Novo RG: mais um estado passa a emitir o documento

O novo documento deve estar disponível em todo o Brasil a partir de março de 2023. Confira em quais estados já é possível emitir o novo RG.

Mais um estado brasileiro passou a emitir o novo RG. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem como único número de identificação o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), com objetivo de unificar o documento em todas as unidades da federação.

continua depois da publicidade

O novo documento possui, além dos modelos em papel e plástico, uma versão digital, que pode ser obtida gratuitamente junto ao aplicativo Gov.br. Ela poderá ser utilizada caso a pessoa tenha perdido ou esquecido o documento físico.

Novo RG: mais um estado passa a emitir o documento

A população do estado de Goiás passou a ter acesso à Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que vai substituir o Registro Geral (RG). O primeiro município goiano a entregar o novo RG foi Cavalcante, que está localizado na Chapada dos Veadeiros, na última segunda-feira (26/09).

Leia também

Além disso, outras três cidades já estão emitindo o documento em postos específicos da capital Goiânia, Anápolis e Alexânia. Alguns municípios de estados brasileiros começaram a emitir o novo RG. O Rio Grande do Sul foi o pioneiro, lançando o documento ainda no mês de julho.

continua depois da publicidade

Em agosto, os estados do Acre, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina iniciaram a transição das antigas identidades regionais para as novas, que serão iguais em todo o território nacional.

Além disso, o novo RG já está sendo emitido também no Distrito Federal. A cédula é expedida de maneira gratuita em sua versão digital, que poderá ser acessada pelo celular, e no formato impresso em papel. Ambas as versões terão validade em qualquer lugar do país.

Vale salientar que, antes de acessar o documento virtual junto ao aplicativo do Gov.BR, será preciso emitir a carteira de identidade física primeiro. Outra novidade é que, ao tirar novo RG no ano de 2023, a pessoa poderá escolher se terá a versão do documento em cartão plástico de policarbonato.

continua depois da publicidade

De acordo com a resolução do governo federal, quem optar por esse modelo deve assinar um termo atestando que querem essa versão e desistem da modalidade impressa em papel.

Será preciso, no entanto, pagar uma taxa que ainda não foi informada. É importante ressaltar que os órgãos que emitem terão o prazo até março de 2023 para se adaptar às mudanças do novo documento de identidade.

Quais as novidades do documento?

novo rg, nova cédula de identidade, nova identidade, CIN, novo rg (CIN) será obrigatório

Foto: montagem / Governo Federal - Canva PRO

O governo federal instituiu dois prazos diferentes para a emissão da CIN. Os estados e órgãos competentes têm até o mês de março de 2023 para se adequarem e passarem a emitir o novo documento.

continua depois da publicidade

Já os cidadãos terão um período maior. A versão antiga terá validade até o ano de 2032. Ou seja, a expectativa é que haja uma troca gradual do documento.

Por outro lado, quem possui 60 anos ou mais não será obrigado a atualizar e migrar para a CIN. A versão antiga do RG terá validade por tempo indeterminado.

Até a criação do documento unificado, cada unidade federativa do país podia emitir o documento de identidade com um formato próprio. Essa cédula carregava um número de registro e uma única pessoa podia emitir até 27 carteiras de identidade, cada uma numeração diferente.

Isso aumentava as chances de fraudes no país. Dessa maneira, com o novo RG, algumas mudanças foram implantadas:

  • Design único para todos os estados brasileiros, e o Distrito Federal;
  • Número igual ao CPF;
  • QR Code objetivando a validação do documento pelo celular, até mesmo quando o usuário estiver off-line;
  • Código MRZ, que trará informações do titular, e poderá ser lido por equipamentos, como já acontece com passaportes;
  • Validade variável de acordo com a idade do titular.

É importante salientar que, para manter o documento atualizado, será preciso corrigir as informações existentes no CPF no site da Receita Federal. É possível que o sistema solicite envio de alguns documentos comprobatórios, dentre os quais:

  • Documento de identidade com foto;
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
  • Comprovante de endereço;
  • Foto de rosto do cidadão, do tipo selfie, segurando o antigo documento;
  • Documento de identidade de um dos pais, caso tenha menos de 18 anos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade