Estudando para concurso: por que revisar conteúdo é importante?

Conheça a importância de revisar o conteúdo estudado e dobre as chances de ser aprovado nas provas do certame.

Quem está estudando para concurso sabe muito bem que revisar conteúdo é fundamental para aumentar as chances de passar nas provas. Se você acha que rever tudo aquilo que acabou de estudar é pura besteira, vamos te mostrar a importância de fazer uma boa revisão dos assuntos estudados e dar dicas sobre como fazer uma revisão eficiente das disciplinas cobradas pelo edital. Dá uma conferida aí.

Por que revisar conteúdo é importante?

Se você está estudando para concurso e mantendo o foco na sua aprovação, o primeiro motivo para revisar conteúdo é ter uma memorização mais efetiva dos assuntos. Quando o concurseiro revisa tudo aquilo que acabou de estudar, a sua mente consegue reter as informações com mais eficiência.

Além disso, fazer uma boa revisão também turbina o seu aprendizado, já que você vai rever o mesmo assunto por mais de uma vez, o que se traduz em mais chances de um entendimento mais duradouro, sem “decoreba”, que faz o concurseiro esquecer rapidinho.

Um outro motivo para você revisar conteúdo quando está estudando para concurso, é o total domínio sobre determinada matéria. Quando o concurseiro sempre consulta o mesmo material de estudo, por diversas vezes, ele acaba tendo uma melhor compreensão dos temas. E quando isso acontece, as chances dele se dar bem nas provas são imensas.

Vale ressaltar que o processo de aprendizagem ocorre de maneira gradual. Por isso, a revisão de conteúdo é importantíssima e não deve ser negligenciada, já que o nosso cérebro não consegue absorver efetivamente informações novas apenas na primeira vez que se depara com elas.

Dicas para fazer uma revisão de conteúdo eficaz

Se você está estudando para concurso, conheça dicas valiosas sobre como fazer uma revisão de conteúdo eficaz:

Tenha uma rotina saudável

Todo concurseiro precisa adotar uma rotina saudável. Ou seja, é preciso determinar as horas diárias de estudo, descanso e outras atividades como praticar exercícios físicos ou lazer, por exemplo.

Se for possível, deixe para fazer a revisão do conteúdo estudado nos períodos em que você está mais bem disposto, tanto física quanto intelectualmente. Afinal, uma mente cansada não vai conseguir render muito, certo?

Organize o seu ambiente

Quem está estudando para concurso precisa ter em mente que o espaço para se dedicar aos estudos precisa estar organizado, limpo e sem nenhum tipo de distração. E na hora de revisar o conteúdo não seria diferente.

Para que a revisão seja mais produtiva, escolha um local reservado, que não tenha trânsito intenso de pessoas e, sobretudo, que seja organizado, sem aquela bagunça. Já foi cientificamente comprovado que a poluição visual interfere bastante na produtividade de quem está estudando ou trabalhando.

Resumos e anotações são de grande valia

Uma excelente forma de você fazer uma boa revisão de conteúdo enquanto está estudando para concurso é através dos resumos e anotações (organizadas). Procure escrever, com suas próprias palavras, tudo aquilo que entendeu sobre a disciplina estudada.

Se preferir, também pode fazer anotações em listas ou tópicos sobre as principais partes. Caso queira fazer uma revisão ainda mais eficiente, escreva à mão o seu resumo. Isso contribui bastante para um aprendizado mais rápido, já que o seu foco estará na escrita.

Não deixe passar muito tempo para fazer a revisão

Outra dica interessante para quem está estudando para concurso, é que a primeira revisão de qualquer disciplina deve ser feita dentro das primeiras 24 horas depois de estudá-la.

Isso é necessário para impedir a temida ação da curva do esquecimento, que elimina cerca de 50% do que acabamos de aprender, de um dia para o outro. Acabou de estudar um assunto? Revise-o no mesmo dia, se for possível.

Dicas extras para quem está estudando para concurso

Viu como a revisão de conteúdo é fundamental para todo concurseiro que deseja passar nas provas? Conheça nossas dicas extras:

  • As revisões do mesmo conteúdo precisam ser frequentes, principalmente dos assuntos que você tem mais dificuldade. Isso ajuda na consolidação das informações na sua mente, dificultando o esquecimento.
  • Você não precisa gastar preciosas horas de estudo apenas se dedicando às revisões de conteúdo. Mas evite aquela velha e prejudicial prática de “ler por alto” os tópicos estudados ou os resumos.
  • Não faça revisões de conteúdos diferentes no mesmo dia, pois as chances de você se confundir serão enormes. Por exemplo, revisar assuntos da área de exatas e humanas no mesmo dia pode bagunçar a sua mente, concurseiro.

Revisar conteúdo é extremamente importante para quem estudando para concurso. Agora, é colocar todas as nossas dicas em prática e aumentar suas chances de conquistar a tão sonhada carreira pública. Boa sorte nas provas.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.