Afinal de contas, alimentação interfere nos estudos?

Como combustíveis do corpo humano, os alimentos podem ser aliados na rotina de estudo através de uma dieta balanceada e variada em nutrientes.

Para manter uma rotina de estudos, é necessário investir numa alimentação saudável e balanceada. Do ponto de vista biológico, cada alimento possui uma quantidade de nutrientes responsáveis por participar na manutenção das funções orgânicas do corpo humano, desde manter a energia até a renovação das células.

continua depois da publicidade

Além de oferecer saciedade, permitindo maior foco nas atividades, existem alimentos ricos em vitaminas que fortalecem a imunidade, trabalham no ciclo de sono e até auxiliam na memorização. Portanto, são verdadeiros combustíveis do corpo humano, promovendo condições ideais para o aprendizado.

No geral, a dica dos especialistas é apostar sempre nos orgânicos, e não buscar por “superalimentos” ou complementos sintéticos que substituam a refeição para otimizar o tempo. Ademais, recomenda-se evitar vitaminas e shakes nutricionais, pois parte do processo de absorção dos nutrientes vem da mastigação.

Como manter uma alimentação balanceada?

Leia também

O primeiro passo é apostar na variedade de alimentos. Nesse sentido, é importante pensar nos nutrientes de diferentes qualidades, criando combinações que sejam ricas do ponto de vista nutricional.

continua depois da publicidade

Sobretudo, tenha em mente que os carboidratos são as principais fontes de energia do corpo, e o cérebro é o órgão que mais queima energia ao longo do dia. Logo em seguida, as proteínas são fundamentais para reconstrução e manutenção dos tecidos, músculos e neurotransmissores.

Por fim, os lipídios também são fontes de energia, atuando na regulação das reações bioquímicas e garantindo a reserva energética necessária a longo prazo. No entanto, quando se trata de lipídios, é importante investir em gorduras boas para evitar enfermidades, como aumento do colesterol ou da pressão cardíaca.

continua depois da publicidade

Deste modo, a recomendação dos especialistas é evitar alimentos como doces, que são absorvidos rapidamente, gerando gordura prejudicial ao organismo e provocando fadiga precocemente, pois não tem um bom potencial energético.

Além disso, pratos muito gordurosos tendem a gerar sonolência, tendo em vista que a digestão é mais lenta e a sensação de estar cheio fica prolongada, interferindo na rotina de estudos.

Quais alimentos adicionar à dieta?

Quando o tópico é energia, a recomendação é adicionar banana, água de coco, chá verde, oleaginosas e até mesmo o mel na dieta. Sobretudo, esses alimentos são energéticos naturais, contendo uma importante fonte de vitaminas e minerais que promovem maior disposição.

continua depois da publicidade

Por outro lado, alimentos como leite, laranja, amêndoas e abacate ajudam a combater a ansiedade, pois são ricos em antioxidantes e vitaminas que auxiliam no relaxamento. Ademais, estimulam a produção de hormônios que melhoram o humor, promovendo bem-estar.

Além disso, não se esqueça da hidratação. Nesse caso, a recomendação é que os estudantes consumam de dois a três litros de água por dia.

Para finalizar, é bom ressaltar que nosso texto é apenas informativo. Se você busca orientações específicas ou aprofundadas sobre algum assunto relacionado à saúde, recomentamos que procure um profissional especialista.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade