Agências do INSS abrem no feriado da Proclamação da República (15/11)?

Beneficiários devem ficar atentos para entender se agências do INSS abrem no feriado da Proclamação da República ou não.

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos aos horários de funcionamento das agências nesta semana, visto que nesta segunda-feira (14) e amanhã, na Proclamação da República (15/11), os locais não devem operar como sempre. Deste modo, é essencial entender se as agências do INSS abrem no feriado ou não.

continua depois da publicidade

Inicialmente, a folga valeria apenas para o feriado de Proclamação da República, na terça-feira. Contudo, na última quinta-feira (10), por meio de uma portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), foi atribuído ao dia 14 o caráter de ponto facultativo.

Assim, de acordo com o INSS, nesta segunda-feira, a central de atendimento eletrônico no número 135 deve funcionar normalmente, com a possibilidade de tirar as dúvidas com atendentes. Por outro lado, amanhã, durante o feriado, só estará disponível o atendimento eletrônico.

As agências do INSS abrem no feriado da Proclamação da República? Confira

Leia também

Com base no decreto, fica inferido que as agências do INSS não vão funcionar nesta segunda e terça-feira. Hoje, o atendimento será parcial, e amanhã, os segurados não poderão contatar os agentes do instituto como de praxe.

continua depois da publicidade

Seja como for, o atendimento eletrônico no número 135 ainda permite que os cidadãos possam tirar várias dúvidas. Por meio dele, é possível obter informações sobre seus benefícios, consultar um horário agendado para atendimento na agência e descobrir informações de pagamento.

As ligações para a central são gratuitas caso sejam feitas por um telefone fixo. No celular, porém, só é preciso pagar o valor de uma ligação local.

Clientes do INSS também podem utilizar o aplicativo Meu INSS normalmente, bem como o site. As plataformas seguem disponíveis, e possuem as mesmas funções oferecidas na central de atendimento.

continua depois da publicidade

No portal, é possível solicitar benefícios, agendar atendimentos presenciais, emitir extratos, cumprir exigências e outros. Igualmente, a assistente virtual Helô auxilia os segurados no que for necessário, tirando dúvidas a respeito dos serviços do instituto.

Atendimento do Meu INSS

O Meu INSS é uma ferramenta extremamente útil para os segurados do instituto. Ele busca promover maior facilidade ao acessar vários serviços disponíveis para os cidadãos. Alguns deles na plataforma que podem ser solicitados são os seguintes:

  • Aposentadoria por idade ou tempo de contribuição;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Seguro desemprego do Pescador Artesanal;
  • Salário maternidade;
  • Benefícios assistenciais no geral;
  • Cadastro ou renovação de procuração ou de representante legal;
  • Solicitação de pagamento de benefício não recebido;
  • Emissão de certidão de tempo de contribuição;
  • Alteração de local ou forma de pagamento;
  • Recursos e revisões.

Recentemente, dois novos serviços foram disponibilizados na plataforma: o reembolso de deslocamento para fazer a perícia médica em outra localidade e a solicitação de aposentadoria por incapacidade permanente.

continua depois da publicidade

O serviço de reembolso já era um direito de todos os beneficiários, mas ainda não estava disponível no site e aplicativo. Por meio dele, é possível conseguir R$ 118,43 para cobrir despesas de deslocamento, caso o exame seja em outra cidade.

Por outro lado, vale lembrar que para utilizar o aplicativo, por exemplo, é preciso ter uma conta no Gov.br. O acesso deve fornecer um usuário e senha para o beneficiário, de forma que ele possa ter acesso aos serviços públicos disponibilizados na plataforma.

Para fazer o cadastro, é necessário informar dados como o CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do instituto.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade