Novo RG substituirá algum documento, como o CPF? Entenda

Novo RG já está em vigor desde março de 2022, com mais segurança e menos burocracia. Confira se haverá substituição de outros documentos.

O novo RG já está em vigor desde março deste ano. Com diversas mudanças, ele vem gerando dúvidas entre muitos brasileiros, principalmente pela unificação com o CPF e a opção de adicionar outros documentos. Sendo assim, confira se o novo RG realmente substituirá algum documento.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a nova identidade é emitida de forma gratuita nos mesmos locais onde a versão antiga era feita (geralmente, Secretarias de Segurança Pública).

O interessado precisa levar sua certidão de nascimento ou de casamento (digital ou impressa) para poder obter o documento. Quem não tiver passado pela biometria precisará realizar o procedimento no local.

Novo RG substituirá algum documento?

Leia também

Apesar de todas as mudanças, o novo RG não irá substituir qualquer documento. No caso, trata-se da versão atualizada da carteira de identidade. Isso quer dizer que, para conduzir veículos, o motorista ainda precisará tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo.

continua depois da publicidade

Da mesma maneira, para viajar para países fora do Mercosul, é obrigatória a utilização do passaporte. Veja como abaixo o novo modelo do RG:

novo rg, novo documento de identidade, novo modelo de rg

Foto: Reprodução / Governo Federal - Decreto 10.977/22

Principais mudanças no novo RG

Confira logo abaixo as principais mudanças do novo RG:

  • Unificação com o CPF: a unificação fará com que o RG utilize o número do CPF, pois é considerado mais seguro e menos burocrático. Na versão antiga, era possível fazer 27 identidades diferentes, uma em cada estado. Com o novo modelo, fraudes serão evitadas;
  • Adição de outros documentos: a adição de documentos tem apenas como função a opção de ter os números do Título de Eleitor, CNH, entre outras informações em um mesmo lugar, mas não substituindo a necessidade de obtê-los;
  • Itens de segurança: o documento contará com o MRZ (Machine Readable Zone), código já utilizado em passaportes e QR Code;
  • Versão online: por meio de um aplicativo, será possível ter uma versão online do documento, semelhante ao que já ocorre com a Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS);
  • Validade: novo RG terá validade entre três e dez anos, conforme a idade da pessoa.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade