Saiba como consultar seu RG por meio do CPF

Ao consultar o seu RG na internet utilizando seu CPF, você pode verificar várias informações sobre o documento. Veja o que fazer.

O Registro Geral (RG) é o nome oficial da carteira de identidade dos brasileiros. Apesar de ser importante para serviços, cadastros e atendimentos, nem todo mundo decora o número do documento ou carrega a cédula consigo. Mas você sabia que é possível consultar o RG na internet utilizando o número do seu CPF?

Leia também

Vale ressaltar que, em 2022, o governo federal aprovou e começou a emitir um novo RG. O modelo atualizado deve unificar informações de vários documentos, inclusive o CPF. A cédula será igual em todo o território nacional. No entanto, mesmo que a nova identidade já possa ser emitida, os órgãos expedidores ainda estão se adaptando às mudanças.

Ou seja, é possível que, ao longo desse ano, a versão “antiga” do RG continue sendo impressa. Isso significa que, por enquanto, as unidades federativas façam a transição entre os documentos de forma gradual.

Como consultar o RG pelo CPF?

É muito importante saber qual é o seu número de RG para poder preencher formulários e até mesmo participar de seleções, como o Enem e concursos públicos. A carteira de identidade é um documento oficial que serve para identificação do cidadão por meio de foto, digital e assinatura.

Caso você não saiba qual é o seu registro, existe uma forma simples e rápida de descobrir informando seu CPF no portal Meu INSS. A plataforma está disponível tanto como site para computadores, como aplicativo para celulares. Para fazer a pesquisa, você deve:

  1. Acessar o Meu INSS;
  2. Clicar em “Entrar com gov.br”;
  3. Informar CPF e depois a senha cadastrada (quem não tiver conta pode criar uma na mesma hora);
  4. Encontrar o campo “Meu Cadastro”;
  5. Clicar em “Dados Cadastrais” e depois em “Documentação”;
  6. Rolar a página até o campo “Identidade”. Nele estarão as informações do seu RG.

É possível que durante o procedimento sejam realizadas perguntas sobre sua vida pessoal e profissional, como endereço antigo, local de trabalho e similares. Caso isso aconteça, responda com muita atenção, pois respostas erradas podem bloquear o acesso às suas informações por 24 horas.

Leia também


você pode gostar também

Mandioquinha não é o mesmo que mandioca; confira as diferenças

Você sabia que mandioquinha e mandioca não são o mesmo alimento? Leia e descubra suas diferenças entre esses tubérculos.

Ranking: confira os 5 países considerados como os mais felizes

O World Happiness Report 2022 usa dados de pesquisas globais para informar como as pessoas avaliam suas próprias vidas em mais de 150 países ao redor do mundo.

Ciência revela quais são os 30 nomes próprios mais bonitos do mundo

Um levantamento mostrou quais são os nomes próprios mais bonitos do mundo usando a técnica do simbolismo sonoro.

Match na certa: confira os signos que são feitos uns para os outros

Existem alguns signos que são feitos uns para os outros por vários motivos diferentes. Confira algumas combinações que são match na certa.

Película antivandalismo: conheça este item de segurança para carros

Você já ouviu falar na película antivandalismo? Confira como funciona esse acessório de segurança para os carros.

Acabou o amor: 8 indícios mostram a pessoa não quer mais nada com você

Se você acha que a sua vida amorosa não está mais nos trilhos, conheça os oito sinais que mostram que acabou o amor.