Teste agora: confira 9 práticas que te deixam mais inteligente

Exercitar o corpo e a mente com constância ajuda na regeneração dos tecidos e dos neurônios, o que pode te deixar mais inteligente.

Existem vários hábitos que podem fazer uma pessoa ficar mais inteligente. Todo ser humano nasce capaz de aprender sobre diversos assuntos e habilidades, mas isso pode e deve ser aprimorado ao longo da vida. Buscar se desenvolver pessoal e profissionalmente ajuda na regeneração do cérebro e nas suas conexões.

continua depois da publicidade

Da mesma forma o contrário: quem não estimula a mente, pode diminuir a capacidade de resposta cerebral. E essa regra vale para os diferentes tipos de inteligência. Manter a cabeça ativa ajuda a melhorar o seu desempenho em diversas áreas da vida. Confira nove práticas que podem te ajudar nesse sentido:

Cuidar da saúde

O primeiro passo para se tornar mais inteligente é manter uma alimentação balanceada, boas horas de sono, praticar exercícios físicos e beber bastante água. Ao cuidar do corpo, você deixa todo o organismo mais saudável, inclusive o cérebro. Dessa forma, você estimula a criação de novas células e fortalece as conexões entre os neurônios.

Leia também

Ficar por dentro das notícias

continua depois da publicidade

Estar inteirado do que acontece no mundo é uma excelente maneira de exercitar o cérebro. Isso porque, ler ou assistir notícias, faz você buscar contextos e conexões.

Fazendo essas associações, o cérebro assimila melhor os novos conhecimentos. Além disso, ainda faz com que você evite a alienação e tenha argumentos sólidos para debates.

Fazer perguntas e pesquisar

Não aceite todas as informações que você receber logo de cara. Busque avaliar todos os ângulos da situação e saber mais a fundo sobre aquele assunto.

continua depois da publicidade

Pergunte, tire dúvidas, faça pesquisas, procure outras fontes que possam comprovar ou negar aquilo. Isso vai te ajudar a criar pensamento crítico.

Criar o hábito de leitura

As pessoas mais inteligentes costumam ler com certa frequência. Aqui vale qualquer leitura. Jornal, romance, contos, teses, estudos etc.  Quando você lê, além de melhorar escrita e vocabulário, ainda estimula a imaginação, interpretação, comparações e o raciocínio.

Brincar com jogos de raciocínio e observação

Tanto na tela do celular, como num tabuleiro ou nas folhas de um livreto, você pode trabalhar diferentes condições cerebrais. Existem vários jogos que elevam o foco, a concentração, a memória e até mesmo habilidades motoras, como palavras-cruzadas, 7 erros, xadrez e outros que requerem estratégias.

continua depois da publicidade

Tentar coisas novas

Viver uma rotina metódica é bastante confortável, porque isso faz com que você tenha a sensação de controle. No entanto, isso pode deixar o seu cérebro acostumado demais e estagnado. Então, tentar novas atividades de vez em quando faz os neurônios despertarem.

Você pode fazer um curso, começar um novo hobby, qualquer coisa que fuja da rotina, até mesmo trocar a mão que você usa para escovar os dentes pode ajudar.

Aprender a tocar um instrumento

Praticar um instrumento musical pode te ajudar com sua habilidade motora, concentração e até mesmo com a memória.

Você vai precisar usar o cérebro para descobrir e assimilar tanto os movimentos, como as notas e os ritmos. Isso fará com que uma nova parte do seu cérebro seja estimulada.

Passar conhecimento a diante

Você vai perceber que está mais inteligente quando conseguir ensinar outra pessoa sobre algo que você aprendeu. Tanto habilidades e assuntos novos, como antigos.

Ao passar conhecimento a diante, você precisa raciocinar e descobrir como organizar o pensamento e comunicar para que o outro possa compreender.

Fazer meditação

Criar o hábito de meditar vai te ajudar conectar corpo e mente. Essa prática serve para reduzir o estresse, a tensão e a ansiedade. Além disso, regula a pressão sanguínea. No momento da meditação, é importante prestar muita atenção em como está o seu corpo e como flui a sua respiração. Este ato faz com que o seu cérebro trabalhe, principalmente, a concentração.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade