Servidores do Banco Central querem reajuste salarial e reestruturação de carreira

Servidores do Banco Central cobram reajuste salarial e reestruturação de carreiras. Confira, a seguir, as demandas da categoria.

Os servidores do Banco Central (BC) informaram sobre um ato virtual de protesto contra a demora do Governo Federal em enviar a Medida Provisória, que prevê reestruturação de carreira e reajuste salarial, para o Congresso Nacional. A expectativa é de adesão majoritária no protesto, mas sem paralisação das atividades.

continua depois da publicidade

Os trabalhadores divulgaram ainda, nesta terça-feira (23/8), uma nota de repúdio em razão de fala do presidente Jair Messias Bolsonaro, atribuindo à sua gestão a ideia de criação do Pix. Por meio de comunicado, o Sindicato Nacional dos Funcionários do BC (Sinal) salientou que o sistema foi criado e implementado por servidores de Estado.

De acordo com o presidente do Sinal, Fábio Faiad, Bolsonaro estaria utilizando o Pix como uma arma eleitoral. Em nota, o Sinal também pontuou que "se a enrolação do Governo Federal [para dar o reajuste salarial] continuar, os servidores do BC poderão entrar em setembro em operação diferenciada, dificultando alguns processos de trabalho do BC".

Servidores do Banco Central querem reajuste salarial

Leia também
reajuste salarial, reajuste salarial servidores, reajuste salarial policiais

Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

Importante recordar que os servidores do Banco Central ficaram em greve neste ano. Decidida em assembleia, que começou no fim de 2021, a ação teve movimentações em razão de solicitação de reajuste em 27% e reestruturação das carreiras. A paralisação teve início no dia 1 de abril e seguiu até 4 de julho de 2022.

continua depois da publicidade

Atualmente, a categoria reivindica uma reunião com o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, com objetivo de alinhar o reajuste salarial para o ano que vem, bem como debater sobre as carreiras do órgão.

O presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) prometeu que, no ano de 2023, todos os servidores públicos federais terão a correção dos salários. O percentual está sendo discutido pela Junta Orçamentária, que está preparando o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que será entregue pelo Executivo ao Congresso no fim deste mês.

continua depois da publicidade

Importante destacar que o governo federal objetivava, inicialmente, conceder aumento apenas para servidores ligados à Segurança Pública (PF, PRF, etc.) Contudo, após grande pressão das outras áreas, o Ministério da Economia precisou rever a ideia.

Com isso, foi proposto um reajuste de 5% para todos os servidores públicos. As categorias, não concordaram com a proposta. Agora, reajustes devem ser realizados apenas em 2023.

Haverá reajuste salarial aos servidores em 2023?

Desde o começo do ano, funcionários públicos vêm negociando um reajuste salarial com o governo. Os servidores reivindicam aumento de 19,99%. Algumas carreiras estão desde o ano de 2017 sem aumento nos salários. O país possui 12 milhões de servidores públicos e um reajuste para esses funcionários tem efeito grande, gerando impacto expressivo na folha de pagamento.

continua depois da publicidade

No início de 2022, o presidente Bolsonaro afirmou que o governo federal deveria corrigir os salários de todo o funcionalismo com base no Orçamento de 2023. A declaração foi dada após a polêmica causada pela intenção do governo em conceder aumento apenas nos salários dos servidores da área da segurança em 2022.

Profissionais de outros setores, fizeram mobilizações e ameaçaram entrar em greve, tendo em vista que muitos não têm a revisão há cerca de cinco anos. O presidente ainda pediu compreensão dos funcionários públicos, em razão da impossibilidade de reajustar os salários de todos os servidores neste ano.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade