Teste agora: confira 9 práticas que te deixam mais inteligente

Exercitar o corpo e a mente com constância ajuda na regeneração dos tecidos e dos neurônios, o que pode te deixar mais inteligente.

Existem vários hábitos que podem fazer uma pessoa ficar mais inteligente. Todo ser humano nasce capaz de aprender sobre diversos assuntos e habilidades, mas isso pode e deve ser aprimorado ao longo da vida. Buscar se desenvolver pessoal e profissionalmente ajuda na regeneração do cérebro e nas suas conexões.

Da mesma forma o contrário: quem não estimula a mente, pode diminuir a capacidade de resposta cerebral. E essa regra vale para os diferentes tipos de inteligência. Manter a cabeça ativa ajuda a melhorar o seu desempenho em diversas áreas da vida. Confira nove práticas que podem te ajudar nesse sentido:

Cuidar da saúde

O primeiro passo para se tornar mais inteligente é manter uma alimentação balanceada, boas horas de sono, praticar exercícios físicos e beber bastante água. Ao cuidar do corpo, você deixa todo o organismo mais saudável, inclusive o cérebro. Dessa forma, você estimula a criação de novas células e fortalece as conexões entre os neurônios.

Ficar por dentro das notícias

Estar inteirado do que acontece no mundo é uma excelente maneira de exercitar o cérebro. Isso porque, ler ou assistir notícias, faz você buscar contextos e conexões.

Fazendo essas associações, o cérebro assimila melhor os novos conhecimentos. Além disso, ainda faz com que você evite a alienação e tenha argumentos sólidos para debates.

Fazer perguntas e pesquisar

Não aceite todas as informações que você receber logo de cara. Busque avaliar todos os ângulos da situação e saber mais a fundo sobre aquele assunto.

Pergunte, tire dúvidas, faça pesquisas, procure outras fontes que possam comprovar ou negar aquilo. Isso vai te ajudar a criar pensamento crítico.

Criar o hábito de leitura

As pessoas mais inteligentes costumam ler com certa frequência. Aqui vale qualquer leitura. Jornal, romance, contos, teses, estudos etc.  Quando você lê, além de melhorar escrita e vocabulário, ainda estimula a imaginação, interpretação, comparações e o raciocínio.

Brincar com jogos de raciocínio e observação

Tanto na tela do celular, como num tabuleiro ou nas folhas de um livreto, você pode trabalhar diferentes condições cerebrais. Existem vários jogos que elevam o foco, a concentração, a memória e até mesmo habilidades motoras, como palavras-cruzadas, 7 erros, xadrez e outros que requerem estratégias.

Tentar coisas novas

Viver uma rotina metódica é bastante confortável, porque isso faz com que você tenha a sensação de controle. No entanto, isso pode deixar o seu cérebro acostumado demais e estagnado. Então, tentar novas atividades de vez em quando faz os neurônios despertarem.

Você pode fazer um curso, começar um novo hobby, qualquer coisa que fuja da rotina, até mesmo trocar a mão que você usa para escovar os dentes pode ajudar.

Aprender a tocar um instrumento

Praticar um instrumento musical pode te ajudar com sua habilidade motora, concentração e até mesmo com a memória.

Você vai precisar usar o cérebro para descobrir e assimilar tanto os movimentos, como as notas e os ritmos. Isso fará com que uma nova parte do seu cérebro seja estimulada.

Passar conhecimento a diante

Você vai perceber que está mais inteligente quando conseguir ensinar outra pessoa sobre algo que você aprendeu. Tanto habilidades e assuntos novos, como antigos.

Ao passar conhecimento a diante, você precisa raciocinar e descobrir como organizar o pensamento e comunicar para que o outro possa compreender.

Fazer meditação

Criar o hábito de meditar vai te ajudar conectar corpo e mente. Essa prática serve para reduzir o estresse, a tensão e a ansiedade. Além disso, regula a pressão sanguínea. No momento da meditação, é importante prestar muita atenção em como está o seu corpo e como flui a sua respiração. Este ato faz com que o seu cérebro trabalhe, principalmente, a concentração.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.

Este cargo de TI pode obter salário de R$ 17 MIL no país; veja qual é

Está pensando em se tornar um profissional da área da tecnologia? Confira o cargo de TI que pode ter salário de R$ 17 mil por mês.

7 profissões mais bem pagas para quem quer trabalhar no exterior

Sonha em uma carreira profissional fora do Brasil? Conheça sete profissões para quem quer trabalhar no exterior e que pagam altos salários.