11 dicas valiosas para aprender a estudar sozinho em casa

Confira nossas dicas que vão te ajudar a estudar sozinho em casa e alcançar os seus objetivos.

Estudar sozinho pode ser uma tarefa bem complicada, já que exige bastante disciplina e foco. Afinal, a preparação para as provas do concurso ou da faculdade precisa ser satisfatória para se alcançar o objetivo almejado. Para te ajudar, preparamos 11 dicas valiosas para aprender a estudar sozinho em casa.

continua depois da publicidade

Estabeleça um período de estudos

Independentemente da sua rotina diária, você precisa definir um horário para se dedicar aos estudos. Se você trabalha durante o dia, por exemplo, reserve algumas horas para estudar a noite. Isso faz com que você tenha um compromisso com os seus estudos.

Defina um período para estudar e dedique-se inteiramente a ele, sem deixar que nada te atrapalhe.

Leia também

Tenha um objetivo bem definido em mente

Essa é uma das dicas para aprender a estudar sozinho em casa mais importantes. Antes de se debruçar sobre os livros, é preciso que você tenha um objetivo bem definido em mente.

continua depois da publicidade

Independente dos seus motivos, sejam eles pessoais ou profissionais, é preciso saber porque você decidiu estudar e focar nesse objetivo, custe o que custar. Ter objetivos realistas deixa a nossa motivação em alta.

Tenha um cronograma de estudos

A organização deve fazer parte da vida de todo estudante que deseja aprender a estudar sozinho. Por isso, é importante que você crie um cronograma de estudos que seja condizente com a sua rotina.

Uma boa dica é intercalar disciplinas de diferentes áreas, para que o seu aprendizado seja mais consistente e duradouro. Um cronograma de estudos permite que você não se esqueça de nenhum assunto importante.

continua depois da publicidade

Não deixe acumular conteúdo

Deixar conteúdo acumulado pode fazer a sua rotina se tornar uma verdadeira bagunça e atrapalhar bastante o seu aprendizado. Dessa forma, não enrole e procure cumprir o seu cronograma de estudos à risca.

Quando você deixa acumular diversos assuntos para estudar em um curto período de tempo, o seu aprendizado não é tão eficiente, já que a sua mente precisa assimilar um grande número de informações de uma única vez.

Tenha um ambiente propício para estudar

Para aprender a estudar sozinho em casa, é preciso que você tenha um local apropriado para se dedicar aos estudos. Dessa forma, reserve um espaço que seja limpo, arejado, organizado, bem iluminado, silencioso e que tenha móveis confortáveis, para que a sua produtividade não seja prejudicada.

continua depois da publicidade

Estudar em meio a bagunça pode fazer você perder um tempo precioso procurando os materiais didáticos que precisa, além de afetar em cheio o seu aprendizado.

Anotar sempre ajuda

Pode até parecer antiquada essa dica, já que estamos na era digital. Mas o bom e velho caderno de anotações deve fazer parte da sua rotina de estudos. Quando anotamos as informações mais relevantes sobre os assuntos estudados, o nosso cérebro consegue gravar mais rapidamente.

E isso se traduz em uma memorização mais efetiva. Anote tudo aquilo que achar importante (de forma organizada) e consulte suas anotações sempre que achar necessário.

Não se descuide da alimentação e da hidratação

Mais uma das dicas valiosas para aprender a estudar sozinho em casa. Para que você consiga aprender tudo aquilo que precisa, é necessário ter uma alimentação balanceada e saudável. Além disso, não se esqueça de manter uma hidratação satisfatória.

Pode até não parecer, mas a água e alguns alimentos (frutas e sementes oleaginosas, por exemplo) são grandes aliados do nosso cérebro. Por isso, não se esqueça desse detalhe e turbine o seu aprendizado.

Elimine todo tipo de distração

Você precisa ter em mente que, quando for se dedicar aos estudos, deve ter certeza de que não existe nenhum tipo de distração, principalmente as digitais. Dessa forma, mantenha o seu celular desligado enquanto estiver estudando e evite dar aquela espiada nas redes sociais, pois as chances de você perder o foco são enormes.

Para conseguir manter um bom aproveitamento nos estudos em casa, é preciso eliminar todo e qualquer foco de distração.

Dicas para aprender a estudar sozinho em casa: procure dormir bem

O sono é um dos maiores aliados quando o assunto é dicas para aprender a estudar sozinho em casa. Se você não tem uma rotina de sono saudável, a sua mente pode estar pedindo socorro.

Para aprender todo os assuntos necessários, você deve procurar dormir bem todas as noites. Um sono reparador é fundamental para uma memorização eficiente e deixa o nosso cérebro bem mais receptivo para aprender coisas novas.

Tire um tempo para você

Dentro da sua rotina de estudos, você não deve se esquecer de reservar um tempinho para relaxar a mente e alongar o corpo. O excesso de informações em um curto espaço de tempo pode afetar negativamente a sua produtividade nos estudos.

Sendo assim, que tal tirar 15 minutos a cada 2 ou 3 horas de estudo para dar aquela relaxada no corpo e na mente? Vai te fazer muito bem.

Mantenha todo o material de estudo organizado

Por fim, a última das dicas para aprender a estudar sozinho em casa. Todo o seu material de estudo (livros, apostilas, cadernos) deve estar bem organizado.

Lembre-se que de o tempo pode ser o seu aliado ou inimigo. Não se esqueça de manter os seus arquivos digitais da mesma forma, ou seja, armazenados em um único local no seu computador ou tablet.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade