Afinal de contas, alimentação interfere nos estudos?

Como combustíveis do corpo humano, os alimentos podem ser aliados na rotina de estudo através de uma dieta balanceada e variada em nutrientes.

Para manter uma rotina de estudos, é necessário investir numa alimentação saudável e balanceada. Do ponto de vista biológico, cada alimento possui uma quantidade de nutrientes responsáveis por participar na manutenção das funções orgânicas do corpo humano, desde manter a energia até a renovação das células.

Leia também

Além de oferecer saciedade, permitindo maior foco nas atividades, existem alimentos ricos em vitaminas que fortalecem a imunidade, trabalham no ciclo de sono e até auxiliam na memorização. Portanto, são verdadeiros combustíveis do corpo humano, promovendo condições ideais para o aprendizado.

No geral, a dica dos especialistas é apostar sempre nos orgânicos, e não buscar por “superalimentos” ou complementos sintéticos que substituam a refeição para otimizar o tempo. Ademais, recomenda-se evitar vitaminas e shakes nutricionais, pois parte do processo de absorção dos nutrientes vem da mastigação.

Como manter uma alimentação balanceada?

O primeiro passo é apostar na variedade de alimentos. Nesse sentido, é importante pensar nos nutrientes de diferentes qualidades, criando combinações que sejam ricas do ponto de vista nutricional.

Sobretudo, tenha em mente que os carboidratos são as principais fontes de energia do corpo, e o cérebro é o órgão que mais queima energia ao longo do dia. Logo em seguida, as proteínas são fundamentais para reconstrução e manutenção dos tecidos, músculos e neurotransmissores.

Por fim, os lipídios também são fontes de energia, atuando na regulação das reações bioquímicas e garantindo a reserva energética necessária a longo prazo. No entanto, quando se trata de lipídios, é importante investir em gorduras boas para evitar enfermidades, como aumento do colesterol ou da pressão cardíaca.

Deste modo, a recomendação dos especialistas é evitar alimentos como doces, que são absorvidos rapidamente, gerando gordura prejudicial ao organismo e provocando fadiga precocemente, pois não tem um bom potencial energético.

Além disso, pratos muito gordurosos tendem a gerar sonolência, tendo em vista que a digestão é mais lenta e a sensação de estar cheio fica prolongada, interferindo na rotina de estudos.

Quais alimentos adicionar à dieta?

Quando o tópico é energia, a recomendação é adicionar banana, água de coco, chá verde, oleaginosas e até mesmo o mel na dieta. Sobretudo, esses alimentos são energéticos naturais, contendo uma importante fonte de vitaminas e minerais que promovem maior disposição.

Por outro lado, alimentos como leite, laranja, amêndoas e abacate ajudam a combater a ansiedade, pois são ricos em antioxidantes e vitaminas que auxiliam no relaxamento. Ademais, estimulam a produção de hormônios que melhoram o humor, promovendo bem-estar.

Além disso, não se esqueça da hidratação. Nesse caso, a recomendação é que os estudantes consumam de dois a três litros de água por dia.

Para finalizar, é bom ressaltar que nosso texto é apenas informativo. Se você busca orientações específicas ou aprofundadas sobre algum assunto relacionado à saúde, recomentamos que procure um profissional especialista.

Leia também


você pode gostar também

Multi+: rival da Netflix chega ao Brasil com assinatura acessível; veja valores

Você já conhece a Multi+? Ela é o novo serviço de streaming que chegou ao mercado brasileiro com preços bastante atrativos. Leia e descubra como funciona seus planos de assinatura.

Como será o tempo no mês de dezembro? INMET divulga a previsão

Semelhante ao que aconteceu nos últimos meses, a chuva deve se intensificar em alguns estados e aplacar em outros por causa do fenômeno natural La Niña.

Escavação no Coliseu encontra vestígios alimentares de 2 mil anos atrás

A construção do Coliseu começou sob o governo de Vespasiano, em 72 d.C., e foi concluída oito anos depois, durante o império de Tito.

Cadastro Positivo oferece benefícios a bons motoristas; saiba participar

O Registro Nacional Positivo de Condutores oferece benefícios aos bons motoristas, como descontos e incentivos pela conduta no trânsito. Porém, existem regras específicas para participar.

Projeto prevê limite de juros em consignado para famílias de baixa renda

O projeto em tramitação no Senado Federal possui como principal objetivo controlar o endividamento das famílias brasileiras de baixa renda, por conta dos juros acumulados através dos empréstimos consignados no país.

INMET alerta: risco de tempestade e chuvas intensas em mais de 1,6 mil cidades

Avisos de chuvas intensas e tempestade são válidos até às 10h deste sábado (03/12), segundo o órgão. Veja áreas que podem ser afetadas.