Saiba como consultar seu RG por meio do CPF

Ao consultar o seu RG na internet utilizando seu CPF, você pode verificar várias informações sobre o documento. Veja o que fazer.

O Registro Geral (RG) é o nome oficial da carteira de identidade dos brasileiros. Apesar de ser importante para serviços, cadastros e atendimentos, nem todo mundo decora o número do documento ou carrega a cédula consigo. Mas você sabia que é possível consultar o RG na internet utilizando o número do seu CPF?

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que, em 2022, o governo federal aprovou e começou a emitir um novo RG. O modelo atualizado deve unificar informações de vários documentos, inclusive o CPF. A cédula será igual em todo o território nacional. No entanto, mesmo que a nova identidade já possa ser emitida, os órgãos expedidores ainda estão se adaptando às mudanças.

Ou seja, é possível que, ao longo desse ano, a versão "antiga" do RG continue sendo impressa. Isso significa que, por enquanto, as unidades federativas façam a transição entre os documentos de forma gradual.

Como consultar o RG pelo CPF?

Leia também

É muito importante saber qual é o seu número de RG para poder preencher formulários e até mesmo participar de seleções, como o Enem e concursos públicos. A carteira de identidade é um documento oficial que serve para identificação do cidadão por meio de foto, digital e assinatura.

continua depois da publicidade

Caso você não saiba qual é o seu registro, existe uma forma simples e rápida de descobrir informando seu CPF no portal Meu INSS. A plataforma está disponível tanto como site para computadores, como aplicativo para celulares. Para fazer a pesquisa, você deve:

  1. Acessar o Meu INSS;
  2. Clicar em "Entrar com gov.br";
  3. Informar CPF e depois a senha cadastrada (quem não tiver conta pode criar uma na mesma hora);
  4. Encontrar o campo "Meu Cadastro";
  5. Clicar em "Dados Cadastrais" e depois em "Documentação";
  6. Rolar a página até o campo "Identidade". Nele estarão as informações do seu RG.

É possível que durante o procedimento sejam realizadas perguntas sobre sua vida pessoal e profissional, como endereço antigo, local de trabalho e similares. Caso isso aconteça, responda com muita atenção, pois respostas erradas podem bloquear o acesso às suas informações por 24 horas.

continua depois da publicidade

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade