Conheça 6 documentários da Netflix para estudar História

Conheça seis documentários da Netflix para estudar História que podem ser de grande valia para as provas do concurso.

Você está estudando à beça para as provas do concurso público, mas está preocupado com os possíveis temas que podem ser cobrados nas provas de redação ou até de outras disciplinas? Calma. Separamos seis documentários da Netflix para estudar História que podem te ajudar bastante a aumentar a sua bagagem conceitual para arrasar nas provas. Bora lá aprender um pouco mais.

Leia também

1- Guerras do Brasil.doc

Esse é um dos documentários da Netflix para estudar História que todo concurseiro precisa assistir. Produzido em 2018, “Guerras do Brasil.doc” é uma série que mostra alguns dos principais conflitos que aconteceram em solo brasileiro, desde o seu descobrimento (em 1500) até os dias atuais.

Vale muito a pena dedicar um tempo a ele, já que se trata das principais guerras que fizeram e fazem parte da história do nosso país. Além do mais, diversos editais podem cobrar esse tipo de assunto dos candidatos.

2- Grandes momentos da Segunda Guerra em cores

Produzido em 2019, outro dos documentários da Netflix para estudar História, também pode ser bastante útil, já que determinados acontecimentos históricos (principalmente os que têm relação com esse) podem ser cobrados em provas de vários certames.

Os acontecimentos mais marcantes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) são mostrados nessa série, que fez sucesso em todo o mundo. Desde o ataque à base americana de Pearl Harbor pelos japoneses até a Bomba de Hiroshima, tudo ganha vida neste belíssimo documentário.

3- Império Romano

Se você procura documentários da Netflix para estudar História, “Império Romano” é mais uma excelente sugestão. Essa mega produção de 2016 narra o crítico período de violência e extrema turbulência em Roma, durante a ditadura imperial dos reinados de Júlio César, Cômodo e Calígula, o que foi um marco na história do velho continente.

Como o Império Romano faz parte de praticamente todos os livros de história, recomendamos que você não deixe de assistir a esse documentário épico, já que é possível aprender bastante com ele e aumentar as suas chances de ter uma boa pontuação nas provas do concurso.

4- EUA: A luta pela liberdade

Apresentado pelo consagrado ator Will Smith, esse é outro dos importantes documentários da Netflix para estudar História que não deve ser esquecido, já que se trata de um tema atemporal e discutido massivamente até os dias de hoje.

Produzido em 2021, essa série mostra a cansativa e, por vezes, mortal luta pela igualdade de direitos (das mulheres e pessoas negras) na maior potência mundial: os EUA. Todo o enredo tem como base a 14ª Emenda à Constituição norte-americana. Esse fato histórico também pode ser abordado nas provas de conhecimentos gerais de determinados concursos públicos.

5- Hitler: uma carreira

Mais um dos fenomenais documentários da Netflix para estudar História. Produzido em 1977 e com um cunho mais voltado para a política, “Hitler: uma carreira” mostra como Adolf Hitler consegue convencer e manipular friamente todas as pessoas necessárias para vender a sua imagem para o mundo.

Mesmo sendo de origem humilde, esse ditador alemão dominou o seu país e foi responsável pela morte de milhares de judeus, vítimas do holocausto.

Esse é um típico assunto que também pode ser cobrado nas provas de um concurso público, já que o Nazismo é algo extremamente relevante e discutido até os dias atuais.

6- Os últimos Czares

Por fim, o último dos documentários da Netflix para estudar História também merece destaque. Produzido em 2019, a série narra a revolta popular que toma conta do maior país do mundo em extensão territorial, a Rússia, no início do século 20, apesar da enorme resistência do czar Nicolau II.

Depois de muitas batalhas e mortes sangrentas, o resultado final é uma tremenda revolução que foi acompanhada pelo fim nada amigável da dinastia Romanov, que era uma tradicional família imperial russa que reinou durante oito gerações, entre os anos de 1613 e 1762. Se você quer ampliar os seus conhecimentos históricos, não deixe de assistir a esse belo documentário.

Vale ressaltar que nem todo concurso público cobra assuntos que envolvem história ou política. Tudo varia de acordo com o edital do certame em questão. Por isso, o concurseiro sempre deve se pautar por ele para saber quais as disciplinas que serão cobradas.

Esperamos que os documentários da Netflix para estudar História sejam úteis durante o seu período de estudos para as provas do concurso. Lembre-se de que o tema da redação pode ter uma estreita relação com a abordagem dos documentários citados aqui. Mantenha o foco e boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.