Inteligência pode ser desenvolvida; conheça 5 práticas que ajudam nisso

Como uma habilidade adquirida ao longo da vida, a inteligência pode ser aperfeiçoada através de práticas e técnicas que envolvem simples mudanças de comportamento.

Por definição, a inteligência consiste na capacidade de aprender, conhecer e compreender novos estímulos, adaptando-se a situações diversas. Apesar disso, diversas áreas do conhecimento dedicaram décadas do estudo dessa habilidade, definindo-a de diferentes formas.

Leia também

Comprovadamente, estudos e pesquisas científicas apontam que a inteligência possui componentes genéticos, mas também comportamentais. Portanto, ainda que haja influência da família, a inteligência pode ser desenvolvida e moldada para além dos limites estabelecidos pelo DNA. Confira 5 práticas que te ajudam nesse processo:

5 práticas para desenvolver a inteligência

1) Faça questionamentos

A inteligência é um processo constante de se colocar diante de novos estímulos e conhecimentos. Portanto, a curiosidade e o questionamento são ferramentas para adquirir informações diferentes, expandindo o acervo de referências e estimulando o pensamento crítico.

Desse modo, não haja como um conformista, e sim como um questionador. Além disso, essa prática permite que você entre em contato com pessoas diferentes, que sabem mais do que você sobre determinados assuntos, permitindo não somente um novo conhecimento, como também um novo relacionamento.

2) Adquira novas informações

Além dos questionamentos, uma forma de aprender mais é lendo notícias, livros, revistas e jornais, mesmo aqueles produtos que são fora da sua zona de conforto e conhecimento. Desse modo, conseguimos estimular a atividade cerebral, enriquecer o vocabulário, trabalhar a imaginação e outras práticas associadas à inteligência.

O contato com gêneros como poesia, por exemplo, ampliam o conhecimento sobre sentimentos e a sensibilidade do leitor, gerando mais empatia. Por outro lado, as informações adquiridas em jornais e revistas enriquecem o conhecimento de mundo e variedades, desde questões relacionadas à política até os esportes.

3) Crie mudanças em sua rotina

Em resumo, o cérebro acaba estabelecendo padrões de comportamento e atividade diante da rotina, como uma forma de economizar energia e direcioná-la a outros setores do organismo que demandam mais atenção. Sendo assim, quebrar essa rotina e fazer algo diferente pode te ajudar a estimular a inteligência.

Desde tarefas simples, como escovar os dentes com a mão não dominante até mudar a rota do trabalho ou iniciar uma nova atividade, tudo é válido. O importante aqui é inserir novos estímulos que permitam experiências diferentes do comum.

4) Pratique exercícios físicos

Para manter uma mente saudável, é fundamental que o organismo esteja funcionando normalmente, para não demandar mais energia do sistema nervoso do que necessário. Desse modo, a prática regular de exercícios físicos mantém o organismo regulado, mas também provoca maior energia, disposição e sono regulado.

Além dos exercícios físicos, é interessante buscar uma dieta balanceada, pois é através dos nutrientes que o cérebro mantém o nível de energia em ciclo. Portanto, opte por uma dieta colorida e rica em nutrientes.

5) Aprenda algo novo

Também associado ao item relacionado à rotina, existem estímulos que são enriquecedores para o cérebro, como aprender um novo idioma ou começar a tocar algum instrumento. No geral, essas atividades demandam que outras partes do cérebro trabalhem para associar o conhecimento com as habilidades.

Sendo assim, capacidades como coordenação motora, memória, concentração, interpretação e demais funções cognitivas são desenvolvidas no processo, afetando o nível de inteligência positivamente como consequência. O importante aqui não é a perfeição, mas sim a prática e a experiência do processo.

Leia também


você pode gostar também

5 soft skills mais procuradas pelos empregadores no país; veja a lista

Está procurando emprego? Conheça quais são as cinco soft skills mais procuradas pelos empregadores e tenha um diferencial competitivo.

Fique de olho: estas 5 profissões ainda vão crescer muito no Brasil

As transformações no mercado de trabalho criam novas profissões para atender às necessidades dos consumidores, garantindo profissões com bons salários e gratificações.

Confira 7 casos que exigem a emissão da nova CNH em 2022

Ainda que a resolução do Conselho Nacional de Trânsito estabeleça uma transição gradual para o documento, existem situações específicas que obrigam a emissão da nova CNH.

Estes 5 hábitos simples aumentam a sua produtividade no dia a dia

Se você quer obter um maior rendimento nos estudos, conheça cinco hábitos que aumentam a produtividade no dia a dia.

Estados mais ricos do país: confira ranking atualizado com o top 5

Cinco estados mais ricos do Brasil são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

3 hábitos de trânsito que dão multa na CNH e você ainda não sabia

As multas e punições previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro servem para manter o trânsito um lugar seguro aos condutores e motoristas, também preservando as vias públicas.