5 formas infalíveis de treinar o seu cérebro para turbinar a memorização

Conheça cinco maneiras de treinar o seu cérebro para turbinar a memorização e deixe a sua aprovação no concurso mais próxima.

Da mesma forma que o nosso corpo precisa de exercícios físicos constantes para funcionar bem, a nossa mente também precisa ser estimulada frequentemente. Por isso, vamos te mostrar cinco maneiras de treinar o cérebro para turbinar a memorização, que podem ser fundamentais para que você consiga passar nas provas do concurso público.

continua depois da publicidade

1) Permaneça mentalmente ágil

Uma maneira prática de treinar o cérebro para turbinar a sua memória é permanecendo mentalmente ágil. Por isso, que tal praticar jogos e atividades que exijam concentração, memorização, raciocínio lógico e estimulam o desenvolvimento cognitivo? Elas são excelentes formas de deixar a sua mente mais elástica e, sobretudo, esperta.

Opções são o que não faltam no dia a dia: jogos de tabuleiro (xadrez, dama, batalha naval) ou de memória, sudoku, quebra-cabeças, palavras cruzadas, jogo da velha, dentre outras opções. Tudo aquilo que estimula o seu cérebro a pensar e força a sua mente a trabalhar duro, está valendo.

Leia também

2) Exercícios físicos e dieta equilibrada

Está aí uma dupla que pode contribuir para que o seu cérebro consiga ficar sempre bem treinado, o que pode turbinar o seu aprendizado para passar nas provas do concurso. Atividades físicas aeróbicas aumentam a oxigenação no cérebro e a sua capacidade cognitiva.

continua depois da publicidade

Além disso, a prática esportiva também pode desafiar a sua mente a aumentar a sua performance cada dia mais. Mas isso só é possível se tornar uma realidade através de uma dieta equilibrada e saudável, já que ela vai fornecer todas as vitaminas, minerais e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e, claro, do cérebro.

Lembrando que dietas só devem ser prescritas por profissionais da saúde.

3) Desafie o seu cérebro com frequência

Você sabia que sair um pouco da rotina é uma ótima forma de treinar o cérebro e turbinar a sua memorização? A sua mente precisa sair da zona de conforto e do modo automático para se desenvolver ainda mais. Por exemplo, se você não é muito fã de números, pode resolver problemas matemáticos, mesmo que sejam simples.

continua depois da publicidade

Outras atividades que podem ser incorporadas em sua rotina são: usar com mais frequência a mão dominante para acender a luz, escovar os dentes, comer ou tomar água; alternar a rota de casa para o trabalho e vice-versa; tomar banho no escuro (ou de olhos fechados); tentar ler palavras ou expressões de trás para frente.

São exercícios relativamente simples, mas que desafiam muito a nossa mente.

4) Estimule o cérebro com coisas novas

Outra forma de treinar o cérebro para turbinar a memorização é estimulá-lo com coisas novas, nas quais ele não está acostumado a fazer.

continua depois da publicidade

Mas não estamos falando em aprender algo que seja complicado demais ou exija um conhecimento técnico de altíssimo nível. O poder da nossa mente de aprender algo novo é surreal, por isso, que tal estimular o seu cérebro todos os dias?

Por exemplo, você pode aprender um novo idioma, tocar piano, cozinhar um prato que nunca comeu antes, consertar algo que não está acostumado, desenvolver uma nova habilidade que possa ser útil em sua carreira, praticar atividades de pintura, jardinagem ou artes plásticas e qualquer outra tarefa que estimule a mente a raciocinar e/ou memorizar de forma mais expressiva.

5) Leia muito

Para treinar o cérebro e turbinar a sua memória, adotar o hábito da leitura no dia a dia é primordial. O concurseiro que lê frequentemente consegue memorizar com mais facilidade todo o conteúdo que precisa, já que o cérebro é estimulado de forma constante.

Sem mencionar que a leitura também aprimora o seu vocabulário e a sua capacidade de escrita. A prova de redação será fichinha. Ler bons livros, além de estimular a memória, aumenta bastante a capacidade cognitiva e a de raciocínio e desenvolve a inteligência, já que expõe o leitor às diversas experiências dos personagens envolvidos nas histórias.

E isso se traduz em um cérebro bem treinado e de altamente eficiente para encarar as provas do concurso ou desafios do cotidiano. Agora que você sabe como treinar o cérebro para turbinar a sua memorização, chegou a hora de colocar todas as nossas dicas em prática para aumentar as chances de ser aprovado no certame e começar uma carreira pública de sucesso.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade