O concurso Correios está dando o que falar, já sendo considerado um dos principais certames do ano. E não é por acaso: ao todo, os editais de abertura contam com 3.511 vagas para preenchimento imediato para duas carreiras específicas: Agente e Analista de Correios.
De acordo com a distribuição feita pela estatal, 3.099 oportunidades serão destinadas para a primeira, que exige nível médio completo e contempla postos específicos para o cargo de Carteiro. Já Analista de Correios tem várias especialidades, sendo todas de nível superior.
Cada uma delas, por sua vez, tem requisitos distintos, por isso vale a pena conhecer todos os detalhes para verificar em qual perfil você se enquadra. Essa carreira terá salário inicial de R$ 6.872,48 em jornadas de 44 horas semanais, totalizando 412 vagas em caráter imediato.
O que faz um Analista de Correios?
Em linhas gerais, todos os candidatos aprovados na carreira, independentemente da especialidade escolhida, devem propor melhorias nos processos ao usar instrumentos, equipamentos e sistemas para atender à qualidade necessária, bem como segurança na área de atuação.
Também será preciso prestar assessoramento técnico a depender da especialidade, orientando na hora de aplicar os conhecimentos e documentos normativos. Os Correios também devem solicitar propostas alternativas, preventivas e corretivas para tomadas de decisão.
Dentre as atribuições, os profissionais devem disseminar conhecimentos técnico ao emitir considerações ao público para melhorar continuamente os processos de trabalho. E não para por aí, pois será necessário elaborar documentos diversas, tais como:
- Relatórios;
- Pareceres;
- Ofícios;
- Cartas;
- Planilhas;
- E assim por diante.
A documentação deve seguir as normas técnicas e padrões estabelecidos pela estatal, relatando ocorrências diversas e emitindo considerações técnicas em cada caso. Além disso, os profissionais terão que realizar auditoria técnica dentro da área de atuação.
“Verificando os procedimentos, as normas e legislações aplicadas, identificando não conformidades para propor medidas corretivo preventivas e garantir a melhoria contínua dos processos”, informa o edital nº 271/2024, que prevê as vagas para Analista.
Por fim, será preciso acompanhar o cronograma de projetos, bem como a correta execução das etapas ao aplicar normas e conciliar prazos e demais ações para cumprir os objetivos organizacionais. Essas são, basicamente, as atribuições comuns a todas as especialidades.
Existem funções específicas para cada um das especialidades com oferta de vagas no concurso dos Correios. É importante ler o edital em sua íntegra para consultar todas as informações pertinentes ao cargo em que você se inscrever.
Especialidades e requisitos
Dentro da carreira de Analista de Correios, existem 16 especialidades com oferta de vagas. O candidato deverá se inscrever para apenas uma dela. Confira quais são, bem como os requisitos técnicos que constam no edital de abertura:
- Advogado: curso de graduação em Direito e registro no órgão competente;
- Analista de Sistemas – Desenho de Sistemas, Analista de Sistemas – Produção, Analista de Sistemas – Redes, Analista de Sistemas – Suporte de Banco de Dados e Analista de Sistemas – Suporte de Sistemas: todos esses cargos têm os mesmos requisitos. Ou seja, diploma, devidamente registrado, de curso de graduação na área de Tecnologia da Informação, acrescido de curso de pós-graduação em área de Tecnologia da Informação, com no mínimo 360 horas;
- Arquiteto: curso de graduação em Arquitetura e registro no órgão competente;
- Arquivista:curso de graduação em Arquivologia e registro no órgão competente;
- Assistente Social: curso de graduação em Serviço Social e registro no órgão competente;
- Engenheiro – Engenharia Civil: curso de graduação na área e registro no órgão competente;
- Engenheiro – Engenharia de Produção: curso de graduação na área e registro no órgão competente;
- Engenheiro – Engenharia de Redes e Comunicação: curso de graduação na área e registro no órgão competente;
- Engenheiro – Engenharia de Telecomunicações: curso de graduação na área e registro no órgão competente;
- Engenheiro – Engenharia Elétrica: curso de graduação na área e registro no órgão competente;
- Engenheiro – Engenharia Eletrônica: curso de graduação na área e registro no órgão competente;
- Engenheiro – Engenharia Mecânica: curso de graduação na área e registro no órgão competente.
Período de inscrição
As inscrições abriram no dia 10 de outubro, como prazo previsto para terminarem às 23h do dia 28 do mesmo mês. Para se candidatar, é necessário acessar a página do certame, disponível no site da banca organizadora. Mais detalhes podem ser lidos no edital de abertura: