Saiba como consultar seu RG por meio do CPF

Ao consultar o seu RG na internet utilizando seu CPF, você pode verificar várias informações sobre o documento. Veja o que fazer.

O Registro Geral (RG) é o nome oficial da carteira de identidade dos brasileiros. Apesar de ser importante para serviços, cadastros e atendimentos, nem todo mundo decora o número do documento ou carrega a cédula consigo. Mas você sabia que é possível consultar o RG na internet utilizando o número do seu CPF?

Leia também

Vale ressaltar que, em 2022, o governo federal aprovou e começou a emitir um novo RG. O modelo atualizado deve unificar informações de vários documentos, inclusive o CPF. A cédula será igual em todo o território nacional. No entanto, mesmo que a nova identidade já possa ser emitida, os órgãos expedidores ainda estão se adaptando às mudanças.

Ou seja, é possível que, ao longo desse ano, a versão “antiga” do RG continue sendo impressa. Isso significa que, por enquanto, as unidades federativas façam a transição entre os documentos de forma gradual.

Como consultar o RG pelo CPF?

É muito importante saber qual é o seu número de RG para poder preencher formulários e até mesmo participar de seleções, como o Enem e concursos públicos. A carteira de identidade é um documento oficial que serve para identificação do cidadão por meio de foto, digital e assinatura.

Caso você não saiba qual é o seu registro, existe uma forma simples e rápida de descobrir informando seu CPF no portal Meu INSS. A plataforma está disponível tanto como site para computadores, como aplicativo para celulares. Para fazer a pesquisa, você deve:

  1. Acessar o Meu INSS;
  2. Clicar em “Entrar com gov.br”;
  3. Informar CPF e depois a senha cadastrada (quem não tiver conta pode criar uma na mesma hora);
  4. Encontrar o campo “Meu Cadastro”;
  5. Clicar em “Dados Cadastrais” e depois em “Documentação”;
  6. Rolar a página até o campo “Identidade”. Nele estarão as informações do seu RG.

É possível que durante o procedimento sejam realizadas perguntas sobre sua vida pessoal e profissional, como endereço antigo, local de trabalho e similares. Caso isso aconteça, responda com muita atenção, pois respostas erradas podem bloquear o acesso às suas informações por 24 horas.

Leia também


você pode gostar também

5 soft skills mais procuradas pelos empregadores no país; veja a lista

Está procurando emprego? Conheça quais são as cinco soft skills mais procuradas pelos empregadores e tenha um diferencial competitivo.

Fique de olho: estas 5 profissões ainda vão crescer muito no Brasil

As transformações no mercado de trabalho criam novas profissões para atender às necessidades dos consumidores, garantindo profissões com bons salários e gratificações.

Confira 7 casos que exigem a emissão da nova CNH em 2022

Ainda que a resolução do Conselho Nacional de Trânsito estabeleça uma transição gradual para o documento, existem situações específicas que obrigam a emissão da nova CNH.

Estes 5 hábitos simples aumentam a sua produtividade no dia a dia

Se você quer obter um maior rendimento nos estudos, conheça cinco hábitos que aumentam a produtividade no dia a dia.

Estados mais ricos do país: confira ranking atualizado com o top 5

Cinco estados mais ricos do Brasil são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

3 hábitos de trânsito que dão multa na CNH e você ainda não sabia

As multas e punições previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro servem para manter o trânsito um lugar seguro aos condutores e motoristas, também preservando as vias públicas.