Confira 7 cidades que podem ser invadidas pelo mar nos próximos anos

As 7 cidades que podem ser invadidas pelo mar nos próximos anos estão na mira dos fenômenos climáticos em curso no mundo.

No geral, as mudanças climáticas afetam diretamente o meio ambiente e a natureza. Porém, os espaços urbanos e seres humanos também estão na mira dos efeitos causados pelo aquecimento global. Por isso, existem 7 cidades que podem ser invadidas pelo mar nos próximos anos.

Leia também

Sobretudo, estão localizadas em regiões muito próximas do oceano. Em alguns casos, são construídas de maneira irregular ou com materiais de pouca durabilidade. Sendo assim, são consideradas área de risco diante do aumento do nível do mar nos próximos anos. Saiba mais a seguir:

Cidades que podem ser invadidas pelo mar nos próximos anos

1) Ilhas Maldivas

Em primeiro lugar, cerca de 80% da extensão territorial das Ilhas Maldivas estão localizadas a menos de um metro acima do nível do mar. Como consequência, estima-se que essa é a região com um dos territórios mais baixos do mundo.

Como um país insular localizado no Oceano Índico, a região é vizinha do Sri Lanka e da Índia. Ainda que seja composto de, aproximadamente, 1.196 ilhas, somente 203 são habitadas. Porém, estima-se que a região é lar de diversas comunidades tradicionais que nunca foram urbanizadas.

A estimativa do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) é que as Ilhas Maldivas se tornarão inabitáveis a partir de 2050. Atualmente, há um risco de toda a área submergir.

2) Seychelles

O paraíso localizado no Oceano Índico é um composto por 115 ilhas que já possui em seu território uma série de muros de contenção. A expectativa do governo local é que essas construções impeçam o avanço do mar. Como a região é distribuída em diversos arquipélagos próximos ao oceano, as faixas de areia estão se tornando praias pro conta do avanço do mar.

3) Ho Chi Mihn

A princípio, Ho Chi Mihn é um território vietnamita que não parece estar suscetível a ser invadido pelo mar nos próximos anos quando olhamos no mapa. Porém, as regiões ao leste do país estão fundadas acima de uma área pantanosa. Por conta disso, estima-se que o leste será devorado completamente até 2030.

A população local tem sentido os efeitos do avanço do mar com o crescimento de desastres naturais, causando grandes perdas. Atualmente, a área é foco de diversas inundações, tempestades tropicais duradouras e infiltração da água salgada no interior do lençol freático.

4) Bangkok

A capital tailandesa está localizada a 1,5 metro acima do nível do mar. Entretanto, estima-se que a região está afundando aproximadamente 3 cm por ano.

Em resumo, essa região foi construída acima de camadas de argila mole desde o início do século XV. por isso, está ocorrendo um contínuo afundamento. Como consequência, há um grave risco de que a capital seja invadida pelo mar nos próximos anos.

5) Nova Orleans

Construída abaixo do nível do mar, há décadas Nova Orleans possui um sistema de diques que falhou diversas vezes por conta da invasão do mar. Sendo assim, estima-se que as mudanças climáticas poderão devorar a região por completo, principalmente com o aumento do nível do mar.

Em Nova Orleans, localizado nos Estados Unidos, mais de 51,6% do território total é composto por área molhada. Ou seja, existe presença de água ou influência indireta dos níveis do mar.

6) Amsterdã

Ainda que ofereça aos turistas um belo cartão postal, Amsterdã é uma cidade holandesa que está construída abaixo do nível do mar. Além disso, é planificada, de modo que a invasão do mar causará um desaparecimento uniforme em toda a região.

Atualmente, o governo local possui um dique com extensão de 32 quilômetros a fim de proteger a cidade. Porém, o crescimento contínuo do nível do mar poderá ameaçar a estrutura, como aconteceu em Nova Orleans.

7) Veneza

Esta cidade italiana cresceu de maneira desordenada e sem planejamento. Dessa forma, se estabeleceu acima de ilhotas que são naturalmente instáveis.

Como consequência, estima-se que um crescimento de 50 cm no nível do mar é suficiente para alagar permanentemente a região, podendo atingir o centro e se alastrar. Curiosamente, um dos apelidos de Veneza é “Cidade Flutuante” e “Cidade da Água” por conta dessas características.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.