Saiba se destacar em dinâmicas de grupo; confira 9 dicas

Se você está procurando uma recolocação profissional no mercado, conheça nove dicas de ouro sobre como se destacar em dinâmicas de grupo.

Para a maioria das pessoas que estão participando de um processo seletivo, a fase da dinâmica de grupo pode ser bastante desafiadora. Afinal, é aquele momento em que o candidato precisa convencer o recrutador a contratá-lo, por isso, precisa se destacar dos demais. Esse artigo traz nove dicas infalíveis sobre como se destacar em dinâmicas de grupo para conquistar o emprego dos sonhos. Confere aí.

Veja como se sair bem nas dinâmicas de grupo

1) Demonstre confiança

A primeira dica sobre como se destacar em dinâmicas de grupo é transmitir a máxima confiança, pois isso pode contar um ponto extra ao seu favor. Ao responder uma pergunta, olhe nos olhos do entrevistador e demonstre confiança.

Isso pode indicar que você é uma pessoa autêntica. A bola da vez aqui é se preparar, para que o nervosismo não dê as caras, o que te faz ficar mais confiante.

2) Aponte soluções para os problemas

Vamos supor que você esteja disputando uma vaga para a área de Gestão de Projetos. A dica aqui é apontar soluções para os eventuais problemas que possam aparecer ou que já façam parte do cotidiano da organização.

Por isso, é importante conhecer um pouco mais a empresa, bem como os principais desafios enfrentados no mercado. Esse pode ser um baita diferencial.

3) Mostre que você sabe trabalhar em equipe

Outro macete sobre como se destacar em dinâmicas de grupo é mostrar que a capacidade de trabalhar em equipe é um dos seus pontos fortes. Dessa forma, que tal ser o líder do grupo e brilhar?

Mas lembre-se de ser comedido para não começar uma disputa sem sentido com outro candidato de perfil semelhante ao seu. O objetivo é demonstrar que você sabe trabalhar pacificamente em equipe e nada mais.

4) Acima de tudo, seja você

Você jamais, em nenhuma hipótese, deve tentar ser quem não é. Apelar para a atuação pode deixar o seu poder de convencimento pela “estrada” em pouco tempo.

Ou seja, força a barra tentando ser uma pessoa que tem outro tipo de personalidade ou habilidade pessoal, além de pegar mal, pode fazer o recrutador reprová-lo logo de cara. As qualidades podem ser colocadas em cima da mesa, desde que sejam verdadeiras.

5) Mostre que é um profissional experiente

Outra maneira de se destacar em dinâmicas de grupo é mostrar que você pode agregar valor à empresa, o que é crucial. Falar que é especialista em uma área e não conseguir provar, está longe de ser o mais recomendado.

A maneira mais sensata (e inteligente) de mostrar que é um profissional capacitado e experiente, é mostrar os resultados obtidos em sua trajetória profissional, apesar dos eventuais erros ou “tropeços” na carreira.

6) Deixe a sua marca registrada

Qual é a principal atitude que pode fazer você ser o contemplado com um novo emprego? Deixar a sua marca registrada na mente do entrevistador.

A dinâmica de grupo é um excelente momento para expor as suas principais habilidades, valores e ideias. Ou seja, demonstre um diferencial que simplesmente faça o recrutador querer te contratar. Mostre que você é a peça-chave que faltava para completar o quebra-cabeça. Essa será a sua marca.

7) Educação sempre

Mais uma dica sobre como se destacar em dinâmicas de grupo que muito candidato se esquece. Por mais que você tenha um currículo profissional invejável, demonstrar arrogância e ser grosseiro com os outros candidatos pode manchar a sua imagem. Dessa maneira, procure ser amigável e educado com todos ao seu redor.

Achar que a vaga deve ser sua a todo custo e mostra-se que é superior aos demais é uma atitude que vai te eliminar da seleção. Pode ter certeza disso.

8) Mostre que conhece a fundo a organização

Não existe nada mais importante para um negócio do que contratar um colaborador que esteja 100% alinhado com a cultura organizacional.

Estar por dentro dos valores, da missão, do posicionamento de mercado e da visão empresarial, pode fazer você destacar dos outros candidatos. Antes de se candidatar para qualquer vaga de emprego, observe se deu o “match” com a cultura da empresa.

9) Mencione os seus projetos paralelos

Para realmente se destacar em dinâmicas de grupo, você deve falar (com todo orgulho) sobre os projetos paralelos à sua profissão nos quais está envolvido.

Seja de um trabalho voluntário em uma ONG ou sobre o seu site pessoal. Não importa. Isso demonstra criatividade, que é uma qualidade essencial no mundo corporativo.

Leia também

você pode gostar também

Por que as novas gerações mudam muito de emprego? Veja 5 razões

Se você sempre teve afinidade com a área de Recursos Humanos, conheça as cinco razões pelas quais as novas gerações mudam muito de emprego.

11 coisas que você PRECISA aprender antes de fazer 30 anos

Sempre sonhou com uma carreira de sucesso e quer ter mais felicidade em sua vida pessoal, concurseiro? Então, conheça 11 coisas que você precisa aprender antes de fazer 30 anos.

7 profissões que não são concorridas e pagam muito bem

Está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, mas não quer enfrentar muita concorrência? Conheça sete profissões que não são concorridas e pagam muito bem.

Acabe com os ratos: conheça os 5 ingredientes que espantam esses animais

Veja algumas alternativas ideais para espantar ratos de sua casa ou jardim, sem precisar usar produtos químicos.

Mitos e verdades: 10 curiosidades sobre o peixe betta

O peixe betta é uma escolha popular de quem tem animais de estimação devido às suas cores marcantes e fácil manutenção. Veja as principais curiosidades sobre ele.

Horóscopo: 3 signos que vão ter muita sorte no próximo mês

Abril está chegando e, para muitas pessoas, é um mês que traz uma sensação de renovação e esperança. Além disso, os astros revelam que três signos terão muita sorte neste mês.