Greve no Banco Central pode afetar as transações por Pix? Entenda

Servidores do Banco Central decidiram entrar em greve a partir de 1º de abril por reajuste de salários. Saiba os detalhes.

O sindicato dos servidores do Banco Central alertou que a greve aprovada para começar na próxima sexta-feira, 1º de abril de 2022, poderá afetar o funcionamento do Pix e demais serviços do órgão.

continua depois da publicidade

Segundo o Banco Central, no entanto, há planos emergenciais para manter os sistemas essenciais para a população, sem especificar quais são esses.

Os servidores do banco vêm pressionando o governo por reajustes salariais e reestruturação de carreiras e já vinham adotando operação padrão, com paralisações diárias em horários específicos.

A adoção da greve foi aprovada nesta segunda-feira, 28 de março, por cerca de 90% dos participantes da assembleia, que reuniu 1.300 dos 3.400 funcionários do BC.

continua depois da publicidade
Leia também

Greve no Banco Central e operações Pix

Além da previsão de que as operações Pix sofram com a paralisação destes profissionais do Banco Central, a instituição adiou, por tempo indeterminado, a divulgação de estatísticas do mês de fevereiro, que seriam publicadas nesta semana. O projeto de criação do real digital também pode ser afetado por essa greve.

O presidente do Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad, atribuiu o atraso à paralisação dos servidores.

continua depois da publicidade

Por meio de nota, o Banco Central disse reconhecer o direito de manifestação dos servidores e confia que eles cumprirão os deveres com a instituição e a sociedade. O texto diz ainda haver planos para manutenção do funcionamento de atividades essenciais, como Pix, Selic, STR [Sistema de Transferência de Reservas] e outros.

Sobre a greve

Decidida em assembleia que começou no fim de 2021, com movimentações por reajuste de 27% e reestruturação das carreiras, a greve será iniciada e tem período indeterminado para analistas e técnicos.

Um dos argumentos dos servidores é de que o reajuste sinalizado pelo governo deveria ser mais amplo do que apenas para funcionários do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A categoria tem gradualmente escalado a pressão pelo reajuste.

continua depois da publicidade

No início do ano, o sindicato organizou uma lista de entrega dos cargos comissionados e marcou uma paralisação nacional, que durou algumas horas em 18 de janeiro.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade