O que não fazer numa entrevista de emprego? Veja 10 erros críticos

Está procurando uma recolocação no mercado de trabalho? Veja o que você não deve fazer numa entrevista de emprego.

O seu currículo foi um dos selecionados para a tão sonhada entrevista naquela multinacional de prestígio? Parabéns. Para te ajudar a ser aprovado no processo seletivo, selecionamos 10 dicas sobre o que não fazer numa entrevista de emprego. Afinal, alguns erros podem manchar a imagem do candidato e eliminá-lo de vez. Confere aí.

Leia também

Entenda o que não fazer em uma entrevista de emprego

1) Não pesquisar sobre a organização

Essa é uma das dicas sobre o que não fazer numa entrevista de emprego mais importantes. Imagine você chegar para participar de um processo seletivo sem saber absolutamente nada sobre a empresa.

Provavelmente iria ficar complemente perdido, certo? Por isso, procure se munir do máximo de informações sobre a organização. Fazer uma pesquisa no site dela pode ajudar bastante.

2) Dar respostas vagas

Um candidato que dá respostas confusas e adora divagar em suas ideias, seguramente não vai passar da primeira fase da entrevista. Preste atenção naquilo que você falando para o recrutador e veja se o seu raciocínio faz sentido.

Responder vagamente as perguntas não transmite a confiança necessária para o seu ouvinte. Pode ter certeza disso.

3) Usar linguagem informal

Outra dica sobre o que não fazer numa entrevista de emprego é a respeito do uso da linguagem, que jamais deve ser informal. Gírias, palavrões e um linguajar coloquial nunca devem ser usados em um processo seletivo. Sendo assim, use um vocabulário que seja condizente com aquele momento, combinado?

4) Se atrasar

Não existe nada mais desagradável (e vergonhoso) do que chegar atrasado em uma entrevista de emprego. Se você mora longe da empresa, saia de casa com bastante antecedência para evitar se atrasar.

Ficou preso no trânsito? Ligue ou envie um e-mail para o recrutador informando sobre o ocorrido. Isso demonstra profissionalismo da sua parte.

5) Vestir-se inapropriadamente

Mais uma dica sobre o que não fazer numa entrevista de emprego. Ir para um processo seletivo vestido como se você fosse para um churrasco na casa de um amigo, não é o mais recomendado.

Por mais que a tendência do momento seja casual, usar um traje formal ainda é o mais adequado para entrevistas. Lembre-se de que, muitas vezes, a primeira impressão é a que fica.

6) Mentir sobre si mesmo

Esse é um dos erros mais comuns que milhares de candidatos cometem. Mentir sobre suas habilidades ou experiência profissional pode sair caro, principalmente se a mentira for descoberta no futuro.

Além de causar danos à sua imagem, a ausência da verdade não vai te deixar mais experiente. Seja sincero sobre você mesmo, combinado?

7) Falar mal do seu antigo emprego

Esse tipo de postura é extremamente mal vista por qualquer recrutador. Além de não ser nada ético, falar mal do seu emprego anterior não vai fazer você ser aprovado na entrevista.

Existem formas mais adequadas de mencionar os motivos pelos quais está procurando um novo emprego. É aquela velha e conhecida história: quando não se tem nada de positivo para falar, é melhor ficar calado a respeito.

8) Demonstrar falta de interesse na dinâmica

Outra dica importante sobre o que não fazer numa entrevista de emprego é essa. Demonstrar apatia ou falta de interesse na dinâmica de grupo é um erro crítico.

Lembre-se de que o seu comportamento está sendo avaliado pelo recrutador, por isso, não haja como se a vaga já fosse sua. Por mais que você seja um profissional experiente, demonstre suas habilidades de trabalhar em equipe, mesmo em uma situação hipotética, como em uma dinâmica.

9) Ir logo perguntando sobre salário e benefícios

Qual a impressão que o entrevistador teria se você chegasse para participar de um processo seletivo e fosse logo de cara perguntando sobre o salário, benefícios e dias de folga? A pior possível.

Sabemos que isso é importante, mas não deve ser o tema principal da entrevista. Tenha calma que, em um momento oportuno, você ficará sabendo dessas informações. O que não vale é ir sentando na cadeira e perguntando quanto vai ganhar por mês.

10) Ficar mexendo no celular

Essa dica sobre o que não fazer numa entrevista de emprego também é crucial. Ficar mexendo no celular o tempo inteiro durante a conversa com o entrevistador, além de ser desagradável, pode causar uma péssima impressão a seu respeito.

O mais sensato a se fazer é deixar o aparelho desligado ou no modo avião, para não correr o risco de alguém te ligar e interromper a entrevista. Deixe para navegar nas redes sociais em casa, fechado?

Leia também


você pode gostar também

5 soft skills mais procuradas pelos empregadores no país; veja a lista

Está procurando emprego? Conheça quais são as cinco soft skills mais procuradas pelos empregadores e tenha um diferencial competitivo.

Fique de olho: estas 5 profissões ainda vão crescer muito no Brasil

As transformações no mercado de trabalho criam novas profissões para atender às necessidades dos consumidores, garantindo profissões com bons salários e gratificações.

Confira 7 casos que exigem a emissão da nova CNH em 2022

Ainda que a resolução do Conselho Nacional de Trânsito estabeleça uma transição gradual para o documento, existem situações específicas que obrigam a emissão da nova CNH.

Estes 5 hábitos simples aumentam a sua produtividade no dia a dia

Se você quer obter um maior rendimento nos estudos, conheça cinco hábitos que aumentam a produtividade no dia a dia.

Estados mais ricos do país: confira ranking atualizado com o top 5

Cinco estados mais ricos do Brasil são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

3 hábitos de trânsito que dão multa na CNH e você ainda não sabia

As multas e punições previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro servem para manter o trânsito um lugar seguro aos condutores e motoristas, também preservando as vias públicas.