A inteligência humana é um assunto extremamente complexo de ser abordado, já que é algo abstrato e passível de análise. O fato é que, ao contrário do que muita gente pensa, é totalmente possível ser mais inteligente e sagaz no dia a dia. Por isso, fique de olho nas cinco dicas abaixo sobre como aumentar a sua inteligência e deixe chances de começar uma carreira pública mais perto.
Entenda as atitudes de pessoas inteligentes e sagazes
1) Faça a leitura se tornar um hábito
Você sabia que a leitura cria mais conexões entre os neurônios e auxilia a alimentar o cérebro com informações relevantes? É verdade. Quando estamos lendo, a nossa mente precisa interpretar o assunto em questão (para depois sintetizá-lo), formar imagens e decodificar determinados símbolos abstratos.
Ou seja, a leitura força o cérebro a trabalhar mais, já que é um estímulo e tanto. Além disso, um estudo brasileiro realizado em 2010, concluiu que a leitura diária reduz em até 60% o risco de uma pessoa ser acometida pela demência na velhice.
A leitura ainda é um excelente estímulo para a nossa imaginação, melhora a capacidade de raciocínio, amplia o entendimento sobre as coisas, turbina a concentração, otimiza o foco, além de aguçar o senso crítico. E tudo isso deixa a sua inteligência nas alturas. Pode acreditar, concurseiro.
2) Faça meditação
Se você deseja ser mais inteligente e sagaz em sua vida, a meditação é outro hábito que deveria fazer parte do seu cotidiano. Além de reduzir aquela incômoda tensão e o estresse, meditar ainda ameniza a ansiedade e, de quebra, aumenta a capacidade de manter a concentração por mais tempo.
A meditação também é capaz de regenerar o cérebro, aumentar a produção de neurotransmissores, potencializar o aprendizado, a capacidade de memorização e de cognição, além de regular as nossas emoções.
Essa saudável prática é uma das principais aliadas da nossa inteligência. Sendo assim, invista na meditação diária e desfrute dos benefícios a curto, médio e longo prazo. 10 a 20 minutos são o ideal, mas 5 minutinhos por dia já são suficientes para você sentir os benefícios.
3) TED Talks são ótimas opções
É bastante provável que você já tenha se deparado com eles nos meios digitais. Os TED Talks são aqueles conteúdos de cunho educacional que trazem temas bastante interessantes sobre diversos assuntos como comportamento, saúde, tecnologia, bem-estar, dentre outros.
O tipo de linguagem usado nessas palestras é de fácil compreensão e tem uma abordagem extremamente interessante. O mais legal é que esse formato de conteúdo não é extenso demais, ou seja, dura cerca de 20 minutos cada um.
O principal objetivo dos TED Talks é a transmissão de conhecimentos e ideias sobre algum assunto de relevância na atualidade. Sendo assim, você pode aprender algum novo conteúdo, identificar interesses, criar mais conexões mentais e até aumentar a sua inspiração. A sua inteligência agradece.
4) Atualize-se
Uma outra maneira de ser mais inteligente e sagaz é estar sempre antenado em tudo aquilo que acontece ao seu redor. Ler e assistir ao noticiário, além de evitar a alienação mental, também pode aumentar a sua bagagem de conhecimentos, o que deixe a sua argumentação mais rica, durante uma conversa com os amigos, por exemplo.
Mas vale sempre ressaltar que você precisa selecionar as suas fontes de informação, que precisam ser confiáveis. Não acreditar em tudo que lê por aí na internet também é importante.
Quando o cérebro se depara com alguma nova informação, automaticamente ele cria novas conexões entre a novidade assimilada e os conhecimentos antigos. E esse tipo de associação aumenta o senso crítico do concurseiro, já que ele vai concretizar certas concepções e indagar outras.
5) Faça anotações
Uma outra forma de ser mais inteligente e sagaz é anotar as coisas. Essa prática facilita a retenção de informações pelo cérebro e auxilia a memorização de assuntos importantes, ou seja, todo o processamento de ideias é muito mais rápido.
Quando o concurseiro faz pequenas anotações sobre os principais pontos das disciplinas estudadas, a sua mente consegue absorver melhor o conteúdo. Além disso, quando você anota à mão, as chances de organizar o seu pensamento de uma forma mais coerente e ter um raciocínio mais objetivo, são bem maiores.
Fazer pequenos registros em um caderno de anotações ainda permite que se crie novas ideias e associações. E isso possibilita preencher lacunas em determinados raciocínios, o que aumenta as chances de encontrar respostas para alguns questionamentos que acabaram passando despercebidos no passado.
Viu como ser mais inteligente e sagaz não é assim tão complicado? Se você seguir todas as nossas dicas acima, poderá se dar bem nas provas do concurso. Boa sorte.