Novo RG com QR Code será obrigatório? Veja como tirar o seu

O novo RG já está sendo emitido de forma gradual em todo o território nacional e, em 10 anos, a implementação deve estar completa.

A nova carteira de identidade, lançada pelo governo federal em fevereiro deste ano, já começou a ser emitida em várias partes do país e traz uma série de mudanças. Entre as alterações no novo RG, está a presença de um QR Code para validação do documento. O código servirá para entidades fazerem a verificação da cédula.

continua depois da publicidade

A leitura desse dispositivo poderá ser feita até mesmo de forma offline. Ou seja, não será necessário o uso de internet para abrir o QR Code. De acordo com o decreto que institui o formato atualizado, a troca pelo novo documento será obrigatória. No entanto, não precisa ser imediata.

O texto define que a implementação do novo RG será feita de forma gradual. Dessa forma, o documento atualmente expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) continuarão válidos pelos próximos 10 anos. Depois desse período, todos os brasileiros deverão fazer a atualização.

Quais as principais mudanças do novo RG?

Leia também

A maior novidade é que a cédula irá reunir informações de vários outros documentos oficiais, como CNH, Título de Eleitor, CPF e Carteira de Trabalho. No entanto, todos continuarão válidos, não havendo substituição. Além disso, existem outras mudanças importantes que chegaram com o novo RG:

continua depois da publicidade
  • QR Code para verificação de autenticidade da titularidade do documento;
  • Número único igual ao do CPF, com o objetivo de evitar fraudes já que haverá apenas um número de registro;
  • Código MRZ (Machine Readable Zone), que contém todas as informações do cidadão e pode ser lido por equipamentos;
  • Impressão em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico);
  • Versão digital oficial que poderá ser acessada pelo celular.

Vale ressaltar que a emissão do novo RG será feita pelos mesmos órgãos expedidores autorizados hoje. Esses terão até o dia 06 de março de 2023 para se adaptar às mudanças e começar a emitir apenas o modelo atualizado.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade