10 coisas que você pode fazer para ler mais rápido e melhor

Ler assuntos que são do seu interesse pode ajudar bastante a você adquirir o saudável hábito da leitura e, acima por cima, aprimorar o seu aprendizado.

Você está estudando para as provas de um concorrido concurso e precisa ter uma maior produtividade na leitura dos conteúdos das disciplinas? Está lendo o post certo. Conheça 10 coisas que você pode fazer para ler mais rápido e melhor, para turbinar o seu aprendizado no dia a dia. Confere aí concurseiro.

Leia também

Estabeleça objetivos e concretize-os

Você deve estipular objetivos que sejam realistas e passíveis de serem alcançados. De nada adianta decidir que vai ler um ou dois livros por mês, se você acredita que não tem tempo livre para se dedicar a isso.

Dessa forma, após estabelecer os seus objetivos, é preciso se esforçar para que eles sem cumpridos. Se for o caso, faça uma readequação em sua agenda de compromissos e inclua uma ou duas horas para se dedicar a leitura diária.

Dê preferência para assuntos que você goste

Esse é outro ponto interessante para ler mais rápido e melhor. Ler assuntos que são do seu interesse pode ajudar bastante a você adquirir o saudável hábito da leitura e, acima por cima, aprimorar o seu aprendizado.

Não interessa o assunto que está sendo lido, desde que você tenha afinidade com ele e crie uma espécie de conexão emocional com o tema, está valendo.

Varie a sua leitura de vez em quando

É claro que ler sobre assuntos que temos uma maior identificação é sempre bem-vindo e prazeroso. O problema é que, com o tempo, você pode acabar perdendo o interesse pela leitura, se ficar focado sempre no mesmo tema.

A nossa dica aqui é: esteja aberto para conhecer outros gêneros ou assuntos. Muitas vezes, você pode acabar se interessando sem nem perceber. Variar é preciso.

Ler coletâneas também pode ajudar

Outra das coisas que você pode fazer para ler mais rápido e melhor é ler coletâneas, já que as histórias narradas nos despertam a curiosidade e a motivação para continuar lendo. Afinal de contas, o final da série parece que vai acabar sempre no próximo livro, não é?

Essa é a união perfeita do útil ao agradável, ou seja, você exercita ainda mais o hábito da leitura e sem nenhuma obrigação de fazer isso.

Prefira ler livros

Em plena época dos meios digitais, você pode estar achando estranho essa dica, certo? Mas para ler mais rápido e melhor, recomendamos que você leia livros. Uma boa leitura feita em um livro permite que o nosso aprendizado fique nas alturas, ou seja, a absorção das informações é até 35% maior, do que se ela fosse feita no computador ou celular.

Dessa forma, você deve se interagir ao máximo com o livro. Deixe os aparelhos eletrônicos para fazer outras coisas que não tenham a ver com a leitura.

Concentre-se ao máximo

De nada adianta começar uma leitura interessante se você não se concentrar apenas nela. Estar com livro aberto nas mãos mas com pensamento no passeio do final de semana, nas provas do concurso ou no jogo de futebol do seu time, pouco vai resolver.

Dessa forma, concentre-se somente em sua leitura, caso contrário, vai perder um tempo preciso e não aprenderá absolutamente nada.

Como ler mais rápido e melhor: postura adequada

Para ler mais rápido e melhor, você também precisa adotar uma postura que seja adequada para a leitura. Por exemplo, ler deitado pode até ser uma delícia e extremamente confortável, mas pode te cansar ou dar sono rapidinho.

Para conseguir uma maior absorção das informações, o ideal é sempre ler sentado em uma mesa e com a coluna ereta. A sua produtividade será considerável.

Não leia muitos livros de uma vez

Ler livros variados sobre assuntos diferentes de uma única vez pode fazer o seu cérebro virar uma verdadeira bagunça, por causa da confusão de informações que precisam ser processadas.

Mesmo que você tenha adquirido o gosto pela leitura, leia apenas um livro de cada vez. Acabou o atual? Parta para o próximo. Sua mente agradece.

Você tem limites, concurseiro

Mesmo que agora você saiba como ler mais rápido e melhor, lembre-se sempre que você tem limites físico e mental. Não adianta querer forçar a barra com a leitura, principalmente quando estiver cansado, pois a assimilação das informações não será a mesma.

Respeite os seus próprios limites, já que sua mente e seu corpo precisam descansar, caso contrário, você não vai conseguir aprender nada.

Cronometre o tempo de leitura

Outra alternativa interessante para ler mais rápido e melhor, é cronometrar o seu tempo de leitura. Se você conhecer o seu tempo gasto para ler uma determinada quantidade de páginas, pode adotar um parâmetro para ler a mesma quantidade em menos tempo. Isso ajuda bastante a turbinar o seu desempenho.

Mas o que não vale é somente “passar o olho” nas informações e achar que leu. É preciso ler com rapidez, concentração e entender o que foi lido.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.