Afinal, multa atrasada de trânsito suja o nome do motorista? Entenda aqui

Multa de trânsito soma juros por dia de atraso, suja o nome do motorista e ainda pode gerar vários outros impedimentos.

Condutores precisam ficar atentos às multas de trânsito, pois essas geram pontuação na CNH e uma cobrança financeira. Ao ser notificado de infração, é preciso verificar se vale recorrer ou se ela de fato é devida. Caso seja, o motorista deve efetuar o pagamento dentro do prazo, pois multa atrasada suja o nome e traz outros problemas.

Leia também

Ao criar uma dívida com o Departamento de Trânsito (Detran), o seu CPF pode ser enviado para os órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa, Dívida Ativa e Cadastro de Créditos Não Quitados (CADIN). Isso significa que você ficará negativado e impedido de várias ações financeiras.

Sendo assim, é importante ficar atento às correspondências, pois os avisos costumam chegar via correios e não perder o prazo de pagar as multas de trânsito. Quem tem o aplicativo do Detran do seu estado pode conferir as pendências pela internet.

Consequências de multas de trânsito atrasadas

O CPF negativado gera uma série de consequências, como a não poder abrir conta bancária, solicitar empréstimo ou fechar negócios. No caso de quem tem multa atrasada, o nome sujo ainda carrega outros problemas em relação ao trânsito. Entre os principais pontos estão:

  • Não conseguir vender o automóvel;
  • Não poder transferir o veículo para outra pessoa;
  • Não conseguir emitir documentos importantes do carro ou do condutor para continuar dirigindo;
  • Ficar impedido de fazer o licenciamento.

Vale ressaltar que o licenciamento é obrigatório e circular sem ele constitui infração gravíssima. Sendo assim, quem for pego sem esse documento pode acumular uma nova multa de trânsito de R$ 293,47 mais sete pontos na CNH. Além disso, o motorista ainda pode ter seu carro retido pelo Detran.

É importante saber também que quanto mais tempo você demorar para pagar a multa atrasada, mais caro será o valor. Isso porque são cobrados juros por cada dia após o prazo.

Como consultar as multas de trânsito

Os condutores podem verificar as infrações cometidas e os pontos na CNH pela internet. Esse procedimento é importante para consultar se você não cometeu nenhuma multa de trânsito que ainda não sabe ou não foi notificado. Cada Detran tem seu próprio site e, por isso, alguns passos podem mudar.

Mas, num geral, o motorista interessado em fazer a consulta das suas multas deve:

  • No portal, ir no menu e clicar em “Veículo” ou “Infração” (depende da unidade do Detran);
  • Preencher um formulário, informando placa, número do chassi e/ou RENAVAM (você encontra essas informações nos documentos do veículo);
  • Informar CPF/CNPJ e número da CNH do proprietário se for solicitado.

Depois disso, você verá se possui autuações e multas em seu nome, bem como data, local e outros dados da infração. A verificação também pode ser feita pelo aplicativo da CNH Digital ou pelo site da Polícia Rodoviária Federal no caso de multas em rodovias federais.

Leia também


você pode gostar também

Quem não tem multa na CNH poderá receber benefícios NESTE mês

Motoristas que não cometerão infrações nos últimos 12 meses, ou seja, não têm nenhuma multa na CNH, poderão receber vários benefícios.

IBGE, Detran, INSS e MAIS: 33,4 MIL vagas estão abertas nesta semana

Concurseiros podem pleitear diferentes vagas oferecidas em concursos e seletivos que estão com as inscrições abertas.

Eleições 2022: segundo turno será feriado nacional no país? Veja regras

O segundo turno das Eleições 2022 para escolher o próximo presidente da República deve acontecer ainda no final de outubro.

Comece a se planejar: veja calendário com os feriados previstos para 2023

Calendário previsto de feriados para 2023 tem boa expectativa para aqueles que gostam de prolongar a folga. Saiba os detalhes.

Conta de luz será mais cara neste mês de outubro? Veja decisão da Aneel

Consumidores de todo o Brasil precisam estar atentos às mudanças na conta de luz para poderem se organizar.

Seu direito de dirigir está suspenso? Veja como recorrer e recuperar a CNH

Os condutores possuem o direito de recorrer a qualquer notificação de infração enviada por entidades públicas.