Cartão do SUS: confira como consultar o documento pelo seu CPF

Confira como consultar o número do cartão SUS pelo CPF e conheça o aplicativo Conecte SUS.

Todo cidadão brasileiro tem direito a utilizar o SUS (Sistema Único de Saúde), cujo objetivo é promover o acesso à saúde de forma totalmente gratuita. Se você tem CPF, também tem ativo o CNS (Cartão Nacional de Saúde). E como a base é integrada com a Receita Federal, é possível consultar o número do cartão SUS pelo CPF.

Leia também

É no Cartão Nacional de Saúde que você tem o número do SUS, além de diversas outras informações, como dados pessoais e seus registros de saúde.

CNS – Cartão Nacional de Saúde

Esse é o seu cartão de saúde que deve ser utilizado ao realizar qualquer consulta médica e que está integrado ao seu CPF. Nele, constam todas as suas informações pessoais, além daquelas informações relacionadas aos atendimentos que você teve.

Dessa forma, toda vez que você é atendido por um médico do Sistema Único de Saúde, um registro é realizado pelo número do cartão SUS. Dados como consultas realizadas, medicamentos dispensados, internações hospitalares estão nesse registro.

Isso é de extrema importância para você, pois saberá todos os procedimentos que já passou, e para a equipe médica, que poderá avaliar o que já foi feito ou prescrito para o paciente.

Informações como nome dos profissionais de saúde que já lhe atenderam, data dos atendimentos, nome dos hospitais e procedimentos que você já passou, estão contemplados nesse histórico.

Benefícios do cartão SUS

Você já deve ter percebido como é importante esse documento, então confira alguns dos seus principais benefícios:

  • Identificar o paciente de forma rápida;
  • Localizar o prontuário com todas as informações do paciente, por meio de um número único;
  • Lista de profissionais, estabelecimentos de saúde, atendimentos e medicamentos já prescritos para o paciente;
  • Registro de todo atendimento que foi realizado;
  • Registro dos agendamentos e consultas/exames realizados;
  • Lista de medicamentos que já foram dispensados para o paciente;
  • Dados cadastrais atualizados.

O aplicativo Conecte SUS

Como o cartão SUS é totalmente digital, você pode baixar um aplicativo que deixa disponível todas as suas informações de saúde. É o Conecte SUS, que está disponível tanto para celulares com Android (Play Store) quanto para celulares com iOS (App Store).

O principal objetivo desse aplicativo é substituir o CNS – Cartão Nacional de Saúde em formato físico, afinal de contas, no app você encontrará a principal informação do cartão, que é o seu número do cartão de saúde.

Além de todos os benefícios que você já viu, como trazer um histórico atualizado das consultas que você realizou, o aplicativo possui outras informações muito relevantes para a equipe médica, entre elas:

  • Pressão sanguínea;
  • Evolução das taxas de glicemia;
  • Informação sobre as alergias do paciente;
  • Avisar se o paciente utilizado algum medicamento contínuo;
  • Contatos de emergência;
  • Compartilhamento de informações entre a equipe médica.

Como consultar o número do cartão SUS pelo CPF?

Você que chegou até aqui, já identificou a importância desse documento e, provavelmente, até já baixou o aplicativo para ter todas as suas informações de saúde. Mas a questão que fica é: não sei meu número, como posso consultar o número do cartão SUS pelo CPF?

É muito simples e isso até já foi falado aqui: pelo Conecte SUS. Quando você baixar o aplicativo, você vai inserir seu CPF e criar uma senha pessoal e ao abrir o app, já terá o seu cartão virtual na tela com várias informações, entre elas, o número do cartão SUS.

Se você não quer baixar o aplicativo, uma alternativa é o Disque Saúde, que funciona pelo telefone 136. Por lá, você também poderá saber o número do cartão SUS pelo CPF.

Leia também

você pode gostar também

IPVA 2023: veja 29 carros que terão isenção do imposto

Milhões de condutores brasileiros poderão ser beneficiados com a isenção de IPVA para veículos. Confira quais são os modelos.

Para que serve o furo que fica ao lado da câmera do iPhone?

Há um pequeno buraco entre a câmera e o flash na parte traseira de alguns iPhones. Em outros modelos, pode estar em lugar diferente. Veja para que serve esse furo.

Confira 7 profissões perfeitas para quem gosta de ler e escrever

Tem uma enorme afinidade com a área de Humanas e sempre sonhou em trabalhar nela? Então, conheça sete profissões para quem gosta de ler e escrever.

Descubra para que realmente serve o furo que fica no cadeado

O furo no cadeado é um mistério para muita gente que desconhece as duas utilidades desse mecanismo e como ele auxilia o funcionamento do cadeado.

7 grandes filmes da Netflix que vão te deixar mais esperançoso

Está precisando de um pouco mais de inspiração nos estudos, concurseiro? Conheça sete grandes filmes da Netflix que podem te deixar mais otimista em relação ao futuro.

Vacina BCG: descubra para que serve e por que ela deixa marca no braço

A vacina BCG é uma das vacinas mais importantes do esquema vacinal. Entenda para que ela serve e por que deixa uma marca no braço.