5 dicas de como escolher um concurso público para estudar

Saiba como acertar em cheio na escolha de um concurso público para estudar e comece uma carreira de sucesso.

Os sonhos, seja na esfera pessoal ou profissional, sempre fizeram parte da vida de todo ser humano. Se você sempre teve vontade de entrar para o funcionalismo público, mas está em dúvida sobre como escolher um concurso público para estudar, te convidamos para continuar a leitura desse post. Conheça cinco dicas incríveis que podem te ajudar a não errar na escolha da área que tenha mais a ver com o seu perfil.

Leia também

Entenda como escolher um concurso para estudar

1) Defina os seus objetivos iniciais

Antes de escolher um concurso público para estudar, é preciso ter um esboço inicial das suas principais metas que vão te levar a conquistar os seus objetivos. Tenha em mente que determinados concursos públicos podem ser bem demorados (no que tange ao lançamento do edital).

Se você escolheu uma determinada carreira e está disposto a esperar pela divulgação oficial do concurso público dos sonhos, pense em uma forma inteligente de como investir o seu tempo livre até lá. É fundamental definir claramente as suas principais estratégias e expectativas em relação a esse ou aquele certame.

Vai pegar firme nos estudos o dia inteiro desde já? Pretende continuar trabalhando na inciativa privada e estudar aos poucos quando chegar em casa? Prefere esperar o edital sair para conhecer as principias exigências? Não importa. Desde que você defina os seus objetivos iniciais, está valendo.

2) Pense em quais órgãos públicos você gostaria de trabalhar

Outra dica valiosa sobre como escolher um concurso público para estudar é fazer uma avaliação preliminar de quais órgãos da esfera federal, estadual ou municipal você gostaria de trabalhar. Por exemplo, caso fosse aprovado em algum certame, toparia se mudar para outra cidade ou estado?

Milhares de concurseiros optam por concursos do INSS, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Já outros, optam pelos certames estaduais ou realizados pelas prefeituras das cidades. O mais importante é que você tenha em mente qual o órgão público que deseja trabalhar, já que isso facilita a sua rotina de estudos.

Com essa questão bem definida em mente, é hora de buscar materiais de concursos públicos passados. Afinal, é preciso ter uma noção prévia das exigências, bem como o número de vagas disponíveis que foram disponibilizadas para a sua cidade.

3) Pense na área em que deseja trabalhar

Antes de escolher um concurso público para estudar, é primordial pensar em uma área na qual tenha afinidade, para investir os seus esforços. “Atirar” para todos os lados nunca é o mais recomendado, pois pode acarretar frustrações futuras.

No universo dos concursos públicos, existem oito áreas que geralmente oferecem vagas:

  • Bancária;
  • Policial;
  • Administrativa;
  • Jurídica;
  • Tribunais;
  • Legislativa;
  • Fiscal;
  • Controle e Gestão.

Por isso, antes de começar a estudar para um certame, é imprescindível escolher a área que mais combina com o seu perfil. Lembre-se de que, caso seja aprovado, pode ser que você trabalhe nela até se aposentar.

4) Não se esqueça do seu nível de escolaridade

Esse também é outro fator crucial na hora de escolher um concurso público para estudar. O seu nível escolar é compatível com a carreira almejada? Afinal de contas, de nada vai adiantar estudar à beça para uma vaga de nível superior se você ainda não conquistou o diploma da universidade.

Mas não desanime, concurseiro. Existem diversas oportunidades para nível médio em vários órgãos públicos no Brasil. E o melhor: com salários atrativos, dependendo da função que será exercida.

Por isso, antes de fazer a inscrição em um certame, procure saber qual é o nível de escolaridade exigido pela banca examinadora. Afinal, você precisa investir o seu tempo em áreas que sejam compatíveis com a sua formação escolar.

5) Pesquise sobre a remuneração e crescimento na carreira

Por fim, mas não menos importante, antes de escolher um concurso público para estudar, é fundamental você dar aquela pesquisada básica se o salário oferecido atende às suas necessidades. Apesar desse detalhe ser relativo, é preciso ficar atento se o valor oferecido cobre os seus principais gastos mensais.

Outra variável importante é fazer uma análise prévia se o órgão público escolhido possibilita o crescimento na carreira ou se a estagnação é definitiva. Muitas pessoas simplesmente não suportam trabalhar durante décadas desempenhando a mesma função.

Ambas as informações geralmente vêm no edital do certame ou constam no regulamento interno do órgão público almejado. Por isso, antes de escolher um concurso público para estudar, observe todos os pontos citados acima, combinado? Agora é mãos à obra e boa sorte nas provas.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.