Concurso Nacional Unificado: 10 órgãos já confirmaram mais de 5 mil vagas

Até agora, o Concurso Nacional Unificado conta com a participação de 10 órgãos participantes. Outros 11 negaram a adesão e os demais ainda estão em processo de análise da proposta.

O Concurso Nacional Unificado (CNU) já tem 5.101 vagas confirmadas por dez órgãos que decidiram participar do formato de prova única para contratação de servidores públicos. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), desse total, nove aceites vieram de Ministérios e uma adesão de Agência Reguladora.

continua depois da publicidade

Algumas pastas que ofertarão suas oportunidades dentro do Enem dos Empregos, como foi o apelidado o CNU, contam com lotação em diferentes entidades. Sendo assim, as vagas devem contemplar cerca de 27 autarquias e ministérios.

Além dos órgãos que já aderiram ao Concurso Nacional Unificado, outros nove já deram resposta negativa ao certame. As demais instituições convidadas têm até o dia 29 de setembro para dizer se irão ou não ingressar na prova única, que deve ter o edital lançado até dezembro deste ano.

Fique ligado aqui no Concursos no Brasil (CB), pois nosso site está sempre trazendo atualizações sobre o CNU e demais seleções públicas do país. Para verificar os editais que estão com inscrições vigentes, basta ir no menu e clicar em "Concursos Abertos". Agora, se você quer saber o que ainda vem por aí, vá em "Concursos Previstos".

continua depois da publicidade
Leia também

Na nossa aba de "Artigos", você encontrará uma série de matérias com dicas de como estudar, o que fazer, como revisar, além de conteúdos variados de conhecimento geral. Para os concurseiros de plantão, o CB ainda oferece simulados gratuitos que podem ser encontrados na área de "Questões".

Confira o cronograma do CNU

O MGI anunciou o Concurso Nacional Unificado no dia 25 de agosto deste ano, após se reunir com os órgãos que tiveram as vagas autorizadas. Na ocasião, a pasta definiu um cronograma inicial para organizar as etapas da seleção por meio de prova única. As previsões do Ministério são:

continua depois da publicidade
  • Até 20 de setembro de 2023 (HOJE): criação do comitê organizador;
  • Até 29 de setembro de 2023: resposta dos órgãos sobre adesão ao CNU;
  • Até 20 de dezembro de 2023: publicação do edital do Concurso Nacional Unificado.

Originalmente, o cronograma indicava dia 25 de fevereiro de 2024 como data de aplicação da prova. No entanto, os órgãos convidados ressaltaram que o período entre lançamento do edital e realização da avaliação era muito curto. Por isso, o Ministério da Gestão optou por adiar a prova para meados do fim de março.

O restante do calendário do Concurso Nacional Unificado deve ficar da seguinte maneira:

  • Abril de 2024: divulgação dos resultados gerais;
  • Entre junho e julho de 2024: início dos cursos de formação;
  • Entre julho e agosto de 2024: ambientação dos novos servidores.

Quais órgãos já aderiram ao Concurso Nacional Unificado?

Neste ano de 2023, o governo federal autorizou a abertura de mais de 8 mil vagas para realização de concursos públicos em diversos órgãos. Com o objetivo de centralizar as contratações, criando um cronograma só para todos, o MGI surgiu com a ideia do Enem dos Empregos.

continua depois da publicidade

O CNU, inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio, irá realizar uma prova única em 79 municípios, permitindo que pessoas de diferentes regiões tenham acesso às vagas ofertadas. A participação das entidades é opcional. Até agora, 10 órgãos já aderiram ao Concurso Nacional Unificado e somam mais de 5 mil vagas em 27 entidades:

  1. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): 814 vagas para a unidade central e outras 16 unidades vinculadas;
  2. Ministério dos Povos Indígenas (MPI): 502 vagas para a Funai;
  3. Ministério da Saúde (MS): 220 vagas para o próprio MS e outras 300 para a Fiocruz;
  4. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): 900 vagas para Auditor Fiscal do Trabalho (AFT);
  5. Ministério da Gestão e Inovação (MGI): 300 vagas para Analista de Infraestrutura, 300 vagas para Analista em Tecnologia da Informação (ATI), 500 vagas para Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) e 150 vagas para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG);
  6. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC): 50 vagas para Analista de Comércio Exterior;
  7. Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP): 100 vagas para o cargo de Analista Técnico Administrativo;
  8. Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO): 895 vagas para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
  9. Ministério da Previdência Social (MPS): 40 vagas para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc);
  10. Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq): 30 vagas para Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários.

Quais órgãos não vão participar do Enem dos Empregos?

Até o momento, 11 órgãos optaram por não aderir ao Concurso Nacional Unificado. Desses, três já lançaram seus próprios editais e estão com as respectivas seleções em andamento. São eles:

  • Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam);
  • Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE);
  • Ministério da Educação (MEC);
  • Ministério de Minas e Energia (MME).

Os outros oito deram respostas negativas e estão definindo seus próprios certames, com banca organizadora contratada ou em processo de seleção. Veja quais são eles:

  • Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL);
  • Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA);
  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT);
  • Banco Central (Bacen);
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
  • Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra);
  • Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI);
  • Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Quem ainda deve responder sobre o CNU?

Existem outros seis órgãos que ainda não responderam se irão aderir ao Concurso Nacional Unificado ou realizar o seu próprio certame. Confira quais são as entidades que ainda estão analisando as possibilidades:

  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA);
  • Ministério do Meio Ambiente;
  • Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel);
  • Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
  • Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Lembrando que eles têm até o próximo dia 29 para decidir sobre o Enem dos Empregos. Caso optem por lançar concursos separadamente, terão entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 para publicar os editais.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade