CNH Digital: saiba como ativar o seu documento pelo smartphone

O aplicativo da CNH Digital garante maior portabilidade, segurança e praticidade na apresentação da habilitação e do documento do veículo, disponível para Android e iOS.

A Carteira Digital de Trânsito, ou CNH Digital, é um aplicativo com o mesmo valor jurídico que a versão impressa, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS. Nesse sentido, o aplicativo armazena tanto a carteira de habilitação do condutor quanto o documento do veículo que esteja em seu nome, permitindo maior portabilidade, praticidade e segurança na identificação.

No geral, ambos os documentos apresentam um QR Code para garantir autenticidade e validade no território nacional. Atualmente, o aplicativo está disponível para todos os condutores que possuam documentos em dia.

Além disso, a ativação do documento através dos dispositivos móveis acontece de forma imediata e gratuita aos cidadãos. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, os usuários podem entrar em contato com o Ministério da Infraestrutura, responsável pelo serviço, no canal de atendimento 0800 728 2324.

Como ativar a CNH Digital pelo smartphone?

O primeiro passo para ativar o seu documento pelo smartphone é baixar o aplicativo CNH Digital no dispositivo móvel, de maneira gratuita, através da loja de aplicativos no aparelho (links acima). Posteriormente, o usuário precisa realizar o acesso utilizando o Login Único, com os dados cadastrados no sistema do Gov.br

Com o login realizado, basta que o condutor aponte a câmera do dispositivo para o QR Code localizado na parte traseira da carteira de habilitação, tirando uma foto dentro do próprio aplicativo. Logo em seguida, o sistema irá comparar a imagem com as informações no banco de dados do Detran, para confirmar a identidade.

Para confirmar a ativação, é necessário conferir e repetir alguns dados cadastrais. Nesse sentido, é comum que o aplicativo requisite o CEP cadastrado no Detran da região em que sua carteira de habilitação foi emitida. A partir da confirmação dos dados, o aplicativo gera a sua CNH Digital.

No entanto, caso o usuário enfrente dificuldades nesse processo, é necessário buscar pelo atendimento personalizado na unidade do Detran onde sua habilitação foi emitida para verificar a situação. Comumente, os problemas para ativação envolvem atualização dos dados pessoais, como email, CEP e número de celular.

Além disso, existe a possibilidade de cadastrar biometricamente o documento fazendo uma leitura facial com a câmera do seu dispositivo. Nesse caso, o aplicativo reconhece o rosto do usuário e pede uma prova de vida, que consiste em movimentar o rosto diante da câmera para comprovar a identidade.

Funcionalidades do aplicativo

Além de permitir a portabilidade e apresentação do CRLV e da CNH, o aplicativo permite conferir recalls que envolvem o automóvel, e também as infrações ligadas ao veículo e ao motorista.

Após a última atualização, a plataforma passou a enviar notificações sobre o recall do veículo com informações detalhadas, e também sobre os riscos envolvendo a ausência de reparos.Nesse sentido, o aplicativo oferece canais de atendimento e locais para realização da revisão, indicando as empresas responsáveis pelo serviço.

Ademais, o aplicativo notifica o condutor a respeito do vencimento da CNH com trinta dias de antecedência, para que o condutor planeje a atualização da habilitação.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.