o capô do carro e procure por algum ruído estranho. Correias em bom estado geralmente não apresentam nenhum barulho estranho, portanto fique atento a todo o funcionamento do carro.

6 – Fique atento ao odômetro adulterado

Muitas vezes a quilometragem do carro não bate com o estado de conservação de seu interior. Isso porque algumas pessoas adulteram o odômetro, mexendo na quilometragem real do carro e vendendo um produto duvidoso.

É bom sempre ficar atento ao estado do volante, do painel e do estofado do carro. Em casos em que a suspeita de modificação do odômetro seja uma realidade, esteja mais atento ainda aos mínimos detalhes.

7 – Cheiro de cigarro no interior do veículo

Muitas vezes as pessoas têm o costume de fumar enquanto dirigem. Além de ser uma infração, o hábito em questão acaba deixando o carro com cheiro desagradável de tabaco.

Leia também

você pode gostar também

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.