Novo RG terá código MRZ; saiba o que isso significa na prática

Com as mudanças, o novo RG unirá informações de vários documentos e ainda terá código MRZ, também existente nos passaportes.

A carteira de identidade ganhou um formato unificado que será expedido em todo o Brasil. O novo RG terá o mesmo número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), dispositivos de segurança, informações extras e o código MRZ (Machine Readable Zone). Dessa forma, o documento irá entrar em padrões internacionais.

continua depois da publicidade

A cédula continuará sendo expedida pelas Secretarias de Segurança Pública e a transição será realizada gradualmente. Os órgãos terão até o dia 06 de março de 2023 para se adequar às mudanças. Além disso, as carteiras de identidade atuais continuarão valendo por 10 anos. Depois disso será obrigatório trocar o antigo pelo novo RG.

Esse deverá ser atualizado com determinada frequência de acordo com a faixa etária do cidadão. Para quem tem até 12 anos, a renovação será a cada cinco anos. Já para idades de 13 a 60 anos, o prazo sobe para 10 anos. Idosos acima de 60 anos poderão optar por renovar ou não o documento.

O que é o código MRZ do novo RG

Leia também

O código MRZ é uma das novidades no novo formato do RG. Esse código é usado em documentos de viagem oficiais, como passaporte, e possuem diversos dados do titular. As informações podem codificadas só podem ser lidas por máquinas. Com esse dispositivo, a carteira de identidade poderá ser utilizada em viagens internacionais.

continua depois da publicidade

No entanto, ela não substituirá o passaporte. O documento nacional só será considerado em viagens a países do Mercosul. O atual RG já é utilizado para esse fim, mas a mudança tem o objetivo de facilitar a confirmação da validade do documento.

novo rg, novo documento de identidade, novo modelo de rg

Foto: Reprodução / Governo Federal – Decreto 10.977/22

Outras mudanças do novo RG

A carteira de identidade também possuirá um QR Code para comprovar a autenticidade do titular. A verificação poderá ser feita até mesmo sem acesso a internet e mostrará se o número do CPF presente no novo RG é verdadeiro. Essas mudanças ajudarão a evitar fraudes.

continua depois da publicidade

Isso porque, atualmente, cada unidade federativa emite um formato de identidade e cada uma possui um número que não está conectado ao CPF. Dessa forma, uma mesma pessoa pode obter 27 números de RG diferentes. O documento também contará com informações de:

O novo RG será expedido em papel de segurança ou em cartão de plástico e terá ainda uma versão digital. A emissão do documento está regularizada pelo Decreto n° 10.977.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade