Como saber se passei na entrevista de emprego? 5 sinais para ficar de olho

Conheça cinco indicativos de que você foi bem na entrevista de emprego e tem grandes chances de ser contratado.

O momento da entrevista de emprego pode deixar os candidatos bastante apreensivos a respeito da aprovação, principalmente se o cargo almejado for de prestígio. Mesmo que você acredite que tenha se saído bem nessa hora, vamos te mostrar cinco sinais de que sua entrevista de emprego pode ter sido um sucesso e que poderá se tornar o mais novo talento contratado de uma organização.

Sinais para saber se você se saiu bem na entrevista de emprego

1) Interesse do recrutador na conversa

Esse talvez seja um dos principais indicativos que você tem grandes chances de passar na entrevista de emprego. Se o recrutador demonstrar um grande interesse em te conhecer mais durante a conversa, não demorar para responder e até fazer perguntas não previstas, ele tem interesse em te contratar.

Além disso, se o entrevistador demonstrar todo o interesse do mundo naquilo que você tem para dizer e se envolver na conversa a ponto de extrapolar o horário da entrevista, a vaga pode ser sua. Quando o recrutador se mostra engajado durante a conversa e dá toda a atenção necessária ao candidato, as chances de aprovação são altas.

Mas vale lembrar que ele só vai demonstrar interesse durante a conversa se perceber que você também está interessado. Lembre-se de que é preciso conquistar a atenção do entrevistador, por mais que isso seja um desafio.

2) O entrevistador te mostrou as dependências da empresa

O recrutador, além de demonstrar interesse na conversa, ainda fez um tour com você por toda a empresa? Isso pode ser um excelente indicativo que você se deu bem na entrevista de emprego.

Ser apresentado aos futuros colegas de trabalho e conhecer todos os setores da organização indica que as suas chances de trabalhar lá serão enormes. Pode acreditar.

Essa atitude do recrutador demonstra que ele está confiante em seu trabalho, quer te mostrar os “atributos” da empresa e tem total interesse que você trabalhe nela. Sendo assim, retribua da mesma forma demonstrando interesse e não deixe de tecer elogios ao espaço que, muito provavelmente, será o seu local de trabalho.

3) O recrutador solicitou referências

Mesmo que isso aconteça ao final da entrevista de emprego, é bem provável que a sua aprovação se torne realidade. Quando o entrevistador pede referências do candidato, sejam elas pessoais ou profissionais, é sinal de que ele transmitiu a confiança necessária para assumir a função dentro da empresa.

A dica aqui, caso isso aconteça, é indicar ex-chefes e colegas de trabalho das organizações nas quais já trabalhou. No âmbito pessoal, é recomendado indicar um amigo de longa data ou algum parente mais próximo com o qual tenha uma boa relação.

Se for possível, antecipe-se a essa solicitação e tenha esses nomes com os seus respectivos telefones de contato. Essa atitude demonstra que você não tem nada a temer ou a esconder, em todos os âmbitos da sua vida.

4) O entrevistador informou sobre as próximas etapas da seleção

Outro sinal que indica que você se deu bem na entrevista de emprego, é quando o recrutador mencionar algo sobre como serão as próximas etapas do processo seletivo. Isso significa que você ainda está sendo cogitado para o cargo em aberto. Por isso, fique atento quanto às orientações, nesse sentido.

Caso o entrevistador te mostre, com riqueza de detalhes, como irão suceder as próximas fases da seleção, demonstre interesse e anote tudo, se for possível.

Muitas vezes, é possível ter um diferencial e tanto apenas prestando atenção nos dizeres do recrutador. Mesmo que seja algo estressante e, por vezes, cansativo, não desista e vá até o final. Pode valer muito a pena.

5) O recrutador te mostrou qual seria a sua função

Durante a entrevista de emprego o recrutador já te mostra, logo de cara, qual seria o seu papel dentro da empresa? As chances de trabalhar lá podem ser gigantescas. Esse é um forte indício de que a organização já te imagina ocupando esse cargo. Por isso, o entrevistador já foi logo mostrando as vantagens da função.

Essa é uma estratégia interessante quando o candidato tem o perfil profissional que a empresa procura no mercado, já que costuma ser bastante convincente. Se o recrutador mencionar sobre benefícios, horários, políticas e demais regalias do cargo, você já pode trazer a sua carteira de trabalho que a vaga é praticamente sua.

Viu como os sinais que você se deu bem na entrevista de emprego são fáceis de serem notados? Fique atento a todos eles e boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.

Este cargo de TI pode obter salário de R$ 17 MIL no país; veja qual é

Está pensando em se tornar um profissional da área da tecnologia? Confira o cargo de TI que pode ter salário de R$ 17 mil por mês.

7 profissões mais bem pagas para quem quer trabalhar no exterior

Sonha em uma carreira profissional fora do Brasil? Conheça sete profissões para quem quer trabalhar no exterior e que pagam altos salários.